quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Campo Maior, mais uma vez de fora!

Foi através de um colaborador/leitor do Blogue que ficamos a conhecer o projecto “Corredor Azul”.
A Rede Corredor Azul faz parte de um instrumento de políticas de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, que visa ultrapassar as fragilidades das localidades portuguesas através de estratégias de cooperação inter-urbana e da constituição de redes urbanas com dimensão e massa crítica suficientes para desenvolver novas funções e atrair actividades inovadoras.

As linhas de cooperação apostam em iniciativas comuns que valorizem a rede de plataformas logísticas e multimodais, explorando oportunidades geradas pelas grandes infra-estruturas de comunicações que estruturam transversalmente o Alentejo e asseguram uma parte importante da conectividade ibérica e internacional do País, na expansão e gestão das áreas de acolhimento de actividades económicas, no desenvolvimento turístico, na valorização do património natural e cultural e no fomento da inovação e de novas oportunidades empresariais.

Boa noticia, não acham? Nós n’ “Ó mê belo Campo Maiore…” também achamos que sim! Temos é muita pena que mais uma vez Campo Maior não entre neste projecto.

O projecto alentejano reúne, numa rede territorial de cooperação, os municípios de Évora, Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa.

Perguntamos nós e o leitor que nos alertou sobre a situação…
Então e este Corredor Azul não chega a Campo Maior? Então mais uma vez deixámos de participar nesta acção que me parece de grande interesse para todos? Quando é que o elenco liderado pelo presidente Burrica vais deixar de ter uma visão pequena e hermética da realidade. Vamos continuar fechados a olhar para dentro de nós próprios com a política pequena do bailarico e da festarola?

“Ó mê belo Campo Maiore…” entrou em contacto com a organização do Corredor Azul, porém sem frutos, pois gostaríamos de fornecer mais informações.

Cumprimentos.

PS: "Ó mê belo Campo Maiore..." agradece ao Senhor que nos alertou para este tema.

24 comentários:

Anónimo disse...

Para que é que Campo Maior precisa destas modernices?
Vão ver o movimento no dia 18, com o desfile de carnaval, perdão, de natal. Vai atrair gente de todo o lado para ver as grandes iniciativas do executivo "pimba", em que, mais que certo, os nosso amados condutores dos destinos do concelho também irão mascarados (de renas, de pais natais?. O comércio já se está a preparar para a avalanche de gente que aí vem e este evento vai competir com as multidões das Festas do Povo. Estas festaloras, como lhe chamam, é que vão pôr o nome de Campo Maior no mapa dos grandes eventos a nível nacional. É assim uma espécie de "Liga dos Últimos".

Anónimo disse...

Mas, só não vê quem não quer:
- há os que não querem porque não se querem incomodar;
- há os que não querem porque lhes convém esta situação podre,que lhes trás vantagens pessoais.
Para uns e para outros, o bem estar da população e o desenvolvimento de Campo Maior é coisa que pouco lhes interessa.Se há quem muito se vá arranjando com toda esta parolice,se os que entraram na polítiquice à pai Adão - uma mão atrás, outra à frente - mas que vão sair dela muito bem agasalhados, que têm eles a vêr com isso? Eles se pudessem fariam o mesmo.

Estamos a ficar num isolamento cada vez maior. E cá vamos indo, cantando e rindo com as nossas festarolas, a nossa carnavalesca maneira de levar a vidinha.
Triste situação a nossa! Triste terra que tal situação consente sem reagir e sem tomar uma posição de dignidade!
Eu, até aqui, também me tenho calado e disso me penitencio. Mas agora basta! Vou estar mais atento e vou passar a intervir.
Porque estou farto e porque estou muito, muito indignado.

Anónimo disse...

Ora vivam.
Mê neto ensinome a mexer nesta girengonça pra me ir entretendo já que nem posso sair de casa. Com uma quarta classe munto esquecida e munto malamanhada, não irei longe. Mas o rapazote tem razão o tempo assim pasa mais depressa.
O probrema é que nem sempre entendo bem as coisas que vocemessês escrevem. Um exemplo está agopra aqui presente. Não entendo uma parte do escrito mas entendi os comentários. Deu pra preceber que o Béjocas e a Bimba estão cada vez mais na mesma. É festa prá frente e o resto que se lixe. Quer dezer, quem se lixa semos nós proque eles vão-se dando á mil maravilhas.
Mas se bem entendo depende do que a gente fiser o dar fim a isto ou não. Ou não é? Semos todos parvos ó quê?
Desculpem lá o poco gêto proque isto da escrita está mesmo munto enferrujado. E fazem favor de passar bem. Na medida do possível claro.

Anónimo disse...

Isso não faz falta! queremos é festarolas! Isso sim! Campo Maior não serve pra isto!
O mais engraçado é que aposto que os Deputados da Assembleia Municipal sabem desta situação, digo mais, apostaria que nem sabem o que é o corredor azul!
Acordem malta! A incompetência rodeia-nos!

Anónimo disse...

É a caça ao voto, festas e festarolas é disto que o povo gosta! Vão ver se no final não dá votos! Quem ve esta festa? Os reformados e as crianças e alguns familiares. Quem ganha com o negocio, ninguem, só se criam coisas que nao geram riqueza, é só esvaziar os cofres. Não basta ter empregados, filhos a mais, agora tambem temos festas a mais!!

Jack The Ripper disse...

Amigos,

Fui eu quem avisou o amigo 3h deste facto num mail há alguns dias. No entanto, todos os posts tem colocado a tónica das festas e festarolas quando o que me parece de maior importância é o projecto em que Campo Maior deixou de participar. Este projecto (corredor Azul) mereceu a atenção do Expresso tendo direito a um caderno destacável com todos os elementos do projecto. Fazia-se também a promoção individual de cada um dos concelhos.

Eu acho que era motivo para ser levado a Assembleia Municipal, para serem esclarecidos os motivos da não participação do nosso concelho nesta associação de municipios. Talvez o Sr. Tiago Siripipi possa levar esta nossa proposta

Zé Camões disse...

" E todas as coisas boas o Vento levou.". Não perca a estreia deste mágnifico filme no Cento cultura de Campo Maior. BREVEMENTE . . . lool.
abraço

Anónimo disse...

Mas afinal o que é que tem a ver o cú com as calças?

É por causa das “festas” ( ou que for lá isso que lhe chamam ) que as empresas não vêm instalar-se em C. Maior ?

Será por causa deste Presidente da Câmara ?

Mas pergunto ! Mas se é assim, então porque não vieram com os anteriores ?

Será pelas estradas ?

E porque não as melhoraram antes ?

Será por falta de um lagar ?... dumas pedras no asfalto ?...dos buracos das obras?...da falta de sinalização ?

Não !!!???
Então porque raio de coisa será ?

Aos senhores que aqui tanto reclamam, barafustam, se incomodam, está na altura de apresentarem os vossos programas, os vossos projectos, ou os vossos candidatos.

Não tenham vergonha !!! Força.
CMaior - tenho a certeza - irá em peso para a rua apoiá-los com bandeirinhas, banda da música,... e tudo.

O Sr. 3 hm não se deve importar ! Pois não!!!???

Meus senhores, (isto é mesmo a sério) C.Maior é, e SEMPRE foi uma “aldeia” periférica.

Não tem “massa” crítica.
Não tem “massa” económica.
Não tem “massa” financeira
Não tem “massa” cultural.
Não tem “massa” social.

E é por tudo isto que NUNCA passou, nem passará da cepa torta enquanto não atingir força suficiente num ( ou mais) destes patamares.

Sempre me disseram, “que terra pequena nunca fez homem grande” aos que se julgam, ou têm esta ambição, tirem a conclusão que entenderem.

Até lá: convém continuarem a calçar botas á medida do pé...

Nota : Aos que tanto se indignam com as "festas" , pergunto :

Porque é que C. Maior ainda é conhecida neste país?

Vocês ás vezes tiram-me do sério... mas agora vou sentar-me na minha mesa com tampo (curiosamente) de mármore de Estremoz, comer uma febrita (até já se estão rir para mim) acompanhadas (curiosamente) com um copito de Borba, tendo por fundo ( curiosamente) um quadro com a universidade de Évora...
Boa noite a todos.

Anónimo disse...

Ó d'Aloendro. Tenha dó. Com tanta proa e tão pouca inteligência você parece que está sempre com os copos. Não sei porquê, mas você até parece odiar Campo Maior e a sua gente! Basta de parvoices! vá armar aos cucos par outra freguesia. Não vê que nós estamos mesmo preocupados com esta terra que amamos e com esta pobre gente que vocês ilusionam mas que devia ter melhor sorte que ter de vos sustentar?
Ao menos tenha a decência de nos poupar às vossas tolas basófias. Tanto descaramento ofende.

Anónimo disse...

A não participação do concelho de Campo Maior no "Corredor Azul", deve-se, no meu entender, ao cada vez maior isolamento da autarquia relativamente às outras que se situam na nossa região. Participar em projectos exige vontade de trabalhar em conjunto. No entanto, se a nível interno, as pessoas que estão nos lugares cimeiros parecem só se dar com os amigos e compadres, não sabendo distinguir as questões pessoais das institucionais, como podem trabalhar em conjunto com os de fora?
Além disso, estes projectos exigem uma perspectiva de futuro que falta completamente aos órgãos municipais. São modos de encarar o desenvolvimento da região e dos concelhos que não são compatíveis. Aqui, a nível da autarquia pensa-se muito pequenino, logo não há projecto de futuro. Ao que parece até já admitem que Campo Maior "é e sempre foi uma aldeia periférica". Mas, há pessoas em Campo Maior que não pensam assim e até a puseram no mapa a nível nacional e internacional. É altura de pensarmos em mandar os pequeninos para um qualquer jardim de infância e deixar que as pessoas a sério liderem o desenvolvimento do concelho.

carlos disse...

..."Quando é que o elenco liderado pelo presidente Burrica vais deixar de ter uma visão pequena e hermética da realidade." ...

R: NUNCA !

quem nasce torto...

Anónimo disse...

Tontos elegem tontos. Enquanto a maioria fôr tonta, tontos serão os eleitos. Vale mais um buxo cheio do que um corredor azul a voar. "olh´agoraa..."

Anónimo disse...

O cinismo de criaturas como Aloendro, é por de mais revoltante.
Sentam-se à mesa dos poderes mais aviltantes, mas procuram disfarçar a má consciência armando-se em engraçadinhos. Ajudam a criar a desgraça dos mais fracos e depois ainda atribuem aos mais desgraçados a culpa da sua própria desgraça. Piores que abutres, pois enquanto estes se alimentam de cadáveres para sobreviverem, estee são capazes das maiores vilanias apenas para sentirem o gozo doentio de exercerem o poder.

Anónimo disse...

Solicitando permissão ao Sr. 3 h m.

Aos Srs. Álvaro Quintas + João Casimiro

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo-1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo-19°
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões...

E digo eu:
... para que possam ser respeitados, é indispensável que V.Exas., se habituem a respeitar a opinião dos outros.

...e óbviamente que NUNCA lhes responderei, nos termos que infelizmente usam.

E para que conste:

Na Câmara Municipal:

Nunca trabalhei.
Não tenho lá familiares.
Nunca falei com o Sr. Presidente.
Nem votei nele.

Bom dia.

Anónimo disse...

Sr. De Aloendro...

Não tendo feito parte desta discussão até ao momento, mas tendo acompanhado, deixe-me só dizer-lhe que concordo com o sr. quando à liberdade e respeito de opiniões...

Mas a sua justificação parece-me final, neste último texto, parece-me mais uma necessidade, para provar algo... acho que se não tem nada a perder ou a ganhar, também não deve ter necessidade de justificar, a menos que sinta que algo foi dito que até é verdade...

Um amigo

Três horas da manhã disse...

Sr. De aloendro,

Aqui a opinião é livre. Sabe que não necessita pedir permissão.

----

O debate de opiniões é de salutar, a boa maneira de as expor também, porém acredito que levar o todo por "tontos", não seja a melhor maneira de dar uma opinião.

Cumps

Anónimo disse...

A esta criatura Aloendro o que não falta é descaramento. Invocar a Declaração Universal dos Direitos do Homem para reivindicar o seu direito a tratar com cinismo questões de tal importância. Vejam bem!
Recomendo aos senhores Casimiro e Quintas que não respondam à criatura. Está tudo dito e muito bem dito. Todos entendemos. E olhem que eu até conheço bem, mesmo muito bem "o Sr. Presidente".

Anónimo disse...

Sr. Anónimo (amigo) das 11,45 h


... se “tu” trabalhas na câmara e “eu” não trabalho és meu inimigo.

... se o presidente “te” dá os bons dias, e a “mim” não, é porque és lambe-botas.

... se ” tens” lá um familiar e “eu” não tenho, és um engraxador.

... se não dizes “mal” do presidente, és um abutre que comes a carne dos “pobrezinhos” á mesma mesa.

...se...se...se...se...se... etc. etc. etc.

E com isto foram criando-se doentiamente compartimentos estanques na sociedade "camponesa" que decerto serão tudo... mas saudáveis para CM não serão de certeza.

O (post 2) foi mais para “aliviar” estas “almas sacrossantas”, que eu tive que “justificar” que não pertenço a qualquer “grupozeco” a que já ofensivamente me associavam sem ( é incrível) me conhecerem!!!

Quanto ao “ganhar e perder” tudo é deporto...

...e se tenho alguma coisa a ”provar” é a feijoada que já está fumegante em cima da mesa a olhar para mim com aquele “olhar” de “malandrona” que é impossível resistir... é pena não poder acompanhá-la com o “Comendador” mas o “nosso” só faz vinho (que pena) para ricos...

Fiquem bem. Sorriam que CM agradece ...

Anónimo disse...

"Corredor azul???" porque não participámos?!? Não me aquece nem arrefece!..
Será porque "A casamentos e batizados,só vão os convidados???"
É capaz de ser...Informem-se... e para que queremos nós um corredor azul?!.. Perguntem ao povo de Campo Maior se quer participar nisso...
Desfile de natal... deve ser muito giro... os miúdos estão radiantes por irem participar...isso não é importante?! A alegria das crianças...a magia do natal...
Será que é assim tão difícil encarar as coisas como são na verdade???
Será que as mentes de certas pessoas que aqui escrevem estão assim tão "poluídas" com politiquices e invejas, com uma guerra infantil (porque afinal o que todos querem é tacho), que não conseguem ver que isto vai ser apenas para ver as nossas crianças felizes! Para poderem viver a magia do natal! Sem dramas, politicas ou invejas!
Já agora, a todos os que aqui criticam as "festarolas" fica o convite: Venham ver a magia do natal acontecer em Campo Maior!
Venham ver a alegria estampada nas caras das nossas crianças!
Aproveitem o bom que a nossa terra tem, independentemente de qual seja o partido político de quem organiza as coisas!
E, já agora, se não fossem as nossas festas, Campo Maior era conhecido pelo quê???
Somos um povo "pobrete mas alegrete" que recebemos toda a gente de braços abertos, pode ser de bolsos vazios, mas podem ter a certeza que os recebemos com toda a humildade e calor humano que este povo tem!

Anónimo disse...

É incrível, como as pessoas gostam e querem continuar na mediocridade.
Se todos os Campomaiorenses pensassem assim ou pelo menos um deles, éramos uma terriola tipo Arronches, parece mesmo que muitas pessoas desejam tal.
Somos conhecidos pelas Festas do Povo, entre outras, sim senhor! conhecidos pelas FESTAS, não pelas festarolas... Acordem porra!
Podemos fazer deste Campo Maior algo Maior e Melhor é só quererem!

Anónimo disse...

Amigo campomaiorense, se tem assim "tantas" ideias boas para Campo Maior porque não se dirige ao Município e as apresenta?
Quem sabe não lhe dão ouvidos!
Agora não chame mediocres aos que não compartem a sua opinião, olhe que isso só lhe fica mal...
Quando perdemos a razão recorremos aos insultos, não é verdade?
Pois... é o mal de muita gente... más línguas é o que são! Nem fazem nem querem que os outros façam!
E o que é que Arronches tem de mal?!?
Enfim... vou mas é jantar umas migas com entregosto e um cafézinho com leite,que já estão a chamar por mim...
Esta nossa terra tem uns manjares maravilhosos!!!

Anónimo disse...

o pessoal de campo maior quer é copos e festas, é só ver a falta de educação e cultura que prolifera pela terra. OOlhem para o vosso executivo camarario e depois querem o quê? milagres

o provedor

Anónimo disse...

Ok... falou o Sr. Culto!
Não tem mais argumentos além de estar para aí a ofender a minha terra?!

Anónimo disse...

Não foi minha intenção ofender a Linda terra de Campo Maior, estava apenas a ser irónico, mas no fundo tenho alguma razão. Mas meus senhores não estará na hora de fazer alguma coisa para mudar?
Ou criticar tudo e todos e não fazer nada é uma solução para os problemas de Campo Maior? Podemos fazer alguma coisa , eu digo que sim. Não só na politica mas também na reativação de colectividades e associações que tanto deram a Vila. O xadrez e o tenis de mesa as Damas (sabiam que um dos melhores jogadores de damas do distrito e de portugal é de Campo Maior)que tive o privilegio de jogar em campo maior, desapareceram. E desapareceram porque? Porque acabou a carolice de algumas pessoas que conduziam os clubes de "bairro" e que não foram substituidos pelos mais novos. O Presidente Burrica é o culpado de todos os problemas de Campo Maior? Não, é claro que não. Não foi ele eleito pelo povo? Quem não faz um bom trabalho deve ser julgado nas eleições.
Gostava de salientar o autor deste blog, uma vez que alerta para os problemas de campo maior sem adoptar uma estratégia de terra queimada e de destruição de tudo e de todos. Enquanto assim se mantiver tiro o meu chapeu.
Feliz Natal a Todos
O Procedor