quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Boa Notícia para Campo Maior...

Eis uma Excelente Notícia Campomaiorenses…

"As operações de limpeza e desmatação das muralhas do Castelo de Campo Maior (Portalegre) vão começar até Março deste ano, garantiu o Director Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), José Nascimento.

Segundo o responsável da DRCA, o organismo por si tutelado e a Câmara Municipal de Campo Maior (CMCM) vão assinar “até ao início do mês de Março” um protocolo para que se proceda à limpeza e desmatação das muralhas.
O acordo entre ambas as partes vai responsabilizar a autarquia a proceder à limpeza e desmatação daquela área.
“Este protocolo vai ser assinado desta forma por nós (DRCA) porque não temos nem equipamento nem mão-de-obra para esse tipo de serviços”, justificou.
O lixo acumulado em redor das muralhas, que se encontram em avançado estado de degradação, e o mato que cresce entre as seculares pedras que a constituem são o “cartão-de-visita” para os turistas que visitam aquela vila alentejana.
No interior das muralhas sobrevivem há vários anos, em barracas e carros degradados, mais de duas centenas de pessoas de etnia cigana que reivindicam junto da autarquia uma casa para viver.
De acordo com José Nascimento, o protocolo que vai ser assinado “poderá ser o ponto de partida” para desbloquear todo aquele “problema” social.
“Vamos sugerir à CMCM que desenvolva contactos com mediadores que tenham ligações àquela comunidade para que se encontre uma solução e para que a comunidade saia paulatinamente”, declarou.
À margem deste processo, os habitantes daquela vila alentejana, consideram que o avançado estado de degradação das muralhas “deve-se aos ciganos” que residem naquela zona e à autarquia que não procede à limpeza do monumento.
Em declarações à agência Lusa, Maria Leonardo Morcela considerou que “as muralhas atraem lixo e estão destruídas graças ao ciganos e à autarquia que não olha por aquele espaço”.
A mesma opinião é partilhada por António Molina, assegurando que “as muralhas estão destruídas porque vivem lá os ciganos”.
As acusações dos moradores são de imediato contestadas pela maioria da comunidade cigana que vive diariamente sem água, luz eléctrica e esgotos.
“Não é verdade, nós não destruímos nada. Já basta a miséria onde vivemos”, garantiu à Lusa José Soares Romão.
As muralhas foram erguidas na sequência da edificação do Castelo de Campo Maior, mandado construir por D. Dinis, em 1310.
O Castelo foi profundamente alterado em meados do século XVII, aquando das guerras da Independência.
Mais tarde, D. João V ordenou a sua reconstrução e no século XX o Castelo foi classificado como Monumento Nacional.
Na primeira metade da década de 1940, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais iniciou obras de consolidação e restauro do conjunto.
Na segunda metade da década de 1960, realizaram-se intervenções nas muralhas do Castelo e na Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, conhecida também como Igreja de São Sebastião “o Mártir Santo”.
De acordo com a DRCA o interior do Castelo foi recentemente alvo de “obras de requalificação” e “provavelmente” abrirá ao público em Março. Outro dos projectos que a DRCA tem delineado para aquele espaço é a abertura de um posto de turismo. A Lusa tentou ainda contactar o presidente do município de Campo Maior, João Burrica, mas as várias tentativas efectuadas ao longo dos últimos dias revelaram-se infrutíferas."
(in Diário do Sul)

Agora é esperar para ver…

Boa notícia não acham? Será desta?

Cumprimentos

22 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente INCRIVEL!!!! Não têm água??!!! E os litros e litros de água que estão a ser visivelmente roubados e outros tantos litros que estão a ser estragados ??!!!
Não têm luz eléctrica??!! Então e os cabos de luz que atravessam a rua para o Mártir Santo, mais uma vez estão a ser "gentilmente" pedidos? Então e como conseguem apanhar os canais da TV Cabo se não existem luz eléctrica? As antenas estão bem visiveis nas barracas....
É o povo quem paga e o Rendimento Mínimo dá uma ajuda!

Zé Camões disse...

Olá olá olá… já vi que estão trincheiras cavadas e que isto por aqui tem andado em “ pé de guerra”. Mas não é isso que me traz por aqui. O que aqui me traz é a boa noticia que o senhor nos está a dar, resta saber se irá mesmo ser concebida, ou se não passará de mais um “golpe à boca das urnas”.
Um abraço.

Anónimo disse...

Senhores do DRCA, não se preocupem, o Mártir Santo está cheio de mão de obra! A comunidade cigana podiam receber o rendimento minimo em troca dos trabalhos prestados para campo maior, e assim eliminar a vergonha em que vivem.

Anónimo disse...

isto só aparece em 2009????

piscinas... estrada do retiro... o coreto... o martir santo... só falta o sr burrica realizar as festas do povo este ano e ganha de certeza...

vá burrica pensa lá nessas coisas que o povão gosta e depois podes levar mais quatro anos sem fazer nada...

ass: jesus cristo superstar

Kustanilha disse...

È a politica! Só no ano de eleiçoes é que se preocupam em apresentar trabalho, que ainda assim é de louvar! Se algum dia as muralhas estiverem limpas e os ciganos fora de CM, deve-se colocar uma placa em honra ao sr.Gordo, este homem mexeu-se e a sua insistência chegou a bom porto, vamos ver se na altura da ênxara como anda CM.

Elvascidade disse...

Já não era sem tempo (se assim for).

Parabéns pelo prémio Zé de Melo, merecido sem dúvida.

s.joao baptista disse...

E o que fazem aos ciganitos enquanto limpam as muralhas?

Anónimo disse...

Sejamos realistas:
Cada povo tem os autarcas que elege. Se Campo Maior escolhe estes é porque, colectivamente, maioritariamente, não merece mais.
Agora, pressionado por vários lados, o homem vai ter de agir? Bem, se for necessário realizar a obra, ainda bem para Campo Maior.
O homem vai começar já o seu festival eleitoreiro? Pois vai! Nisso ele é mestrado e também é doutorado em manipulação de consciências onde impera a ignorância e a ganância.
Que os deuses se compadeçam deste mau destino que nos coube!

Três horas da manhã disse...

"As acusações dos moradores são de imediato contestadas pela maioria da comunidade cigana que vive diariamente sem água, luz eléctrica e esgotos."

Não quis discutir em particular este tema no post, porém vejam bem o descaramento destas pessoas, ao tentarem negar o que todos sabem, com excepção dos esgotos, que esses não existem.

Gostava de acreditar que isto fosse uma realidade, porém só quando realmente algo começar a mudar é que vou acreditar.
Ao menos existe fumo, já é algo!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

BOM DIA Defacto é uma bôa noticia, e penso que desta vêz é que se vai resolver este problema, todos os campomaiorenses vai ganharcom este processo, eu tenho bastante lutado para esta causa que é de todos nós, tenho ido para todo o lado com as minhas fotos e de mostrar a realidade do problema, tenho CONTACTADO todas as entidades do governo e não só, se este problema se vai ser realizado mereceu o meu trabalho, mais uma vêz peço a todos a vossa ajuda para este vergonhoso problema para bem da nosso querida terra. A ESPERANÇA É A ULTIMA A MORRER OS MEU CUMPRIMENTOS

Anónimo disse...

burrica faz a vila rica...

burrica faz a vila rica...

burrica faz a vila rica...

burrica faz a vila rica...

burrica faz a vila rica...

burrica faz a vila rica...

já agora vai agora para a costa da caparica...

ass: jesus cristo superstar

Anónimo disse...

o anónimo das 13,55 deve ter a minima cultura, fez um comentário só a fazer pouco dos campomaiorenses sem fundamento algum, como pode haver pessoas assim no século XXI infelismente ainda xistem pessoas assim, o comentário desse senhor não tem pés nem cabeça é triste

Anónimo disse...

Era bom de mais para ser verdade...

Anónimo disse...

oh anónimo das 14.14, até poder ser uma pessoa sem cultura aquele a que se refere, mas lá k eu gostava ver o sr burrica na costa da caparica, ai de gostava....

vem daí arménio....

Rapaz deixa a Rapariga disse...

Na Costa da Caparica ou em qualquer parte do Mundo sem ser em Campo Maior....

Anónimo disse...

Mas sobre a Piscina o sr.burrica diz que aquilo vai ser um health-club para os espalhóis e isso do desporto só vai trazer despesa porque os Clubes depois só querem treinos de graça como no futebol.

Anónimo disse...

Cheguei agora a casa e fiquei feliz...

...com esta notícia das muralhas do Castelo que (a concretizar-se) será uma pequena vitória para CMaior especialmente dos ( Srs. Garcias Gordos + “ómêbelo” ) que souberam lutar, expondo, denunciando, e alertando com dignidade - no tom e substância - os respectivos responsáveis pela situação, obrigando-os (esperemos) a tomar medidas de resolução...

Aos “ campeões “ que nada fizeram, a não ser usar as armas medíocres do achincalhamento, do ódio, da marginalização, da culpabilização, da denuncia abjecta, para com seres humanos, que (alguns) quase nada têm...

...basta-nos lamentar, encolher os ombros, olhar e seguir em frente... e continuar tentando ajudar, - transmitindo paciência, coragem , e compreensão - aos seus próximos alvos.


Sr.3hm:

Um blogue qualquer tem...

Uns conseguem mantê-los, elevá-los com muita perseverança, muito trabalho, muitíssima responsabilidade, e (convém) alguma humanidade...

Outros ficam por aí errando, á espera que algum “ buraco negro” piedosamente os acolha...

E outros simplesmente desaparecem sem deixar rasto... talvez por algum “cano de esgoto”, isto no caso dos respectivos “donos” terem a ” sorte” de usufruir desse “ luxo”.

Hoje vou jantar bem (arroz de grelos c/ pescada frita), e... dormir melhor.

Cumprimentos, e... fiquem bem.

CampoMaiorense disse...

Parabéns Sr. Três da Manhã, li agora que ganhou o premio Zé de Melo da blogosfera regional, um premio merecido, pelo seu trabalho, perseverança e responsabilidade que tem mostrado nas postagens e sabendo lidar com comentários menos felizes. Espero que continue como até aqui mostrando a todos os Campomaiorenses como se trabalha um blogue sério, honesto e sem interesses próprios, sempre em prol de Campo Maior.Já agora parabéns ao Sr. Dealoendro, mostrando hoje a todos os que aqui veem que os seus comentarios nem sempre são visivéis aos mais distraidos, por falar em pescada frita e grelos, eu vou jantar pescada mas, cozida.
Fiquem bem

Anónimo disse...

Agora só falta por o pessoal da etnia a limpar e restaurar o que danificou naquele baluarte da nossa vila.
É ano de eleições vamos esperar que a nossa vila vai ter muitos arranjos, vão ser as estradas, o jardim municipal, o relogio dos cantos de baixo, o castelo e suas muralhas,a piscina nova, e ainda.... e ainda.... alguma carta na manga que o sr Burrica (perdão o Sr Presidente) ira tirar da cartola na tentativa de iludir os campomaiorenses para ficar novamente e por mais 4 anos a deixar campo maior cair na degradação abandono e no esquecimento, que até mete dó, olhar para esta vila.
Parabéns pelo prémio Zé de Melo
cump
Tribuno

Anónimo disse...

Se é pelo bem da vila, então que seja feito quanto antes, doa a quem doer.

P.S. - O Vila Raiana está de volta após alguns dias de ausência. O artigo não é o melhor, mas é a sociedade que temos. http://vilaraiana.blogspot.com/

Anónimo disse...

eu não sou o anónimo do 14 de janeiro pelas 13.55...

se o sr. reparou(ou não) eu assino com Jesus Cristo Superstar...

Burrica e Caparica foi só para rimar...

e já agora... eu não gozo com os campomaiorenses... gosto de gozar com a vida... e com a MOOOOOORRRTTTEEE...

espero que campo maior venha a melhorar...

em 2009 já sabemos que isso acontece... depois tb já é sabido que vai acontecer em 2013 e em 2017, resta é saber se em 2010 vai acontecer algum tipo de progresso nesta vila...

parabens Paulo Carrilho pela escalada...

este merecia um destaque neste blog... não digo um post, mas uma aplicação de lado com foto e que desse a conhecer o feito do rapazinho...

paulo carrilho na montanha

paulo carrilho na montanha

paulo carrilho na montanha

paulo carrilho na montanha

paulo carrilho na montanha

paulo carrilho na montanha

será que servem por lá picanha?


ass: jesus cristo superstar

Anónimo disse...

a questão do paulo carrilho fica à atenção do proprietário do blog...

axo que o rapaz merece

se o blog tem por nome Ó mê belo Campo Maiore... porque não falar de um feito ao alcance de poucos e dar uso ao nome do blog???

um rapaz que nasceu neste "mê belo Campo Maiore"

Jesus Cristo Superstar