segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nova Associação Cultural Campomaiorense...

"Nasceu ontem, oficialmente, a nova Associação Cultural de Campo Maior, a Ad Septem Ars, presidida pelo Professor de Música, Vasco pereira, que na abertura do primeiro recital organizado por esta nova estrutura, onde estiveram cerca de uma centena de pessoas, referia que esta é uma Associação que existe no papel, há cerca de uma semana, que foi começada a discutir à cerca de 3 meses, e idealizada na sua mente há cerca de 25 anos.

À RCM Vasco Pereira referiu desde já algumas ideias que tem na sua mente e no seio do grupo para projectos para esta nova Associação: Uma mostra de cinema dedicada a Charlie Chaplin, criação de uma Academia de Música e de um clube e Xadrez, para além de um Festival de Teatro de Rua.

Para Vasco Pereira este dia de apresentação superou as expectativas, em particular com o muito público que apareceu.

Um dos presentes foi, como já ouvimos, Amadeu d'Oliveira, pianista, que falou à RCM e realçou a importância que esta Associação vai ter para Campo Maior."

(retirado do site do Rádio Campo Maior)
-----

Sem dúvida alguma, uma excelente notícia, é deste género de iniciativas que Campo Maior necessita, para reavivar o Associativismo.

Desde o "Ó mê belo Campo Maiore...", desejamos as maiores felicidades a Associação Cultural de Campo Maior.

Cumprimentos

PS: Podem obter mais informações, sobre a referida Associação, no Blogue do Sr. Prof. Vasco Pereira, clique aqui para aceder.

50 comentários:

Jack The Ripper disse...

Amigos,

Saúdo esta iniciativa e espero, sinceramente, que esta associação preencha algumas lacunas que a cultura em Campo Maior apresenta. Se por um lado há grupo de teatro e uma associação de artes plásticas por outro lado a política cultural da câmara tem servido apenas como propaganda eleitoral.

Espero, que por meio desta associação a câmara saiba rectificar a pobre política cultural que tem apresentado nos últimos 12 anos.

Anónimo disse...

seja o RCM seja o dono do blog ja mudaram o nome ao porf vasco para vitor... cuidado, nao e de bom profissinal

Três horas da manhã disse...

Obrigado Velha Camarila, pela chamada de atenção.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

BLA BLA BLA

Felicidades pela criação desta associação. Isto é muito positivo para a cultura campomaiorense. Espero que os campomaiorenses saibam tirar partido deste projecto e nao se dediquem só a ir ver actuações dos "miudos" da vereadora Golaio (bla bla bla).

Anónimo disse...

Sr. Jack the Ripper
Pegue numa agenda cultural e veja quantos teatros, espectaculos de dança, concertos, exposições etc.
já estiveram em Campo Maior!!!

Se calhar o sr. nunca pisou o Centro Cultural.
Veja quantas peças já estriaram o grupo de teatro de Campo Maior.
Por acaso já foi vêr algum espectaculo de dança feito pelo grupo de formação da Câmara Municipal de Campo Maior(á como é da Câmara o Sr. não pode gostar), não se ficam atráz dos profissionais.
Esteve cá em Campo Maior a Teresa Salgueiro, Sergio Godinho etc etc... e quantas pessoas tinha a assistir? O Sr. estava lá!

Sou frequentador do Centro Cultural e as pessoas que vêm de fora dizem que é das melhores agendas culturais, só a porcaria das pessoas(algumas) de Campo Maior é que dizem que não!!!

Sabe quantas pessoas há nas aulas de dança contemporanea e classica da Câmara?
São mais de 200!!!

Quantas pessoas há nas aulas de teatro da Câmara e do grupo de teatro Blá?

E sabem quanto pagam (€)?
NADA!

Isto não é cultura!!!
Então o que é CULTURA para SI!!!

Anónimo disse...

Desculpe Sr.Anónimo das 15:29.
Pelo que tenho ouvido, aulas de formação de teatro da camara nao existem.Somente para uns 5 ou 6 miudos. Perguntem à Sr. vereadora porque nao ha aulas de formação em teatro.Como justifica o ordenado desse formador?

Jack The Ripper disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ai bla bla bla...
é melhor estar calado!

Jack The Ripper disse...

Amiga Anónima das 15 e 29

Não vou debater aqui o que é para mim cultura. Vou apenas dizer-lhe que a cultura começa por não dar erros ortográficos

"estriaram" em vez de "estrearam"
"vêr" em vez de "ver"
"atraz" em vez de "atrás"
"contemporanea" em vez de "contemporânea"


e já agora quando se faz uma pergunta utiliza-se o sinal de interrogação (?)

"O que é Cultura para si?" em vez de "o que é Cultura para si!"

Anónimo disse...

OS MENINOS À VOLTA DA FOGUEIRA...

Tem razao senhor anonimo das 15 e 29.Por andar nas aulas de teatro e por andar no Bla Bla nao se paga nada. Mas pelo contrario recebe-se!
Recebem-se contratos para trabalhar na (ou para a) autarquia! Fiz-me entender...!!!!

Anónimo disse...

O que é cultura para o Jack the Ripper?

Anónimo disse...

Pela primeira vez aqui a comentar só para agradecer a chamada de ateñção sobre o nome de "Vasco" para Vítor. E com um pedido de desculpas... às vezes acontece!!!

Anónimo disse...

A cultura em Campo Maior deve ser:
Tony Carreiras
Vaya con Dios
James
Scorpions
etc. etc...

O que não é cultura em Campo Maior:
Centro Cultural
Teatro
Dança
Aulas de Dança
Exposições de Pintura
Sergio Godinho
Teresa Salgueiro
Ala dos Namorados
Mafalda Veiga, etc. etc..
Varios espectaculos de teatro e revista, com actores até bem famosos! ex:
Fernando Mendes
Luis Aleluia(tunecas)
Fernanda Serrano
Pepe Rapazote, etc. etc..
Varios actores da serie "Morangos com Açucar"


É só ver uma agenda cultural!

PS:Em Campo Maior nada se tem feito em prol da Cultura!!!
Deixem-se de merd........s

Anónimo disse...

Tem-se feito muito em prol da cultura e como referia à pouco um anónimo, tambem se tem feito muito em prol dos meninos do teatro. Ate ja "trabalho" lhes arranjaram!
É verdade sim senhor!
Lembitas!

JPS disse...

É incrível como conseguem arranjar sarilhos, conflitos e intrigas com tudo o que aparece pela frente. Esta Associação não tem qualquer conotação política, nem nenhum interesse nos jogos de poder, mas já arranjaram maneira de falar nela como se fosse alguma resposta às propostas da Câmara.
Lamentável. Já vou dando razão a alguém que no seu blogue vos chamou de tristes.

Anónimo disse...

Como disse o João Paulo (e muito bem) esta associação não tem nenhuma conotação política, mas sim dar oportunidade aos campomaiorenses ,e nao só, de abrir os horizontes e oferecer alternativas à agenda cultural de Campo Maior.

Anónimo disse...

Muito boa tarde a todos!

Em primeiro lugar gostaria de dar os parabens a esta nova associação, que pode vir a dar mais vida cultural à nossa terra.

Em segundo lugar gostaria de informar algumas pessoas que a cultura em Campo Maior tem vindo a crescer de uma forma soberba.
Aqueles que dizem que não ha cultura deveriam nascer sem boca para não dizerem atrocidades de todo o tamanho. Esses sim parece que não têm cultura, basta pegar na agenda cultural para ver os espectáculos que se realizam no Centro Cultural. Para quem não sabe existe o Mini Blá, que é uma iniciação ao teatro para os mais novos poderem começar a dar os primeiros paços na vida artística e cultural. Quem preferir o ramo da expressão corporal tem a dança contemporânea e clássica que também tem vindo a desenvolver um excelente trabalho. Isto apenas é algumas das coisas que se têm vindo a desenvolver no nosso concelho, entre muitas outras.

Por último o post é exclusivamente dedicado á nova associação e não para se falar de pessoas que têm novos trabalhos. Se la estão por algum motivo terá de ser. Aqueles que falaram disto têm de ser muito próximos das pessoas em questão, para estarem com tamanha dor de cotovelo!!

Cumprimentos

Três horas da manhã disse...

Boas,

Grande confusão!

A Associação Cultural de Campo Maior, é uma nova ferramenta no seio da cultura Campomaiorense.

Vejam a referida, como um conjunto de pessoas que querem levar a cabo diversas iniciativas em prol da cultura beneficiando simultaneamente Campo Maior e os Campomaiorenses.
---

Existe Cultura muito diversa, concordo todavia que muitas vezes a Cultura é utilizada como propaganda política e tal tem-se feito em Campo Maior e também em muitas outras localidades.

"Talvez esta Associação possa trazer até Campo Maior uma cultura sem interesses."
Não quero com isto dizer que tudo se faça com esse fim, obviamente não, mas refiro-me a situações especificas.

Cumps

Anónimo disse...

BLA BLA BLA

Sr. Joao Azinhais, por acaso nao sou muito chegado de amizades às pessoas que voce pensa terem sido referidas, mas sabe que nesta pequenina terra tudo se sabe e que as noticias voam. Acho bem que todos os campomaiorenses saibam do que se passa. Porque é vergonhoso darem-se assim trabalhos e enbanjar dinheiro para as pessoas andarem a brincar!

Anónimo disse...

Todos estes comentários começaram porque um dito cujo "Jack the Ripper" disse que nos últimos 12 anos nada se tem feito em prol da cultura em Campo Maior, esse senhor não deve viver na mesma terra onde eu vivo(Campo Maior).
Esse senhor(deve ser algum Dr.) a unica cultura que deve ter é corrigir os erros dos outro, isso já é um começo!
Como disse o João Paulo: são é uma camada de tristes!

PS: Todas as iniciativas em prol da cultura é bem vinda, os meus parabéns à nova associação cultural campomaiorense.

Anónimo disse...

Vão ao blog dos rapazes têm um post bastante interessante, que vai gerar discussão... Passem por la e comentem... Para que nao souber deixo aki o link...
http://campomaiorjovem.blogspot.com/

Cumps

Anónimo disse...

Se é verdade o que aqui se diz então tb deveriam dar emprego às outras pessoas que andam na revista. Ou só esses dois é que têm direito?! Mas afinal sao empregados de limpeza, de balcão ou formadores?! Formadores de que? De tratro? Não pode ser! Amadores não podem dar formação porque n a têm.

Anónimo disse...

Que tiro no pé! A Ver..... agora tramou-se com essa dos dois do teatro. Se é verdade!!!!

Anónimo disse...

Estão a trabalhar no Centro Cultural como Assistentes Culturais

Anónimo disse...

E o formador nem curso tem. Apesar de ter feito queima das fitas e tudo nem acabou o bachelerato. Isto é demais... Com esta perderam a piadinha toda. Bye bye bla bla bla.

Anónimo disse...

desculpem!!mas quem é que formou uma nova associação em campo maior??foi o blá blá blá?pelo que eu ouvi dizer não!e pelo que eu entendi a mensagem principal não tinha nada a ver com o blá blá blá!!então porque foi para aqui chamado?!não estou a perceber nada disto!mas que grande confusão!isto é td uma cambada de burros!que não tem nada pa fazer!pois, se calhar o problema é mesmo esse!tambem queriam um trabalho na camara para terem mais alguma coisinha pa fazer a não ser só escrever nesta merda de blog e falar da vida das pessoas!!deixem os miudos trabalharem pk tb merecem uma oportunidade como qualquer outra pessoa!!

Anónimo disse...

Comentários desse tipo acho que são completamente dispensáveis... Está se a falar no Blá porque se está a falar em cultura, só se o sr. achar que o Blá não promove a cultura... Não é querer um emprego na Câmara Municipal, mas achar certas coisas injustas, como é este caso. E caso não saiba mesmo que trabalha na Câmara Municipal escreve aqui comentários por isso não é falta de ocupação do seu tempo...

Anónimo disse...

mas formador de quê??os elementos do blá blá blá que estão a dirigir o mini blá não são formadores!quem é que disse uma aberração dessas!ele são simplesmente pessoas com alguns conhecimentos sobre teatro e estão simplesmente a passar esses conhecimentos para os mais novos!
qual é o problema?
e pelos vistos tem tido muita aderencia...olhem a minha filha está lá e ADORA!!

Anónimo disse...

SR. anonimo das 22.15
ãté ai tudo muito bem mas porque não se dizer o k se pensa da nova associação e pronto!!!
que é o tema de hoje!!quer um desenho?

Anónimo disse...

Assim se vê a miséria da população de Campo Maior!! Estão sempre descontentes (para não dizer outra coisa) com tudo o que se faz nesta vila! Porque será que são todos uns mal dizentes!?!? A unica coisa que sabem fazer é falar mal de toda a gente! Porque não se metem na vossa vida e deixam a dos outros?? Era melhor para vocês!! Afinal não é esta a educação que os pais dão em casa!! (desculpem enganei-me, parece que é mesmo esta educação que dão!!!) Estou farto de pessoas mesquinhas e desonestas nesta vila!!! Cada vez menos tenho orgulho de dizer que sou campomaiorense por causa de pessoas como vocês! Ainda voces querem que a vila ande para a frente... parece-me impossivel dadas as circunstancias em que nos encontramos!! E porque?? Por vossa causa!! Qualquer um de vós emvergonha a vila!!!
Entemdam as minhas palavras como muito bem entenderem!!!!!!

Anónimo disse...

Que grande mete e tira, tira e mete, uns a favor da Câmara outros contra,e o tema em debate nem se comenta.
Parabéns à nova Associação e que faça muito pela Cultura deste Povo, onde uns quantos só se dedicam à Politica e a falar mal de tudo.
Depois desta discussão até o Presidente da Associação estará a pensar se fez bem em cria-la.
Senhores sejamos objectivos....

Cump

Tribuno

Anónimo disse...

0lhem o cristiano ronaldo foi o melhor do mundo. para a maior parte dos que aqui escrevem que são ignorantes e frustados isto é um tema a vossa altura! e como tema livre que aqui vai, cada um mete o tema que quer. ja para não falar do roubo do benfica. vou tentar chegar ao vosso nivel cultural. beijos

Anónimo disse...

É sempre bom dar oportunidades a novas pessoas mas que sirva de exemplo aquelas pessoas que pensam que são importantes ou melhor que pensam que são doutoras. esses sim são os maiores que nem brincam nem fazem rigorosamente nada, mas mesmo nada que nem o horário cumpre. mas para andar nos cafés e a passear são uns lampreiros.

Anónimo disse...

É realmente lastimável a forma que utilizam para tentar ferir susceptibilidades a terceiros...não vão conseguir! Quando falam que os formadores não têm formação para o fazer, pensem que esses formadores o fazem por amor à camisola e não para ganharem algo com isso, pensem que os actores do Blá Blá Blá fazem teatro à 10 anos sem receberem um único tostão em troca...não sabem daquilo que falam, são uns OTÁRIOS.
Campo Maior terra de hospitaleiros, de tradições....TUDO MENTIRA!!Campo Maior é sim uma terra de gente invejosa, sem vida própria que vive às custas das glórias dos outros... Sejam homenzinhos e digam o que têm a dizer na cara!

Anónimo disse...

Desculpem lá mas vou voltar ao tema que deu inicio a toda esta confusão. Quero desejar muito boa sorte à nova associação, porque quem a lidera, o Vítor,aíiiii....Vasco sabe fazer música, não tem nada a ver com as pimpalhadas que ouvimos todos os dias.

Anónimo disse...

Cada vez tenho mais vergonha de morar em Campo Maior.
Tudo o que se faz por cá, seja teatro, dança, música, novas associações culturais etc., é logo a enterrar.
Assim a cultura em Campo Maior vai longe!

Se alguma coisa funciona bem, é logo um alvo abater...

Campo Maior terra de invejas.............!!!

CampoMaiorense disse...

Parabéns ao professor Vasco e ao seu grupo, continuem a lutar pela cultura em Campo Maior.

O blogue já está no Campomaiornainternet.

Ainda há em Campo Maior quem goste de musica, val a pena continuar, mais que não seja, para os mais de 100 que se deslocaram à Matriz para assistir ao recital. Parabéns Prof.

Três horas da manhã disse...

É lamentável!

O tema, era interessante o suficiente para não se ocuparem com coisas mesquinhas.

Gosto muito que debatam, até porque esse é o objectivo do blogue, porém existe o debate saúdavel e o debate de palhaçada.

Já agora, anónimo das 22:10, deve ser do cheiro que veio parar até ao blogue certamente! É normal, é a atracção da...

Prof. Vasco, acredito que o seu trabalho e do elenco que constitui a Associação, será do maior interesse dos Campomaiorenses. Disponha deste espaço para divulgação.


Cumps

Anónimo disse...

A melhor de todas é o zezinho ter feito queima de fitas e nem o curso acabou. Nem o bach. LOLOLOLOL

Anónimo disse...

mas como as pessoas sabem tudo, ate pk e verdade sim essa do formador dos mini bla nao ter bach. so como keimou as fitas toda a gente pensava k sim. Por isso e k senhor rui nao o mete. nem a vereadora tb nao, agora esta la no culturalcomo assistente da cultura. Bem so aki nesta terra e k a assistente tem uma assistente, essa assistenet por sua vez tem outra assistente, enfim.
Mas a culpa nao e deles mas sim de kem la os meteu... ker dizer eles estao a recibos verdes mas pronto nao deixa de estar mal. ainda bem k temos um governo de mao firme e nao se deixa enrolar en abrir quadros para o estado senao tal nao era este ano de eleicoes era so meter gente a trabalhar e os k viessem a seguir k se desenrascassem como fez o Gama Guerra, meteu meteu ate xegou haver 4 empregados por gabinete onde so havia 3 secretarias, um deles tinha a fikar sentado de lado e andar a passar tempo de gabinete em gabinete, Uma vergonha

Anónimo disse...

Meus senhores deixemo-nos de conversas de taberna, e vamos falar do mais importante que é a criação da nova associação cultural... Eu fui ao Concerto e adorei, foi algo de novo para Campo Maior, quento mais gente vier para apoiar e patrocinar a cultura melhor! Quero dar os parabens ao Prof. Vasco, a quem admiro, quer como músico quer como professor, e a toda a equipe que tomou esta maravilhosa iniciativa. Para a frente é que é o caminho, e se for necessária alguma ajuda, eu estou disponível para ajudar.

Cumps

Anónimo disse...

ja agora gostava de referir que o senhor professor vasco nao é uma grande referncia para uma associação, passo a citar: sempre foi mal educado para com os seus alunos e ate agressivo, o que fez com que muitos deixassem ou nem sequer apreciassem o bom gosto pela musica.
acho que ha muitas mães e alunos desta mesma opiniao.será que vai durar essa associação? é que ja não vivemos no tempo do fascismo!
ja agora deixemos os miudos da vereadora fazer o seu belo trabalho! ainda não tivemos tempo de ver alguma coisa elaborada por eles, se correr mal a culpa é so de uma ou varias pessoas como a senhora vereadora.

Anónimo disse...

Cara Anónima das 15:06

Para sua informação a Associação Cultural de Campo Maior já realizou uma actividade. Um recital de música clássica no passado Domingo dia 11 na Igreja da Matriz. Em relação à suposta agressividade e má educação do Sr. Prof. vem ao encontro da mesma má educação que os "meninos" têm.

Cumps

Anónimo disse...

Já se realizaram vários espectáculos de música"classica, Jazz", teatro, dança(até são bastante bons, os bailarinos'as' até são de Campo Maior))no CCCM e ao ar livre e nunca vi lá esse senhor!

O Sr. Vasco diz que há uma lacuna nestes tipos de espectáculos, mas quandos os fazem, nunca lá o vi.

Anónimo disse...

Só vou deixar aqui a certeza de não vou responder a quem quer que seja. Podem criticar, dizer bem ou mal. É-me indiferente. Só peço a todos, estejam ou não comigo que vão ao YouTube e procurem "I 5 Elementi". Depois respondam-me às seguintes perguntas:
Que instrumentos tocam?
Quantos instrumentistas tocam?
O que é que tocaram?
Gostaram?
Acharam os músicos virtuosos?
Acham que é fácil tocar daquela maneira?
Já ouviram um "DUDUK"?
procurem e depois digam-me o que acharam.
É disto que eu procuro para Campo Maior.
Um abraço

Anónimo disse...

Só vou deixar aqui a certeza de não vou responder a quem quer que seja. Podem criticar, dizer bem ou mal. É-me indiferente. Só peço a todos, estejam ou não comigo que vão ao YouTube e procurem "I 5 Elementi". Depois respondam-me às seguintes perguntas:
Que instrumentos tocam?
Quantos instrumentistas tocam?
O que é que tocaram?
Gostaram?
Acharam os músicos virtuosos?
Acham que é fácil tocar daquela maneira?
Já ouviram um "DUDUK"?
procurem e depois digam-me o que acharam.
É disto que eu procuro para Campo Maior.
Um abraço

Anónimo disse...

Eu fui aluno do prof vasco e gostei bastante, não é perfeito como ninguem é mas na sala dele até essas crianças que parecem bichos muito também por culpa dos pais tão la mais que sucegados que uns anjinhos. Eu como aluno não tenho nada a apontar ,foi 1 grande prof, e ainda é... sim 1 pouco rijo mas muitos alunos com mão rija é que ficam calmos.

Anónimo disse...

Caro amigo cacauete, vou ser muito sincero.Quase nunca falo, mas quando o faço é porque vivi essa ocorrencia, fique a saber que eu era uma pessoa muito bem educada,tanto na escola como em casa, e por sinal demasiado sossegado nunca faltando ao respeito a ninguem. penso que com isto já disse quase tudo, era excluido e levado a "coiçes" e que eu saiba sou um ser humano! e quero que fique bem claro que desejo sucesso a associação, mas nas mãos de esse senhor não sei o que poderá acontecer!com isto não quero ofender ninguem

Anónimo disse...

Não sejamos maniqueístas: nem tudo está bem, nem tudo está mal. No âmbito da cultura o município tem desenvolvido actividades com bastante interesse e feito um bom trabalho na formação de públicos. Claro que se podia fazer melhor, por vezes até muito melhor. Mas não é correcto afirmar-se que nada se faz. Há, no entanto, lacunas a serem preenchidas e urge fazê-lo e urge mais ainda fazê-lo com seriedade e competência sem devaneios prosaicos em torno de guerras políticas.
No que concerne à formação que estão a prestar os elementos do blá blá blá, na minha opinião não se deve levantar qualquer questão de ética profissional em relação à formação de quem a outorga. Há coisas que valem tanto ou mais que um diploma como a experiência. Com isto não pretendo afirmar que os responsáveis têm a formação adequada, mas apenas de que o não terem um diploma não é um argumento válido. Quero também dizer que um dos formadores é licenciado em Animação Socio-Cultural.
Relativamente aos dois novos assistentes (ou assessores) culturais do município acho que é um caso digno de referência como o são, ou podem ser, os casos de contratação de pessoas ou empresas para prestarem serviços públicos. Enquanto cidadãos podemos discuti-los e criticá-los. Não me ocorre nenhum adjectivo para qualificar esta situação, a não ser hilariante ou surreal (não estivessem os dinheiros públicos em causa).Existem pessoas capazes (muito mais capazes que as pessoas em questão) dentro do aparelho camarário que têm desmpenhado até à data essas funções, não sendo preponderante a contratação de ninguém, principalmente quando essa contratação não pressupõe uma mais valia. Caso para dizer: não havia nexexidade!

Rosa disse...

Parabens a todas as formas de cultura.

Cultura é a maior riqueza
Bendita herança dum povo
Dá à sua vida grandeza, ao velho e ao homem novo.
Cultura não é dizer,a palavra que estudei, e assim dar a entender o saber que eu não sei.
Cultura nasce, aparece, não se cria em divisões.
Chega a todos sem disfarce mexendo com as emoções.
Cultura não é benzer em frente de vela acesa, nem rezar sem se entender o que se diz nessa reza.
Cultura é mais, isso é, nasce da simples palavra, pode até nascer sem fé ou da terra que não se cava.
Cultura não herdou morte, é valor eternizado, está na ruga dum idoso, num sorriso desdentado.
Está no conselho de pai, na palavra com brandura.
Está no olhar duma criança, na doce palavra, mãe;está no gesto, na mudança, num chapéu que assenta bem.
Num poema mal rimado, na quadra sem simetria, no soneto inacabado, na incompleta sinfonia.
Cultura está no respeito que se tem por qualquer ser
Tem raizes no direito, do ter ou do não ter;
Cultura nasceu assim, já repleta de cultura.
É de ti e é de mim, eterna sem sepultura.
Cultura é um saber acumulado duma força em movimento.
Não pode ser desprezado, pois é agua é alimento.

Aproveita meu amigo, vás embora, ela não.
Dá-lhe a alma como abrigo, pois cultura é salvação.
Não desprezes a cultura, do homem que não sabe ler.
Porque essa.
Essa é a que dura e perdura, para além da força do querer.

Meditem por favor
Aquele abraço da amiga certa
Rosa