terça-feira, 23 de dezembro de 2008

De Blogue a Blogue, De Campo Maior

O Blogue “De Campo Maior”, iniciou a sua actividade em Agosto deste ano. Desde esse momento, têm vindo a trazer à baila temas de muito interesse, não se limitando a temas de âmbito regional.
N’ “Ó mê belo Campo Maiore..”, admiramos este blogue, pela profundidade dos temas e a maneira cuidada e astuta de como os mesmos são tratados. Como tal, aconselhamos vivamente a leitura do Blogue “De Campo Maior”.

---

Como surgiu o "De Campo Maior"?
Quando começámos a tomar contacto com o que existia acerca de Campo Maior na Internet, devido ao carácter intermitente e irregular de uns e à falta de qualidade de alguns outros, concebemos o projecto de, colectivamente, elaborarmos um blogue que abrisse um espaço de diálogo com outras pessoas ligadas a Campo Maior. Não tínhamos, à partida, a ideia de nos cingirmos apenas a questões directas sobre Campo Maior. Demorámos algum tempo a tomar a iniciativa, até porque os elementos que colaboram no "De Campo Maior" estavam envolvidos em projectos pessoais que lhes tomavam praticamente todo o tempo.

Como operacionaliza o "De Campo Maior"?
Como é natural, um dos elementos exerce a função de gestão do blogue. Os outros elementos apresentam projectos de textos ou textos já elaborados que propõem para publicação. Funcionamos como uma espécie de conselho redactorial para tomar decisões sobre os conteúdos e a forma mais adequada de os apresentar.

"De Campo Maior" para o Mundo ou "De Campo Maior" para Campo Maior?
É absolutamente indiferente dependendo apenas da ocasião, do tema e do conteúdo. Claro que privilegiaremos sempre aquilo que nos parece ter mais a ver com Campo Maior e os campomaiorenses.

Por vezes, leio alguns textos no Blogue "De Campo Maior" e fico com a sensação que algumas pessoas não os conseguem interpretar. Considera o "De Campo Maior" intelectual?
É um risco que assumimos conscientemente. Sem sofismas, nem hipocrisias, quem escreve assume uma atitude claramente intelectual. Além disso, é-nos muito cara a função pedagógica que, cada um de nós, ao escrever, assume para com os que se dispõe a ler os nossos textos. Nunca escrevemos para entreter ou para dar "recados". Toda a escrita que se assume como séria deve fazer pensar.

Campo Maior é hoje uma Vila a caminhar para Aldeia? Ou uma Vila para Cidade? Que urge fazer em Campo Maior?
Já temos entre nós falado da circunstância de Campo Maior, tendo tantas ou mais condições que outras que o fizeram, nunca assumiu o projecto de se transformar em cidade. Achamos interessante que assim seja. Mas, neste momento, as coisas caminham de tal forma, que inevitavelmente começa a nascer o receio de estar a declinar rapidamente para aldeia. Para inverter esta tendência, terá de haver um esforço muito grande de desenvolvimento sustentável. Para isso, será necessária uma liderança forte, inteligente, capaz de elaborar e conduzir projectos adequados a todos os níveis. Não se pode conceber que a gestão de uma terra se limite a assegurar rotineiramente o andamento burocrático das coisas correntes e a reduzir praticamente tudo a actividades de entretenimento que mais não visam que a simples perspectiva de ganhar alguns votos.

Eleições autárquicas em 2009 rimam com esperança?
É bom que rimem com esperança e com mudança. Senão, que futuro haverá?

Um tema que muito se tem debatido nos blogues são Festas do Povo. Acredita que as Festas do Povo estão a morrer?
Como todas as coisas humanas, também as Festas do Povo poderão um dia desaparecer. Basta para isso que deixe de haver razões e condições para que elas se realizem. Agora, uma verdade é certa: tentar mantê-las apenas com objectivos de curto prazo e de vantagens meramente pessoais, é adiar o problema.

Se fosse o Pai Natal, que prenda daria a Campo Maior?
Gestores empenhados e competentes. Projectos exequíveis e úteis. Muita atenção às questões sociais: educação, saúde, infra-estruturas de apoio às actividades económicas, saber e inteligência para preservar o património (natural e construído) e para promoção da cultura local.

Quer deixar uma mensagem para os leitores d' " Ó mê belo Campo Maiore…"?
Recusem tudo o que carecer de qualidade. Sejam exigentes relativamente ao que vos apresentam. Mais vale que não entendamos bem logo à primeira do que percebermos imediatamente, sem que isso traga qualquer vantagem ou proveito. Em Campo Maior há excesso de mediocridade, maledicência e oportunismo. A vila carece de obras e factos que a promovam e a dignifiquem.
Para o colectivo do "Ó mê belo Campo Maiore…" enviamos votos de sucesso e de incentivo para que continuem, numa linha de dignidade, a lutar pela melhoria das condições gerais da vila e do concelho.

2008/12/18 De Campo Maior

----

Estão à vontade para comentar a entrevista. Repito a Entrevista!

Cumprimentos.

10 comentários:

Zé Camões disse...

Meu caro amigo devo dizer-lhe que cada dia que passa e eu não tenho oportunidade de aqui vir, confesso que me pesam as saudades.
O senhor tem uma boa forma de entrevistar, aprecio as suas perguntas e acima de tudo a sua imparcialidade.
Os maiores cumprimentos deste seu amigo.

Anónimo disse...

No dia do adeus a entrevista :(
Mais um bom blogue que morre por culpa dos atritos de quem não sabe diferenciar apoiar de opinar.
Já era para o ter dito antes, mas por falta de tempo não o fiz, mas faço agora o reparo, nós membros da blogosfera opinamos, a mensagem que fazemos passar é a nossa opinião pessoal relativamente à sociedade, sem pressões de onde quer que seja. Se um dia aplaudimos e no outro apontamos os dedo é porque é essa a nossa opinião. Não existimos para alinhar em compadrios, mas sim para expressar o que nos vai na alma. Obviamente que cabe aos leitores separar o trigo do joio e saber discernir quem diz mal gratuita e fortuitamente, e quem apenas expressa a sua opinião preocupado apenas com o factor sociedade. Ponham a mão na consciência e pensem nisso antes de fazerem acusações sem fundamento e desprovidas de qualquer sentido. FESTAS FELIZES

Anónimo disse...

Mas esse senhor só soube criticar tudo o que se faz por cá!!!
Todas as festas, concertos, desfiles, dança até os ranchos que vieram pelas tradições esse senhor criticou!
Mas por que motivo no seu livro, meteu uma fotografia das tradições na capa!!! se eram assim tão más!

Anónimo disse...

criatura
Não sei a quem se está a referir. Mas seja lá esse senhor quem for, tem o direito de criticar aquilo com que não concorda.
Ou na sua mente primarissima só há lugar para aplaudir aquilo que é do seu agrado?
Vamos lá. Faça um esforço para evoluir.

Anónimo disse...

Custa a acreditar, mas aposto que os comentários mal dizentes, estão na origem do abandono do De Campo Maior, aqui também deviam ter cuidado.

Anónimo disse...

Estou em condições de garantir que o anónimo(a)das 12,05, está a emitir processos de intenção verdadeiramente infundados. De facto, não há mais pachorra para aturar gente tão mal formada, capaz de acusar, caluniar, incomodar quem quer que seja, apenas para atingirem os seu sórdidos objectivos.

Anónimo disse...

Sr. Latino.

O provérbio ensina-nos que...

"O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência, e o sábio aprende com a experiência dos outros"

E contra a maledicência :

... ou resignamos ou nos indignamos.

E o “De Campo Maior” ao desistir, nunca irá saborear o gosto da vitória...

Boa tarde.

Anónimo disse...

Pois´é dAloendro:
Poderá ter alguma razão se confinar os seus juízos a certo tipo de gente.
Porque há outra gente: a que não age para vencer; a que pretende apenas AJUDAR na busca dos caminhos que melhor sirvam ao bem-estar de todos e não apenas dos supostos vencedores.
É uma outra oputra dimensão, uma outra maneira de entender a vida em sociedade.
Tenha muito Boas Festas e bons sentimentos e razões para encarar o Novo Ano.

Anónimo disse...

E porque não organizar um jantar com todos os nomeados, e até aberto ao público em geral (com marcações prévias) para entrega oficial dos Prémios Zé de Mello?
Seria de certo um bom momento de convívio entre todos assim como a Celebração do Dia da Cidade!

Cumprimentos

Afonso da Maia disse...

Feliz Natal e um ano de 2009 cheio de vida e espírito positivo.