quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nova Sondagem: Falta de Informação em Campo Maior?!?!

É certo que não vivemos em Lisboa, que estamos numa Vila, em que nem sempre existe grande intensidade de notícias. Porém, muitas vezes torna-se complicado obter informações sobre a nossa Vila.

Faz algum tempo, dediquei um post à Rádio Campo Maior, tendo havido algumas críticas construtivas, nomeadamente no respeitante à informação. O certo é que têm havido algumas melhorias ao nível dos espaços noticiosos da RCM, tirando a semana passada, na qual nem todos os dias existiram informações pelo menos online (clique aqui para aceder ao sitio da RCM).

Em termos informativos locais, temos ainda o quinzenário “Região em Noticias de Campo Maior”, o qual devido a ter uma publicação periódica de 15 em 15 dias, quando publicado traz alguma informação “ultrapassada”, ou seja, em quinze dias acontece muita coisa, de certo que muitas notícias ao final desse período de tempo já não o são e nem detém interesse. Além isso, tenho visto algumas reportagens com informação pouco cuidada, convido-os a visitarem o Blogue Maré Baixa, onde está explicito um destes casos (clique para ver).

Outra fonte de informação do nosso concelho, que nunca mais se viu por aí, é o Boletim Municipal, o qual nos trazia ao dia algumas das intervenções realizadas pelo Município. Lendo uma acta de uma reunião de Câmara, soube que existia intenção de lançar o dito Boletim. O referido é sempre bem-vindo, desde que traga informação útil e não propaganda política. Muitas vezes se não possuíssem essas propagandas, não seriam lançados, mas mesmo assim não deixam de nos dar informações (atenção que isto é a nível nacional).

Na minha opinião, existe notoriamente falta de informação em Campo Maior, deveria dar-se uma maior atenção a este aspecto. Entendo que na situação do Jornal, talvez economicamente não seja viável. Já a RCM, poderá fazer melhor, tendo o privilégio de ser o único meio de informação Campomaiorense actualizável dia-a-dia. Quanto ao Boletim, seria interessante que tivesse uma cadência certa e que fosse um meio de informação útil para os Campomaiorenses.

E vocês que acham sobre este assunto meus caros?

Existe falta de informação? Se sim, que soluções?

Cumprimentos.

PS: Não deixem de votar na sondagem relacionada com o exposto.

PS1: Não me esqueci dos meios de comunicação de Elvas, os quais também prestam um serviço razoável ao povo de Campo Maior, mas quis dedicar o post em exclusivo aos meios Campomaiorenses.

18 comentários:

Zé Camões disse...

Muito bom dia.
Espero encontra-lo de perfeita saúde, mas tenha cuidado estamos a entrar na época dos constipados 
Eu como campomaiorense consigo entender essa falta de informação, mas sabe que a língua do povo faz correr as noticias, as verdadeiras e as falsas.Não posso deixar de dizer isto sem me rir.
Agora a sério, é normal que numa localidade relativamente pequena, que não seja tão necessária a intervenção massiva dos meios de comunicação.
Apesar de vivermos numa aldeia global, ainda existe o método tradicional de espalhar a noticia, de boca em boca.
Um Abraço, passe no meu acho que vai gostar.

Anónimo disse...

olá amigos bom dia. eu penso que a informação da RCM, é mais há base de desporto e pequenas noticias e um pouco de cultura há campomaiorense, mas não fala dos grandes problemas que existem em campo-maior e que são bastantes, como por exemplo o problema da água, como foi possivel este aumento e ninguem diz nada,como é possivel a parte velha da vila estar toda abandonada e ninguem diz nada, há lixo por todo o lado, defacto vai muita gente ao RCM mas ninguem fala nos grandes problemas da vila porque será? obrigado

Anónimo disse...

Em Campo Maior não existem meios de informação, muitas das coisas não se sabem, pq existe medo de se falarem. Se falam de algumas coisas depois o dinheiro quem o vai dar?
A RCM dá noticias, mas é necessário que a chamem, esta não tem por costume ir a procura das noticias.
Basicamente é noticias de dizer o que aconteceu, não existe denúncia, a não ser que alguém mande um comunicado por lá.

Anónimo disse...

No RNCMaior vem as mesmas noticias do que são faladas na RCM, para mim são um só meio de comunicação.

Anónimo disse...

Estou quase de acordo com o Camões - ou não fosse ele o "dono" do Lusiadas - mas como o meu caro "3hmanhã" saberá "isto" da comunicação tem muito que se lhe diga... CMaior tem a mesma informação que tem o país, (futebol+ fátima lopes (+ a sua gravidez) + zé castelo branco + sócrates + santana lopes + mais os crimes (com quanto + sangue melhor) + Natal + as cheias e frio no Inverno + o calor, a seca, e o fogos no verão + as sondagens dando (ou não) maioria absoluta ao PS +...+...+ blá,blá,blá...)
Se isto não lhe for suficiente tem ainda para optar pelo ( futebol+ fátima lopes +... +...+...,etc,e tal...).
De CMaior como noticiário local ... hum!!! temos a Câmara e o seu Presidente + a Cãmara e o seu Presidente + a Câmara e o seu... (Pedimos desculpa aos nossos ouvintes, estamos com um problema técnico que esperamos debelar no menor espaço de tempo possível...(entretanto passados cem anos) ... debelados os problemas técnicos aos quais somos alheios, mas que pedimos desculpa, voltamos ao noticiário informando que sua Exª o Sr. Presidente da Câmara (convocou os órgãos de comunicação) para informar que esteve reunido com a oposição democrática e outras forças "vivas" do nosso concelho( num dia bastante fatigante,fadiga tal que os vincos profundos o seu rosto bem espelhava neste final do dia) para debaterem ...
Mais comunicação do só "Sim Senhor,"? Não.
Quer uma opinião?
Abra (e outros blogs que vierem )cada vez mais o seu (foi feliz no nome)"Ómêbelocampomaiore" a TODOS sem excepção, e sentirá(emos) progressivamente as "coisas" melhorarem no aspecto (e outros)noticioso.
Conforme diz o "Camões" aqui para o burgo, vai nos bastando "a noticia é espalhada de boca a boca", - e se for daquelas que os dentes tem estrelinhas, ui. ui !!!
...e até porque de manipulação em manipulação - os jornalistas tb têm boca n`é - sempre "lá vamos cantando e rindo"...
Bom almoço.Hoje o meu n`é "ganda" coisa. Não sei quem pode gostar de fígado com batatas cozidas e buéréré de cebola!!! Mas "prontos".
Cumprimentos.

Anónimo disse...

O jornal de Campo Maior é muito mau! São tres ou quatro paginas de reportagem sobre alguns eventos e uma entrevista a alguem da vila, muito fraco. Quanto á rádio, as noticias são poucas e muito superfluas! Não vão ao cerne da questão em muitos casos. Para mim o melhor é mesmo aque programa culinário e a entrevista que fazem todos os sabados de manha, de resto considero a rádio fraca e sem conteudos. Penso que no seu inicio a rádio era boa, e com os tempos veio a decrescer em qualidade. Uma das coisas que sei quanto ao meios de informação em CM é a falta de meios financeiros, tanto que a equipa da rádio por exemplo, muda de pessoal com muita frequência. E talvez seja aqui que reside o problema de tais meios de informação em CM.

Elvascidade disse...

O blogs poderão ajudar nesse sentido. Pena é que infelizmente alguns não sejam credíveis.

siripipi alentejano disse...

Quando postou sobre a Rádio Campo Maior fiz um comentário e aí levantei várias questões. Hoje volta ao assunto mas pela falta de informação, pode crer que concordo em absoluto consigo, todavia, posso-lhe adiantar que penso, quer na Rádio Campo Maior quer no Jornal, os Chefes de Redação devem ter instruções para só publicar o que interessará a alguèm, a quem é não sei! e digo-o porque por mais de uma vez mandei matéria para publicação e nunca tiveram luz verde. O último trabalho foi a Nota de Protesto sobre a Semana das Tradições que apresentei na Assembleia Municipal e é parte integrante da respectiva acta(deve ter ficado na cesta dos papeis).
Felizmente que sei o que é a Comunicação Social, sei quais são as suas regras e código deontológico que norteia os homens e mulheres da Comunicação Social.
Ao longo de mais de 4o anos trabalhei na comunicação social (rádio, imprensa nacional e regional), fui um colaborador assiduo dos diversos quinzenários de Campo Maior desde o nascimento da "A Palavra". Aquele documento merecia ser do conhecimento público,pois continha informação precisa sobre um evento que mereceu muita contestação.
As Rádios, principalmente as Locais, bem como a imprensa regional, têm uma importância enormissimo por serem os principais vectores de comunicação e informação da realidade de um Povo.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Ó meu caro! Será que só você é que ainda não reparou? Na verdade não há informação, simplesmente porque aqui não há notícias. Pois é... A vida aqui parou. Aqui é o Pântano Maior, mas por hábito chamamos-lhe Campo.Isto já não é uma terra a sério, é a "Terra do Nunca". Aqui é tudo "faz de conta".
Por isso não há nada para informar.
Informar é falar do que muda e aqui não há nada para mudar.
Olhe, conforme-se e assosegue. Se continua à procura do que não existe porque não pode existir, você ainda acaba a falar sózinho que é a pior forma de acabar.

Anónimo disse...

Isso é tudo Ironia Anónimo 18:57?
Existe muita coisa para mudar, mas muita pouca vontade de o fazer.

Anónimo disse...

Lamento estar em desacordo com o Sr. Siripipi, mas essa do "código deontológico dos jornalistas" não passa de uma treta. A "deontologia" está - esteve sempre - para certas profissões "endeuzadas" como os produtos "tóxicos" - como exemplo mais em voga - estão actualmente para "crise" financeira. É pó nos olhos dos incautos,
"markentinzado" por vendedores de ilusões...
Olhe, deixemo-nos de "filosofias" e vamos mas é ver o futebol, porque amanhã temos que estar em dia -com as jogadas mais duvidosas-e não fazer-mos figura de ignorantes...E amanhã há mais... e ( que raio de distracção) vejam lá que ainda não sei o que é jantar para hoje...
Boa noite e fiquem bem !!!

Anónimo disse...

Boa noite.
Não podemos dizer que a radio é boa ou má se não ouvirmos toda a emissão, como é o meu caso, se quando eu posso ouvir a RCM estiver no ar musica estrangeira, eu desligo e que culpa tem a radio se eu desliguei e já não oiço o resto? eu quero musica Portuguesa, outros nem tanto, outros pimba, outros fados, estes teem sorte sabem o horario. Eu acho que para agradar a toda a gente tem que se ter uma programação variada e mais participação dos ouvintes, não tamto (o que tem pro almoço) mas sim outras iniciativas, lembram-se do Bruno Batista que punha toda a gente em movimento? Até chegamos a, quando passava um ouvinte com os carros na RCM, dar uma bozinadela!!! Vamos lá mais acção, o Bruno não é melhor có Cabral ou Susana, vamos mas é "arrepiar" esta gente que tem que ser mechida. Ou estamos como na actividade politica do concelho, PARADA, Não se passa nada. Vamos prá frente que o povo o que quer é movimento. Parabens pela festa de anos no centro cultural, foi bastante boa para ser em Campo Maior, houve variedade, saias, versos, poemas e o grupo do Cabral, embora muita gente não aprecie, mas faz voltar aos anos dos 5 do Alentejo

Anónimo disse...

sou de Campo Maior e dame pena o meu campo maior nao existe informacao porque ha MEDOSSSSSS ,liberdade de expressao nao existe neste campo maior. CAMPO MAIOR S.O.S

inspectora raiana disse...

Boas Noites!!
Em Campo Maior, a informação é muito muito escassa... A RCM noticias noticias acerca da vila, mas noticias mesmo aquelas que realmente tem um interesse público não as há. E Porque?? Porque não há pesquisa, porque só é noticia aquilo que a população já sabe, que vai de boca em boca até chegar a RCM e esta passar para o ar.

Sim não podemos comparar a nossa humilde vila a Lisboa, mas também em Campo Maior há noticias que são relevantes para os campomaiorenses.

Não são só os eventos culturais, nem levarem o aparato todo para a enxara, para estarem em directo... a Nossa Vila é muito mais que isso.

O povo tem direito a ser informado das questões relevantes que se passa na nossa vila.

Deveria também haver um Boletim, não semestral, mas talvez trimestral, o qual tivesse como objectivo informar os campomaiorenses acerca do desempenho da autarquia, o que foi feito, o que esta previsto ser feito, entre outras coisas de maior interesse.

No entanto, o Sr Burrical e a Srª Golaia, parece só terem interesse na agenda cultural, assumo que não sei se esta certo o nome do dito cujo, este para além dos filmes, teatros e exposições que vão ser expostos em campo maior, tras sempre consigo que é a xs mensagem ou de um ou de outro. Sempre com uma sublime propaganda política.

O que eles deveriam dizer és os podres que tem feito na autarquia... contar as trafulhices isso sim... Por detrás daquela simpatia há muita coisa oculta.

Uma vez que estou a falar de cinema queria aqui deixar uma nota, digamos assim, Arronches passa filmes durante os dias de semana, porque é que no Centro Cultural nos dias de semana não há cinema?? Ou nos dirigimos a Badajoz, ou então a 7ª arte ou ao Vídeo Club Peguinho para alugar um filmezinho.

Sem mais assunto...

Inte

Anónimo disse...

O Bruno Baptista "cloney" funcionava!
Faz falta uma injecção na RCM, uma injecção de dinheiro! Para poderem fazer um melhor trabalho, os profissionais e bons já têm.

Anónimo disse...

Começo por dizer que não sou de Campo Maior, apenas cá trabalho como tantas outras centenas de pessoas. Sou de Elvas.

Confesso que “vou” acompanho a comunicação social de Campo Maior e de Elvas. Mas espanta-me uma coisa.

Em elvas a grande maioria das pessoas "acarinha" o linhas e a rádio Elvas. Nunca vi ninguém falar/escrever tão mal daqueles órgãos de comunicação social como aqui em campo maior dos órgãos desta terra.

E pergunto-me: mas será que a rádio e o jornal de campo maior são assim tão maus? Então como é possível ainda existirem?

Sabiam que a rádio Elvas abre noticiários com notícias de Évora (quando nem se quer lá chega em termos de frequência)? E que o Linhas de alguns meses a esta parte deixou de “falar mal” da Câmara porque o Rondão injectou lá bastantes euros?

Chama-se a isto pressão económica. Síndrome dos meios de comunicação social local, regional e nacionais.

Pergunto: os autores deste blog e alguns dos seus anónimos, porque não escrevem identificando-se? Parece que também sofrem do mesmo síndrome.

Sejamos realistas e não apontemos o dedo quando não sabemos do que estamos a falar.

Conheço alguns dos profissionais que ali trabalham e acho que estão a fazer um esforço enorme para manter a rádio e o jornal activos. E este é o tipo de apoio que os campomaiorenses lhes dão?

Se fosse em Elvas, todos apoiavam a rádio Elvas ou o linhas ou a renascença, aqui parece ser mais fácil criticar do que apoiar. É mal dos campomaiorenses….. “preso por ter cão – preso por não ter cão”

PS: O dia que deixarem de existir o que vão criticar?

Anónimo disse...

Anónimo 14:40, fala o roto para o descosido não? Tu utilizas o Anonimato e vens com conversas moralistas sobre o serem anónimos ou deixarem de serem!
Queres ver, tu que trabalhas na Delta vens para aqui com o teu nome a falar coisas impróprias? Não vens! Tanto Elvas como Campo Maior são localidades pequenas onde se sofre de pressão! Em Elvas estão mais que dominados pelo Rondão nem piam, andam fininhos! Mais uma coisa anónimo não viste por aí criticas construtivas?Com estas coisas também se melhora

Anónimo falou!

Três horas da manhã disse...

Sr. Anónimo Elvense das 14:40,

Existe critica e critica.

Se se se se se se se...

Cumprimentos fraternos e comerciais