quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Nova Votação: Quinto aniversário do Centro Cultural de Campo Maior!

In Tudo Ben:

"A Câmara Municipal de Campo Maior está a comemorar o quinto aniversário do Centro Cultural da vila com uma programação variada. A autarquia fala numa aposta ganha com a inauguração do equipamento e aponta para um total de 40 mil bilhetes.

Durante este mês de Novembro a Câmara Municipal de Campo Maior celebra o quinto aniversário da abertura do Centro Cultural.

(…) A vereadora Ana Golaio fala numa aposta na formação de públicos que vai continuar com uma programação diversificada. “Vamos ter no próximo sábado um espectáculo de dança com a Companhia de Dança de Évora (…) Vamos ter também cinema, algumas sessões vão ser gratuitas e como já é costume, há três anos a esta parte, a nova revista vai estrear dia 22, o dia em que comemoramos os cinco anos de existência deste Centro Cultural. Na mesma altura iremos inaugurar uma exposição”, adianta a vereadora.

O espectáculo de estreia “A Revista é Isto” vai ser levado à cena pelo Grupo de Teatro do concelho “Blá, Blá, Blá”, em conjunto com outro grupo de munícipes e ficará em exibição até ao final do mês.

Pelas contas da autarquia já terão passado pelo Centro Cultural 40 mil espectadores. “No período que decorre entre termos a bilheteira informatizada e este mês já contabilizámos mais de 20 mil bilhetes. Como a bilheteira está informatizada há muito pouco tempo, apontamos para um total de 40 mil bilhetes vendidos e gratuitos”, afirma a vereadora sublinhando ser “um bom resultado” para uma população de nove mil habitantes.

O presidente da Câmara, João Burrica, acredita que a população sabe valorizar a infra-estrutura. “Temos feito questão de comemorar ano após ano o surgimento deste Centro porque os campomaiorenses há mais de 70 anos que desejavam uma casa de espectáculos com boas condições”
(…)
Para lá do quinto aniversário, a dinamização do Centro Cultural de Campo Maior vai continuar com novas aulas de dança, formação em teatro e em breve um espaço para artes plásticas."
(Tudo Bem - Centro Cultural de Campo Maior regista 40 mil espectadores em 5 anos, autor M.G, 11 de Novembro 2008)

E vocês qual o balanço que fazem destes 5 anos do Centro Cultural de Campo Maior?

Dos espectáculos que viram por lá, qual foi o que gostaram mais?

Acham que o espaço tem sido bem aproveitado?

Cumprimentos.

PS: Este tema serve de “assas” para a Nova Votação, a qual está relacionada com o tema.

23 comentários:

Anónimo disse...

Espaços vocacionados para a cultura nunca são demais, com mais ou menos qualidade, o importante são as iniciativas e as actividades que nestes espaços ocorrem.
Teatro, dança, fotografia, pintura são algumas das actividades que o Centro Cultural nos tem proporcionado e bem.
Posso apenas deixar aqui uma sugestão, numa vila onde a leitura é relegada para segundo plano, seria talvez boa ideia tentar que o lançamento de um livro de um qualquer autor consagrado da nossa praça tivesse lugar no nosso Centro Cultural, cativando assim, talvez o interesse dos campomaiorenses pela leitura.
Quanto à avaliação que dou ao Centro, no meu entender acaba por ser positiva.

Joaquim Candeias disse...

bom dia
aproveitando a deixa, eu ja tinha comentado com amigos meus que em Campo Maior não há onde se possa comprar livros de autores consagrados como diz o amigo latino, para isso temos que nos deslocar a Elvas ao Modelo (para mim que so pode ser nos sabados)
eu tambem não sei como se processa a devolução dos mesmos, caso do Zé Manuel (interlivro)que vai tendo alguns. Agora saiu um novo do Jose Rodrigues dos Santos, terei que ir a Elvas compra-lo? É o mais certo, ou então pelo circulo de leitores.
Em relação ao centro cultural, era necessario, nós por cá não tinhamos
onde ir ver um espectaculo ou cinema, não que eu seja muito de o frequentar, mas vou quando algum programa é do meu agrado.Mais iniciativas, é o que ele precisa para maior adesão de todos, há pessoas que gostam de pimba outros nem tanto, outros revista, essa de apresentação de um livro,ou mais, era do meu agrado.

Rapaz deixa a Rapariga disse...

Acho positivo o trabalho realizado no Centro Cultural. Às vezes sinto que fica algo mais para fazer, mas é natural, visto não haver público para certas iniciativas.
No outro dia aqui falava-se do concerto do Sérgio, aqui tem a resposta da Vereadora: "formação de públicos", também acho que sim.

Anónimo disse...

Bom Dia.
Não venho deixar um comentário em relação ao post, mas sim em relação á imagem do blog.
Este blog já tem um número de visitas consideráveis, e na minha opinião acho que a apresentação do blog, deixa um pouco a desejar, acho que está na altura de melhorarem a imagem do blog.
Fica ai a deixa.

Três horas da manhã disse...

Agradeço a sua sugestão Anónimo, é uma preocupação que temos. O problema é que os formatos base da blogger são muito fracos, o que nos faz ir adiando esta situação. Pois ao mudarmos o formato (tema) existem algumas informações que vão desta para melhor. Daqui a duas semanas temos previsto uma alteração de raiz.

Cumprimentos

Anónimo disse...

concordo com a alteração da imagem do blog...

Joaquim Candeias disse...

Pensava que era só eu que custava a abrir a pagina, ta visto que não.
Já agora as mensagens poderiam ser em janela pop-up

Anónimo disse...

e qual terá sido o maior evento que o Centro cultural já terá recebido???? talvez a inauguração, não?

Anónimo disse...

claro a inauguração! o cortar de fitas não foi? grande evento!
eu gostei dos espectáculos do blá blá blá!

Zé Camões disse...

Ora muito boa tarde.

Tenho bastante pena de não ir regulamente a C.M., porque tenho ouvido maravilhas da programação do C.C, infelizmente só lá entrei duas vezes, uma na estreia e na outra vez, foi entrar e sair, já não sei bem porquê.
É muito bom que se aposte na cultura, muito mais num local calmo como é C.M, no entanto deixe-me só fazer um apontamento, não gostei do conforto, achei um pouco ultrapassadas as cadeiras de madeira e não estarem almofadadas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

"O espectáculo de estreia “A Revista é Isto” vai ser levado à cena pelo Grupo de Teatro do concelho “Blá, Blá, Blá”, em conjunto com outro grupo de munícipes e ficará em exibição até ao final do mês" NAO!!!!!
Pelo que eu sei, A Revista é uma produção do CCCM, onde participam cerca de 15 municipes, onde somente se incluem 4 ou 5 elementos do Bla, bla, bla.
Mas pronto, é normal. Tudo o que se faz em campo maior é o bla, bla, bla. Enfim, são os meninos da vereadora!

Anónimo disse...

olá amigos,ao meu ver o centro cultural foi uma obra bem feita é pena não ser mais aproveitada, mas eu acho um pouco estranho só falarem das coisas positivas da vila, o negativo metem para baixo do tapete, o CENTRO HISTORICO DA VILA não é cultura? e está todo abandonado, mas a senhora vereadora nisso não fala nem o senhor burrica os meus cumprimentos

Anónimo disse...

Sr. Joaquim blogs como este servem para informar, e o Sr. Três da Manhã que me corrija se eu estiver errado, se porventura nos artigos que constam dos mesmos não se focam esses assuntos, estão os caros leitores estão à vontade para entrarem em contacto com os autores afim de que num próximo artigo esse assunto seja exposto. Convém porém que exista algum rigor na informação prestada e não apenas dizer que está mal por dizer.

Anónimo disse...

Durante estes 5 anos o CC de CM teve actividades do mais variado que existe a nivel nacional! Não critico os conteudos ou os temas escolhidos, só lamento que uma obra dquele porte só funcione aos fins de semana, creio que um cinema durante a semana não criava nenhum transtorno e era uma mais valia para a cultura em CM! O que fazem os vendedores de bilhetes durante a semana, se só existem espectaculos ao fim de semana? São outros casos como os já referidos empregados do turismo!!

Três horas da manhã disse...

Caro Latino e Sr. Joaquim,

Acho que existe aqui alguma falta de interpretação.

O que o Sr. Joaquim quis dizer é que a Sra. Vereadora Ana Golaio, só fala nas coisas boas e não nas más como por exemplo no Centro Histórico. certo Sr. Joaquim?

Compreendo a razão da Natureza de tal comentário, porém acho que talvez não se enquadre na perfeição, pois no exposto falasse em exclusivo do Centro Cultural.

ou seja,

O Sr. Joaquim não se estava a referir ao bolgue, pois o mesmo sabe e bem que aqui no "Ó mê belo Campo Maiore..." muito se tem falado do Centro Histórico.

Caro Latino, tem toda a razão, caso alguém queira falar de assuntos que aqui não foram abordados, contem com o nosso apoio, mande um e-mail.
Se por razões de identidade não quiserem dar-se a conhecer pelas mais variadas razões, criem um mail para o efeito, é rápido e simples.

Cumps

Anónimo disse...

Após uma análise mais cuidada ao comentário reconheço que fiz uma má interpretação do mesmo, pelo facto o meu pedido de desculpa ao Sr. Joaquim.

Anónimo disse...

Ah pois é anónimo das 17:10! Podiam passar cinema todos os dias e terem matinés nos feriados. temos sempre que ir para Badajoz!
As cadeiras também podiam ser melhores.
As trabalhadoras também ser melhor aproveitadas.

Anónimo disse...

olá amigo TRÊS- DA MANHÃ eu penso que o meu comentário não andou muito longe do problema do centro cultural de campo-maior, eu sei que há muita gente não gosta de ouvir a realidade, é esta a minha politica.. se o senhora pensa que eu fui alem só pesso desculpas os meus cumprimentos

Três horas da manhã disse...

Olá Amigo Joaquim, cada um tem a sua opinião. Se essa é a sua eu respeito.

Não peça desculpas, a riqueza esta na pluralidade.

Cumps

Anónimo disse...

Para o anónimo das 16.33h

Meu caro senhor se não está contente com as produções do Blá Blá Blá crie o senhor uma companhia de teatro, porque agora em Campo Maior parece que pegou moda (ex: o grupo do vamos à romaria e o do gente fina é outra coisa). Deixem os miúdos fazerem o trabalho deles, que é de louvar. Graças a eles a cultura em Campo Maior foi mudando e para melhor.
Viva ao Blá Blá Blá!!

Anónimo disse...

“Pois é !!! Lá voltamos ao mesmo ...
... e lá voltamos os mesmos – sempre os mesmos – a repetir-nos...”

...o CC está feito!!!???. Está. Perfeito.

...está a ser utilizado com cultura!!!???. Está . Perfeito.

Está a ser bem ou mal dirigido, ou aproveitado???

Aos do ” BEM”... só têm que continuar a ajudar, a trabalhar, e a usufruir...

Aos do “ MAL”... a usufruir o que já existe, e dar opiniões - concretas - como se poderá melhorar...


Esta “equipa” da câmara - e todas as outras que se seguirem - foi eleita democraticamente.

Só temos que respeitar e ajudar... e ser a equipa de todos, ainda que não fosse eleita com o nosso voto...

Criticar quando houver motivo? Sempre, sempre , e sempre...

Maledicência . Não, não e não...

Não há programa no CC? Não gosta?
Hoje q está frio, vá para casa, tome um banho, perfume-se , vista uma roupa de algodão , jante qqcoisa leve , não ligue a televisão, dê um sorriso, um carinho, uma palavra amiga para quem estiver próximo, sente-se confortavelmente a ler, e ... ame.
Boa noite a todos.

Anónimo disse...

Cultura nunca é demais.

Seja ela mais "rebuscada", "popular", "artistica", "humoristica"... o que quiserem.

O próprio termo "Cultura" é, demasiadamente lato... mas o facto é que a expressão cultural se pode dar de muitas maneiras, formas, teses... Tem sido um discussão que nesta semana tem andado tanto aqui nestas página que ficamos sem perceber uma coisa (e dirijo-me a todos os leitores e ao criador e editor deste blog): As pessoas criticam aqui o que? O facto de existir actos culturais, de existirem em demasia, ou haver falta deles??? Criticam o Bla, Bla, Bla porque são apoiados pela Câmara? E depois... não é esse o papel, também, das autarquias. Apoiar o que de "bom" vai aparecendo?

Criticam porque se trás o Emanuel? Gostemos ou não, o facto é que há quem goste. O que tem de existir é equilibrio... e ter a capacidade de perceber que há outras pessoas que gostam de outras coisas.

O Sérgio veio ao CC e ninguém apareceu??? Pois bem... é preocupante... pelo menos eu acho que sim... é sinal deque algo está a falhar nessa "formação de públicos". Mas alguém poderá dizer que esse esforço não tem estado a ser feito???

Na estreia do Pessoa(s) estavam pouco mais de 100 pessoas na sala. E depois: quantos estarião há cinco anos???

Não será esta, já, uma evolução???

Quanto ao cinema diário: Não funciona em nenhuma autarquia destas dimensões. Essa sim, seria uma despesa que não teria fundamento. a compra das películas é avultada, e uma sala, no máximo, seria o que se conseguiria numa única semana. E é impensável ter um filme diferente por dia.

Não funciona nesta nem em nenhuma autarquia...

O que quero dizer, sucintamente é que... não é perfeito, mas é melhor... e está a melhorar...

O CCCM faz todo o sentido.... mas o resto não se deve descurar...

Mas isso fica para outro post...

Um abraço

Três horas da manhã disse...

Sr. Não está perfeito.. mas está melhor,

Concordo com o seu nome, acho que esse nome faz um resumo da Cultura Campomaiorense.

Eu acredito que existem situações que poderiam ser melhoradas, porém muito se fez já. A tal formação cultural também se poderá estender a outras áreas da cultura, nomeadamente à leitura.

Quando falei do Concerto do Sérgio Godinho, foi porque achei preocupante aquela situação, acho que as pessoas estão mais dispostas a coisas mais pop, de "fácil compreensão". Se bem que gostos não se discutem, se preferem "Emanuel" acho que fazem mal mas respeito!

Quanto ao Blá Blá Blá, pela minha parte enalteço este grupo, bem como todos as pessoas e grupos que participam na vida cultural do concelho e acho que a Câmara deve apoiar estes grupos cada vez mais.

Quando se faz uma exposição não tem de ser necessariamente critica. Da minha parte, nesta questão tem sido por divulgar e não denunciar.

É esta a minha postura quanto à Cultura, de uma forma muito resumida.

Cumps