quinta-feira, 13 de novembro de 2008

De Blogue a Blogue, com Zé de Mello

Hoje, iniciamos uma nova rubrica denominada “ Blogue a Blogue”, onde o “Ó mê belo Campo Maiore…” entrevista via e-mail blogues e bloggers amigos. A entrevista é conduzida conforme a natureza do blogue entrevistado, tendo sempre em conta a actualidade. Hoje, faz as honras o “Zé de Mello”, para próxima semana vamos ter mais duas entrevistas, fiquem atentos!

O Zé de Mello é um blogue Elvense, que nasceu em Julho de 2005, o qual admiramos muito no " Ó mê belo Campo Maiore..." pois ao longo destes anos teve um papel activo no seio da cidadania Elvense, sempre de uma forma ordeira e respeitadora. Tendo também levado a cabo variadas iniciativas, como as Maravilhas Vs. Horrores de Elvas e os Grandes Elvenses, entre outras.

--

- Quem foi Zé de Mello?
Num primeiro momento houve quem confundisse este personagem com o Zé de Melo do Linhas de Elvas ou ainda com a escultura que se encontra colocada sobre uma das portas seiscentistas da cidade. Na verdade este Velho Conselheiro é o alter ego do autor do blogue, que usa este nome sonante no burgo para criar proximidade com quem o lê.

- Como surgiu o "Zé de Mello" (blogue)?
O blogue surge como resultado de conversas de café e numa primeira fase da necessidade de expor o descontentamento por o Regedor permitir ou impulsionar que o seu nome fosse atribuído a vários equipamentos construídos nos seus mandatos. Em Julho de 2005, com a inauguração do parque subterrâneo do Centro Histórico nasce o Zé de Mello.

- O que é o "Zé de Mello" (blogue)? É mesmo só um blogue?
Se entendermos que um blogue serve para expressar-se em liberdade, postando a visão particular deste Velho Conselheiro, ao igual que o podem fazer quem o entenda utilizando o mail zedemelo@gmail.com, então o Zé de Mello é "mesmo" um blogue. Têm sido anos de comentários e textos que expressam a forma como independentemente vemos o Concelho. Já ouvi pessoas de fora do Concelho dizerem que só ainda nao mudámos o nome do Concelho para Rondão Almeida porque seria gritante, mas é o que falta, dizem. é uma viso que me parte comparto, mas tenho noção que o trabalho do Regedor é exemplo e inveja de muitos outros Presidentes de Câmara!

- O que é um blogue para si? Um local de consciencialização?
Como disse antes os blogues são diários, mais ou menos públicos, onde descarregarmos as nossas visões do mundo. No caso do Zé de Mello é uma visão sobre o Concelho, muitas vezes não as comparto mas a pluralidade é essencial para perceber a sociedade. Não serve de consciencialização de nada e para nada; serve de exposição da minha visão do Concelho.

- O "Zé de Mello" possui um programa? Qual?
O Zé de Mello tem sofrido mutações ao longo dos anos. Em breve entrará numa nova, dado que surgem outros blogues no Concelho e há que adaptar-se a esta nova situação para a qual sempre lutei. Quanto mais existam mais rica será a pluralidade de opiniões.

- Qual a sua opinião sobre o frenético desenvolvimento das novas Associações Elvenses? Acha que é uma situação temporal?
Neste momento, e após anos sem qualquer associação empresarial, o Concelho conta com duas. Infelizmente, e não é algo exclusivo de Elvas, a sociedade civil está morta, e ambas nascem na sombra de acções partidárias, inclusive a ADE, que deveria ser mais aglutinadora. Espero que apesar destes "handycaps" estas cumpram os seus objectivos pois isso poderá ajudar a Cidade e o concelho a melhorarem. O Zé de Mello é optimista!

- Nova Plataforma Logística, realidade ou ficção? A crise económica, poderá causar a morte deste projecto?
Na verdade a Plataforma elvense não existe. É a única que não avançou até agora das várias anunciadas pelo Governo! Isso preocupa-me, pois esta plataforma devia ir lado a lado com a de Badajoz, criando um grande espaço ibérico de movimentação de mercadorias. Aproveito para perguntar a Rondão Almeida: "Que lhe diz o Eng. Sócrates quando, e se é que o faz, lhe coloca a interrogativa sobre a Plataforma Multimodal?"

- Estamos a menos de um ano das Eleições autárquicas, prevê alguma surpresa por Elvas?
Neste momento temos 3 candidatos já anunciados que espero apresentem programas de governação que possibilitem uma discussão sobre a evolução social e económica do Concelho. Sinto muito que a nova legislação não esteja aprovada para estas eleições. É urgente a reforma da governação das instituições locais. Executivos fortes, Assembleias reforçadas de poderes e dignificadas são urgentes para um melhor exercício da política local.

- Qual a sua opinião sobre Campo Maior na actualidade?
A Vila tem um encanto especial para todos os que a olhamos desde os arredores. O próximo ano vai ser emocionante e determinante para o futuro do concelho.

- Quer deixar alguma mensagem para os leitores do "Ó mê belo Campo Maiore…"?
Pensem, opinem, ouçam, debatam pois só assim se pode ter uma visão global sobre o mundo...

--
Zé de Mello | www.zedemello.blogspot.com


Quero agradecer ao Zé de Mello pela sua disponibilidade, fazendo desde aqui votos para que continue com o excelente trabalho.

Estão à vontade para comentar a entrevista e dizerem também o que acham desta rubrica.

Cumprimentos.

Ps: Visitem o Zé de Mello!

12 comentários:

Anónimo disse...

Boa rubrica, excelente blog que nos deu a conhecer. Num espaço como a blogosfera tão cheio e farto, é bom que exista alguém que faça a filtragem dos mesmos e nos aponte onde está a qualidade. Continuação de bom trabalho.

Rapaz deixa a Rapariga disse...

muito bom mesmo, parabéns! gostei muito.
zé de mello é um dos melhores blogs q cnh

Anónimo disse...

Bom, a ideia é pertinente, original em termos de blogue, aproximando-o duma perspectiva mais jornalistica que me agrada.
Por outro lado, alarga o campo de visão e o âmbito da comunicação.
O "O mê belo..." foi ganhando, por mérito e esforço próprio, o lugar e o papel de "Blogue Pivot" da blogosfera campomaiorense. Agora deve, no meu entender, procurar estar à altura deste compromisso.
Força! Cá estamos par ajudar.

Anónimo disse...

Ao principio não estava muito confiante em relação ao blogue, mas depois tem vindo a desenvolver um trabalho muito interessante. Hoje com esta nova rubrica acho que deu o salto definitivo, para se assumir como o um blogue bom.
O Vila Raiana também está a desenvolver um trab interessante.

Força malta!

Zé Camões disse...

Bem interessante esta sua rubrica, ainda me deixou com mais vontade de participar.
Quando tiver o questionário preparado envie-o, terei todo o prazer em participar.
Cumprimentos e muito bom dia.

Anónimo disse...

Excelente iniciativa.
Está de parabéns pela originalidade e qualidade da mesma.
O Zé de Mello tem um lugar cativo na blogosfera elvense pelo seu pioneirismo, sempre pautado pela qualidade dos textos.

Anónimo disse...

Acho que o Zé de Mello se podia ter "molhado um pouco mais". As questões estão feitas de uma forma perspicaz, poderia ter dito algo mais Zé! Este homem sempre cavalheiro, gostei.
Não comparto a ideia que um blogue não seja um meio de consciencialização.

Anónimo disse...

Muito sinceramente, preferi ler esta entrevista em detrimento das porcarias que se lê nos jornais. Aqui sim, as perguntas são feitas sem esquemas e respondidas com sinceridade. Além isso, fiquei informado sobre alguns temas que desconhecia.

Anónimo disse...

Muito bem. Talvez se ainda não pensou nisto...poderia dar um avanço ali para os lados de Badajoz e entrevistar um blogger espanhol. fica aqui a ideia.

Anónimo disse...

Remar contra a maré... é além de tudo desagradável.

Não quero sê-lo. É só + uma opinião.

Li, e fiquei com aquela sensação de desconforto, igual ao de uma conversa inacabada...ou de um acto de amor a meio ... ou outra coisa qualquer... e fica-se assim frustrado...de um vazio que ficou... de algo estranho que não se sabe bem...

Essa coisa de elogios, entrevistas, condecorações, - quando públicas - especialmente quando são entre amigos, – desculpem-me a sinceridade - cheiram-me sempre ao tempo da “ outra senhora”, ou mais recentemente á hipocrisia da moda das homenagens “pré-póstumas” aos “velhinhos”, que os mesmos “ homenageadores” tanto desprezaram em vida... ou ainda a conluios, subservientes, que são hoje o prato mais apetecível do dia a dia na comunicação social...

Evidentemente , não será o caso, felizmente...

... e isto tb para dizer que não entendo assim a função de um “blog” que eu vejo mais como suplemento de uma página aberta, “contrabandista” , de jornal... livre... sem donos... sem editorial... sem censura... formativa... denunciativa... opinativa...

É bom estar estes breves momentos convosco, e... no final, ouvir o som deste silêncio...

Boa noite a todos.

siripipi alentejano disse...

Eu concordo com as entrevistas e divulgação de outros blogues da nossa região, pessoalmente tenho o cuidado de os visitar e comentar.
Sou um defensor que os blogues servem para divulgação, análise e discussão de políticas, no nosso caso, locais, é igualmente um espaço de debate de opiniões e de críticas. Assim devemos continuar, há muitas idéias que se podem tornar como objectivos a atingir.
siripipi-alentejano

Três horas da manhã disse...

Caro Delolendro,

Respeito a sua opinião. Porém não concordo.

Entre amigos é uma maneira de dizer, não conheço o Zé de Mello, a não ser da internet e não tenho problema de dizer quando admiro algo.

O objectivo e função dos blog´s são aquilo que o editor definir, daí existirem blogue de mil e um temas.

Se ficou com aquela sensação de que algo ficou por dizer, deve ficar com essa mesma sensação em todas e quaisquer entrevistas. Eu próprio fico!

Talvez venha a gostar mais das próximas.

Cumprimentos.

PS: O Contra é sempre bem-vindo desde que fundamentado e o seu costuma se-lo.