quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Nova Sondagem: Antigo Coreto... Novo Coreto!

Hoje, o “Ó mê belo Campo Maiore…” volta com uma Nova Sondagem!

O coreto de Campo Maior, foto obtida no blogue Entre Tejo e Odiana

O texto que passo a citar, foi exposto no dia 16 de Dezembro de 2007, no blogue “De Campo Maior”.

“Os coretos são dos elementos patrimoniais mais interessantes e mais característicos das vilas e cidades do nosso país. Muitos foram construídos no século XIX e até ao fim da primeira metade do século XX. Eram, muitas vezes, concebidos e executados recorrendo ao engenho e capacidade dos artesãos locais; pressupõe-se que tal tenha acontecido com o de Campo Maior.
Esta foto constitui um contributo importante para memória futura, pois, nesta altura, está a ser objecto de uma "remodelação". Não se conhecendo o projecto de alteração, não é possível ter ideia de como irá ficar no futuro.”
(Retirado do Blogue De Campo Maior – Do Património 3)

Ao final de algum tempo, soubemos que o coreto foi desta para melhor, sendo que no local deste irá ser implementado um novo coreto, ao que se diz de uma dimensão mais ampla, por baixo do referido irão ficar instaladas umas casas de banho. Dizem que o novo coreto irá ser muito melhor do que o anterior!

Porém, outros defende que: “Destrui-se um coreto carregado de valor histórico e patrimonial (pois era obra de artesãos campomaiorenses)”, para construir um novo sem valor “sentimental” para Campo Maior.

E vocês meus caros, qual a vossa opinião sobre este tema?

Justifica-se a construção de umas casas de banho a escassos metros de outras já existentes?

Cumprimentos.

PS: Não deixem de votar na Nova Sondagem...

33 comentários:

Anónimo disse...

Penso que essa obra foi outro tiro no pé.

Pelo menos a julgar por algumas opiniões que já ouvi e que li no jornal de campo maior.

Afinal as pessoas gostavam do coreto. E justificar um novo com umas novas casas de banho parece que não resultou. (já que há W.C. a excassos metros.

Bem podiam ter feito como em elvas há largos anos, em que o coreto que se encontrava na praça da republica foi transferido para o jardim municipal.

mas são opções....

Anónimo disse...

O coreto existente, já tinha ele próprio, nos anos 50 substituido um outro, também ele desadequado aos tempos de então, este coreto não constituindo uma peça arquitectónica de excepção foi desde logo mal projectado dado que não podia servir para a finalidade para que foi construido, não cabia sobre ele uma banda.
Se o novo coreto, que não conheço,
comportar a totalidade dos executantes de uma banda musical, já está justificado.
Quanto à cosntrução de umas novas casas de banho, quem conhece as actuais, mal dimensiondas e sem ventilação natural ou forçada, só pode ficar satisfeito por surgirem umas novas, mais asseadas e arejadas.
O que acham das actuais casas de banho servirem para instalar o turismo? Em todas as localidades os postos de turismo, quando existem, estão no centro e é na mimha opinião, que o Posto de turismo deveria ser instalado, opinem sobre isto.

Anónimo disse...

o anonimo aqui de cima tem toda a razão... apoiado

Anónimo disse...

Não percebo a mentalidade dos campomaiorenses.
Toda a população queria umas casas de banho no meio do jardim.
Agora que vão ser feitas já estão a criticar.
Campo Maior no seu melhor!

Anónimo disse...

E o apoio às famílias carenciadas de Campo Maior?

Anónimo disse...

Tem você muita razão! Que raio de terra é esta que só se preocupa de obras de fachada e ignora as necessidades dos seus habitantes?

Anónimo disse...

O quê? A "Grande Louca" ainda não veio comentar: "TRISTES! TRISTES! TRISTES! Só sabem dizer mal de tudo!"
Não faz mal. A gente dela já fez por ela esse serviço.
Aí vamos ter mais um mijarol e um coreto todos modernaços e o património destruido que se lixe.
Afinal para que serve o património?
Na verdade é,
CAMPO MAIOR NO SEU MELHOR!
A era burriquista ficará na história de Campo Maior a letras de ouro por ter acabado com todas as velharias que por cá existiam a incomodar a gente.
Vão ver como os turistas vão acudir em massa para admirarem as formidáveis obras da administração deste progressista vila, exemplo e farol para todo o Portugal.
À imagem do que que já aconteceu com as "Tradições", estão a organizar-se excursões por todo o país para assistirem aos nossos corsos carnavalescos e, de passagem, apreciarem a nossa magnífica Avenida da Liberdade. Terras como Torres Vedras e Loulé começam a ficar preocupadas com o desvios de turistas, que se vai dar para Campo Maior.
E olhem que, não confundam: este texto não é irónico; não é a brincar.
Eu era lá capaz de brincar com assuntos tão sérios!...

Kustanilha disse...

Quanto ao tema vou esperar para ver como fica o novo se realmente, existir um novo. Na altura muita gente era contra o novo jardim, que se ia estragar o antigo, tudo só para dizer mal. Creio que o jardim hoje, é uma das mais valias da vila e como quase toda a populaçao de Campo Maior tem uma opiniao positiva sobre o ele. Se houver um novo coreto e com casas de banho, excelente, pois as que existem são mal cheirosas e desadequadas. AS casas de banho antigas levaram uma remodelaçao dentro do possivel e lembro que ficaram muito melhores do que eram ao inicio.
Por isso eu vou dar o beneficio da duvida e depois de lá estar o novo coreto é que vou julgar para o bem ou para o mal.

Anónimo disse...

"O coreto existente, já tinha ele próprio, nos anos 50 substituido um outro, também ele desadequado aos tempos de então,..."

Pois é exactamente aqui que bate a questão. Há cerca de cinquenta anos era assim. Os salazaristas, prepotentes, mas pouco cultos, destruiam o antigo para fazer modernaço. E Campo Maior, nesse tempo seguia a regra.
O nosso grande problema é que não evoluímos nada. As perpectivas culturais e o entendimento dos que mandam são muitos semelhantes.
Evoluiu-se tão pouco que os mesmos comportamentos se mantêm.
Como vamos sair desta situação?

Rapaz deixa a Rapariga disse...

Estas obras que mostram espectáculo... é que dão votos... dar comida aos pobres isso não dá votos!
O coreto tinha outras soluções, mas optou-se por esta. Quantos espectáculos já se realizaram lá? iremos ver com o novo!
O Posto de turismo deveria ser era mesmo no meio da Avenida! Dentro da fonte, isso sim era uma coisa ás direitas! lol ( concordo que seja na avenida)
Ainda aqui ninguém falou, então mas para quem são as WC'S???? Para as ESPLANADAS!!! Ora então! Em vez de irem mijar aos correios vão ao coreto... ou melhor as WC's do coreto... isto não vai resolver nada, o problema está na falta de educação das pessoas infelizmente. Já agora, as esplanadas porque não ajudam na participação das WC's?

Anónimo disse...

Por favor. Tenham consciência. Olhem para a fotografia do destrido coreto. Pouco importa se era grande ou pequeno. Era uma jóia de bom-gosto. Além disso fazia parte da memória de todos nós.è a nossa memória que estão a destruir. Algúem falou no caso de Elvas. Vejam também Vila Viçosa, Quanfo foi preciso utlizar aquele espaço os coretos foram mudados, peça por peça, moisaco por moisaco.
Podem dizer o que quiserem, mas aqui opu em qualquer outro lado, destruir património à martelada é uma enorme estupidez.

Anónimo disse...

Gostava de só fazer um reparo ao comentário de Kustanilha: o jardim que existia foi deixado ao abandono durante anos, sem qualquer manutenção, a não ser regar algumas das plantas que por lá sobreviveram. É claro que não era possível manter esta situação. No entanto havia alternativas que podiam não passar pela destruição total do que lá estava. É verdade que muitas das árvores estavam em mau estado devido ao tratamento que durante anos lhe fizeram, com as podas exageradas e sem critério.
Agora, como é possível concordar com um "jardim" que não pode ser utilizado pelas pessoas durante os dias de verão porque praticamente não há sombras? Sugiro que visite alguns jardins de terras até bem próximas, começando por Elvas e compare.
Os franceses mais ilustrados consideravam os burgueses indivíduos ricos e de muito pouca cultura, logo de mau gosto. Por isso ainda hoje, perante uma obra de que não percebem nem o estilo nem o gosto, usam a expressão de que foi feita "pour épater le bourgeois" (para pasmar os burgueses).
Quanto ao coreto,sugiro que compare o demilido coreto de Campo Maior com outros de várias regiões do país e veja que, embora não fosse dos mais artísticos, também não desmerecia na comparação com outros. Pode ver no seguinte endereço.

http://www.meloteca.com/coretos.htm

Kustanilha disse...

Cara Rosa, quanto á sombra deixe crescer as arvores!!
Quanto ao coreto, é a sua opinião que muito respeito, mas eu tambem tenho a minha, e o que para si é lindo, não o têm de ser para mim!

Anónimo disse...

estou de acordo de fazerem ali as casas de banho, avenida bem precisava, mas podiam fazer as casas de banho subterranio e deixarem o coreto como estava é a minha opinião, tambem notei que o lago onde estão os patos não se pode estar por perto, é um cheiro que nao se pode e ainda não veio o calor, penso eu que os filtros ainda são os mesmos, podem ver a cor da água, onde andam os fiscais da camara?

Anónimo disse...

Lembram-se que um dos motivos do actual arranjo do lago ter a ver com o facto de ser uma zona muito escondida e onde alguns aproveitavam o local para drogas e afins.....?

Pois bem.... agora pergunto - Umas casas de banho subterrâneas não se virão a tornar, como o tempo, o novo local da droga?

Anónimo disse...

Por norma não sou saudosista, mas confesso que me faz algumas "cócegas" o facto de não ver ali o coreto. Se me perguntarem se o admirava ou não, provavelmente não sei responder, habituei-me a que estivesse ali e ponto final. Faz parte do meu imaginário desde sempre, e em boa verdade gostava que ali continuasse. Reconheço que um WC no jardim faz todo o sentido e se justifica, no entanto há que dar novo rumo ao actual, quiçá talvez como o novo Posto de Turismo, que faz mais sentido dentro da vila do que fora.

Aproveito para vos convidar a passar no Vila Raiana onde hoje falo sobre a Capela dos Ossos.

Anónimo disse...

Só não vê quem não quere (ou não deixam!) que o jardim está muito melhor.
Viram a quantidade de pessoas a passear no jardim este ano.
Á quanto tempo não se via tanta gente no jardim e esplanadas.

Em relação ao coreto, qual éra a finalidade dele?
Nunca ninguem olhou para ele, só depois de morto é que toda a gente diz bem do coreto, mas quando era vivo nunca ninguem se preocupou com o coreto!

Anónimo disse...

Alguém sabe quanto vai custar a decisão de demolir o coreto e construir outro?
Alguém sabe quanto vão custar os novos WCs? Não podiam ser construídos noutro local, ou serem melhorados os existentes? Vão ter a mesma manutenção e estar abertos durante o mesmo tempo que os existentes?
Quanto custa a manutenção do remodelado jardim, sobretudo no que respeita a gastos com água potável para renovar os lagos, regar a relva, etc.?
Quem sabe qual o projecto para o restante espaço da Avenida? Como se depreende, as decisões não obedecem a nenhum projecto, vão sendo tomadas ao sabor dos gostos iluminados de quem manda. Porque o que se está a fazer não tem nada a ver com o projecto que foi apresentado para discussão pública.
Se alguém souber, desafio-o a dar resposta a estas perguntas. Os munícipes têm o direito de saber, de ser informados, antes das coisas serem feitas e não tomar conhecimento quando os factos estão consumados.

Anónimo disse...

Coreto - 35.000€.

Quer dizer que o coreto não serve pa nada anónimo! então pa que vão fazer um novo!

A Avenida tá melhor, pois está! parece um praça e não um jardim, não sei onde por onde andam... devia ser remodelada (óbvio), mas deveria-se ter em atenção aspectos como o clima em campo maior! Aquele pedrado todo no verão é um atentado! Quantas sombras... é pos nossos netos!

Anónimo disse...

Já repararam que as árvores que foram postas ao lado dos bancos já lá estão há mais de um ano e não cresceram praticamente nada? E já repararam que muitas delas aparentam estar mortas? Esperemos pela primavera para confirmar isto. Depois logo vemos que sombra vai haver naquele deserto empedrado onde é muito agradável passar no pino do verão.

Anónimo disse...

Deixem-se de demências, então o alcatrão que estava no jardim não era muito mais quente do que a pedra branca que está agora!
Sempre me ensinaram que a côr preta absorve o calor em quanto o branco não.
Só se em Campo Maior funciona tudo ao contrario!

Anónimo disse...

Não percebo uma coisa? Está tudo mal, o que o homem faz, eu concordo que algumas coisas são muito más, o que não percebo é porque o elegem?
Andará o povo louco?

Anónimo disse...

provavelmente....

portas.da.vila disse...

È mais um tiro do nosso presidente!
Um homem que investe o dinheiro dos campomaiorenses em festas e desfiles de ranchos, tentando revitalizar as antigas tradições, a construçao de um novo coreto, representa o derespeito e o desinteresse pelo antigo e tradicional, que foi o que fez com o terreiro provavelmente o maior atentado e a fonte onde era antigamente o mercado!

Anónimo disse...

Anónimo das 17.00, permita-me que lhe diga a minha opinião sobre o assunto: O povo não terá propriamente enlouquecido. Mas anda anestesiado, sufucado com a tremenda propaganda que sistematicamente sobre ele despeja o bando que se agregou sob o manto do poder, aqui na nossa terra. O povo está de tal modo iludido com toda esta tralha que lhe despejam em cima como se fossem actos administrativos dignos de elogio, que perdeu a capacidade de ajuizar o quanto o estão a prejudicar com tudo isto. Por isso, eu apelo aos que têm consciência da situação para acordarem o povo desta apatia em que caiu.
Repare numa coisa: andamos para aqui a discutir se se devia ou não fazer o urinol, se se devia ou não substituir o coreto... Faça-me o favor de ir à Avenida e ver com olhos de ver o pátio da escola que nele existe. Observe aquela desolação: em dias chuvosos é um lamaçal; não possui qualquer equipamento que apoie o recreio ou as aulas de educação fisica das crianças. Mas fazem-se obras para deixar pasmados os bacocos que acham que qualquer modernice é sempre bonita. Mas que interessam as crianças? Elas nem têm VOTO na matéria. Não é verdade?
Qualquer das pateguices que estão a fazer na Avenida davam para equipar luxuosament os recreios de todas as escolas de Campo Maior.

Anónimo disse...

Considero o coreto demolido - não se impressionem com a fotografia, a envolvência sim considero uma dor de alma ter sido perdida - “um mamarracho” que só servia para ocupar espaço e pouca ou nenhuma utilidade nos tempos que correm, e talvez no futuro ( duvido ) para a actuação de algum eventual espectáculo de acordeonista, teatro de marionetes, politico “ botando faladura”, ou para algum outro vendedor de” banha da cobra”...

Os coretos perderam desde há muito o lugar que tinham de espaço de animação para o povo, mas se os “camponeses” fazem ponto de honra de continuare terem um coreto - arquitecturalmente falando - “igual” mas com dimensões diferentes para que tenha a utilidade correspondente ao seu nome, considero até que será – monetariamente - um alivio para a Câmara... não será com certeza para quem projectou o que irá ser construído, que só pode ser - por mais feio que seja - bem mais belo.
...ainda que considere tal dinheiro mal empregue numa inutilidade que servirá só para WC, neste caso “enfeitado” com um “chapéu” de tipo coreto...

Deve ser um espectáculo digno de realce os turistas visitarem-nos só para terem o prazer de cagar e mijar como meio de atenção no centro do jardim...proponho até que o façam com paredes de vidro... para continuar-mos a ser nalguma coisa originais, depois de perde-mos as” festas das flores” já espalhadas por esse Portugal... “ tá” tudo louco ?

Boa noite a todos.

Anónimo disse...

o anónimo das 14,21 não está a ver a realidade, o lago foi modificado porque foi todo o jardim é não por causa da droga, como o sr. diz, as casas de banho subterranias tinham um horário, como por exemplo de verão fechar há uma da manhã o resto do ano fechar 22 horas, já esses doentes não podiam entrar, outro ponto quem é o responsavel desses jovens andarem nessa vida? tambem o anónimo das 18.21 tem toda a rezão dizer o que se passa na escola, as crianças andam a brincar no meio da lama, isso é uma vergonha para a camara

Anónimo disse...

oh Sr. Joaquim, então o sr. que tanto fala, fala, fala (ou melhor, neste caso escreve), ainda não consegue fazer melhor? É que, ler o que escreve é uma dor de alma, você simplesmente assassina a língua mãe.
Numa altura da vida politica em Campo Maior abre portas a um 3º candidato forte (fruto da insatisfação com a actual câmara por um lado, e o facto de as pessoas não quererem ver o poder politico aliado ao poder económico) creio que o Sr. está a dar um tiro no pé (um conselho, e aproveite que este é de borla, escreva o seu texto no Word que tem corrector ortográfico e depois basta fazer copiar e colar).
Quanto ao tema, o coreto não come pão, por isso não vejo motivo para sair de lá. WC's no jardim, porque não aproveitar, melhorar e modernizar as já existentes?

Anónimo disse...

O correto era um dos marcos historicos do jardim da nossa vila, mas realmente não enquadra já no nosso jardim.
Quanyo as casas de banho acho bem desde o momento que estejam sempre em condições de se usar (limpas)e que se torne medidas a que realmente se possam utilizar em segurança.

Anónimo disse...

sr papas na lingua, a minha ortográfico toda a gente percebe a verdade que eu tenho sempre dito, como é possivél de haver pessoas como o sr. tão inteligentes e deixarem campo-maior neste estado... desculpe a minha crítica, mas eu não gosto aderir há provocação, eu só quero juntamente com o SENHOR e não só, construir um campo-maior mais limpo e moderno, um abraço de amigo

Anónimo disse...

Caros Senhores

O jardim Municipal e o Coreto não são mais que o espelho de outras tantas obras executadas por parte desta Administração da CMCM.
Vejamos:

Terreiro, o que em tempos teve uma fonte centenária hoje tem um mamarracho implantado no meio.

Largo do Mercado, mais uma fonte onde os moradores escorregam.

Posto Turismo, na fonte nova deve ser para os turistas beberem agua.

Cantos de Baixo, temos uma armação redonda para ver as horas,mas elas não estão la.

Praça da republica, onde estão as 6/8 Estrelas em calçada portuguesa que ai existiam.

Entrada de Campo maior, mais parece uma viagem de Barco em dia de tempestade.

Mas se vamos ter novos mijatorios no Jardim, isso é bom, que o pessoal com a cervejola sempre tem necessidades.

Sr presidente reedifique o velhinho coreto nem que seja no Campo da Feira, porque o mesmo é PATRIMONIO de Campo Maior.

cump

Sr Inspector Elvense disse...

Quero aqui novamente felicitar este blogue, o qual me mereçe toda a atenção e respeito.
Estão pois de parabens os participantes nesta iniciativa que louva o povo campomaiorense e suas gentes.
Desejo viemente que o blogue siga nesta linha de pensamento, serei um frequente seguidor.
Cumprimentos

Sr Inspector Elvense disse...

Quanto a questão que se levanta, entendo as divergências e opiniões.
Se por um lado o coreto era certamente um local ja histórico e bonito (se renovado), e sua presença dava alma ao jardim..
Por outro lado (e como ja aqui foi referido) este não suportava por inteiro suas funções, e possivelmente ficaria algo desfocado da bela paisagem nova que o jardim nos ofereçe.
A ideia aqui dada do posto de turismo é deveras interessante e subscrevo.
Seja como for, penso que existerão sepre casos mais urgentes de rever do que a situação do coreto.
Cumprimentos