domingo, 19 de outubro de 2008

Comentário da Semana (8)

Espero que o fim-de-semana esteja a correr de feição.

Leiam o post todo, antes de fazerem juízos de valor erróneos (digo isto por causa das más disposições).

O comentário desta semana, foi escolhido no Post "Município Campomaiorense Inova", este foi escrito pelo Sr. Siripipi Alentejano, sendo que escolhi apenas parte do dito, a qual é pertinente e alusiva ao post.

O caso não é único por ironia do destino, essas trabalhadoras como algumas dezenas de outros seus colegas estão mal aproveitados. (...)
A gestão de Pessoal num Município é uma das competências próprias do Presidente da Câmara, é ele que propõe a sua admissão, neste momento o Pessoal ao serviço do Município cifra-se em mais de 250 Funcionários e eu gostaria de saber, como a maioria dos Campomaiorenses, qual o serviço que fazem se há tão poucas obras em curso.
A Admissão de Pessoal além do Quadro, o que lhe poderá dar votos é a sua mais-valia e neste momento já se está preparando para retirar dividendos...”
(Sr. Siripipi Alentejano, 16 de Outubro de 2008)

Em muitos locais (empresas, municípios, entre outros) existe pessoal mal aproveitado, nem sempre é fácil fazer um devida gestão dos recursos humanos, porém em algumas situações uma reestruturação seria necessária. Acredito que existe lugar para todos, sendo que alguns poderão ainda ser mais úteis do que o são hoje, como por exemplo, alguns licenciados que fazem serviço meramente administrativo.

A questão que gostava de ver discutida, é a seguinte: Serão de facto que os quadros do nosso Município, asseguram votantes suficientes, para que o presidente em funções e que vai ser candidato a um novo mandato, tenha os votos que cheguem para a sua eleição?

Pensemos, se formos por esta lógica, lembrem-se das últimas eleições municipais, quem ganhou? Porém quem detinha mais "colaboradores" a votar, de facto não foi essa "facção" que ganhou. Certo?

Até que ponto será o dito a negrito no comentário da semana é influenciável?
Não será de facto que as propostas e o trabalho fazem a diferença? Ou o local onde trabalham influência o vosso voto?


Cumprimentos.

PS: A imagem do post nada têm a ver com esta situação, mas achei engraçado compartir com vocês.

14 comentários:

Anónimo disse...

Eu voto em que tiver as melhores propostas, agora não posso de dizer que o actual contrata pessoas para dp ter uns votinhos, agora vamos la ver qd as pessoas forem até à caixinha se não vai haver grandes surpresas.

Anónimo disse...

As pessoas podem falar de mil coisas, o que decide a vitória são as propostas.

siripipi alentejano disse...

Agradeço-lhe o facto de ter referido o meu post para comentário da semana, no entanto quero acrescentar qua aguardo a resposta a um requerimento que fiz solicitando que o Senhor Presidente da Câmara me informe o número de funcionários do quadro que estão providos, o número de pessoal contratado, o numero de pessoal contratado em qualquer outra situação e número de pessoal avençado(nome, categoria, trabalho que desempenha na avença e valor mensal das avenças). Quantos às avenças poderei adiantar que a Câmara tem dois Consultores Juridicos a quem paga mensalmente a cada uma avença de 1.250,00 €, numa Gestão correcta e objectiva poderia concursar um lugar de Consultor Juridico para o Quadro, que ficaria a tempo inteiro e com a facilidade de se especializar em Direito Administrativo, Penal e Urbanístico e noutras áreas. Na posse dessa informação pretendo apresentar um trabalho para a Assembleia Municipal e para postar no meu blogue.
Nesse trabalho vou analisar comparativamente os gastos anuais em despesas de pessoal com os indices de produtividade e investimentos produtivos realizados.
Bem Haja
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Como pode ser possivel 250 funcionários???Deve haver muitos sem nada para fazer. A camara de Elvas tem 240 e a area de actuação é muito maior, mais obras, mais eventos, mais população.Não entendo como pode ser possivel tantos funcionários na camara de campo maior. Funcionava com 150 apenas.Não tenho duvidas. Ali em Elvas os funcionários fazem tudo sejam licenciados ou não.Trabalham fora de horas etc....


enfim..

Anónimo disse...

Sobre este tema convido-vos a consultar um documento publicado anualmente pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas - O Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses do ano de 2006. Penso que este documento já não está disponível no site www.sitoc.pt. Talvez o Sr Siripipi o tenha e o possa disponibilizar.

No entanto este documento, numa rubrica, faz uma classificação dos municípios tendo em conta o peso dos gastos com o pessoal no total do orçamento. Eis que Campo Maior surge num meritório oitavo lugar.

Não digo mais...

Três horas da manhã disse...

Segundo o Anuário dos Municípios de 2006,realizados pela CTOC, em termos dos Municípios que apresentam um maior peso das despesas do pessoal na totalidade das despesas, Campo Maior aparece no 21º lugar (num universo de 308), sendo que a percentagem é de 44,65%, ou seja, do total das despesas do nosso Município 44,65% são em despesas com o pessoal.

Depois temos dados mais positivos, como por exemplo o facto de sermos dos poucos municípios que não pediram empréstimos entre 2005 a 2006.

Podem consultar este estudo, neste endereço: http://www.ctoc.pt/fotos/editor2/Anu%C3%A1rio2006.pdf (copiem e colem).

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde

Claro que sempre há alguem que vote no actual presidente por ter sido metido(a) por ele a trabalhar na camara, agora o que não se pode é estar a dizer que está a "tirar dividendos" só porque tem 250 trabalhadores na camara, então e aqueles que lá trabalham que não concordam com ele? O mesmo que há, quem vote Burrica estando fora da camara, tambem há quem vote na oposição estando a trabalhar na camara.
Não é por ai que "o gato vai as filhoses", aqui em Campo Maior o voto vai para os "a favor" ou os "contra", tudo depende da pessoa que vai à cabeça da lista, e, depois é o que se vê, só olham para a frente sem reparar quem de facto acaba por gerir Campo Maior, dando os empregos (agora vai despedir 250 a nivel "nacional"?)quem promove o nome desta vila, e, mais umas quantas coisas que nem val a pena estar a referir. Não sou contra nem a favor deste ultimo nem do primeiro, sou a favor daquele que fizer alguma coisa pela nossa vila, muito há a fazer, senão vejam todos os blogs aqui de Campo Maior, os comentários por vezes não são construtivos, depende da disposição do momento em que cada um escreve, mas tambem podemos ver alguns comentários bastante construtivos, agora pergunto eu; Quem lê os blogs?
O que sabe o povo a respeito do que aqui se escreve e comenta?
Nada. Então os blogs são um veiculo de opinião e desabafo só para alguns, será que (nós) estes alguns, tem influência para se apresentar uma nova lista às proximas eleições? E porque não.
O que é preciso, é essa lista ser de pessoas idóneas, sem qualquer preferencia politica, ou pelo menos apartidária, porque sem preferencia politica deve ser impossivel, afinal todos nos conhecemos, mas que sejam pessoas que lutem por um Campo Maior mais desenvolvido. Então não estamos no Século XXI? É de esperar uma vila como a nossa, esteja condenada a viver como está? Ou quando nós, porque temos um emprego, já não queremos saber de mais nada do que se passa á nossa volta? Onde está o espirito construtivo dos Campomaiorenses? Vamos todos trabalhar em conjunto para que isso seja uma realidade.
Bom resto de Domingo.

siripipi alentejano disse...

Para complementar os dados de "Três Horas da Manhã" do anuária de 2006, vou informá-lo dos números correctos da Conta de Gerência de 2007 do nosso Municipio em matéria de Despesas de Pessoal.
As Despesas Correntes de 2007 totalizaram 5.843.988,92 € e a maior fatia destinou-se a Despesas com Pessoal (3.553.519,15) e para a Aquisição de Bens e Serviços os restantes 1.959.956,15 (são as chamadas despesas de funcionamento). O peso do Pessoal no orçamento Municipal foi 60,80% do total das Despesas Correntes e a 42,46 do total da Despesa (8.367.342,63)As Despesas com Pessoal foram assim distribuídas (neste valores não estão incluídos Sub. Férias e Natal, encargos com a Saúde, C.G.A. e Seg.Social): Pessoal do Quadro (1.347.129,39); Pessoal Contratado (472.746,89); Pessoal em Qualquer Outra Situação (127.499,36); Pessoal em Regime de Tarefa ou Avença (115.885,03); Horas Extraordinárias (272.194,89).
Como pode ver os números são muito grandes e ainda há o Pessoal do Desemprego e dos POC que não estão incluídos naqueles valores.
siripipi-alentejano

Três horas da manhã disse...

Sr. Siripipi, esses dados estão disponíveis em algum local on-line?

Cumprimentos

siripipi alentejano disse...

Três Horas da Manhã, os dados que possuo não estão on line, como sabe eu sou Membro da Assembleia Munjicipal e para os poder discutir e aprovar ou votar contra têm que me ser fornecidos. Possuo todos os Orçamentos e Contas de Gerência dos 3 Mandatos do actual Presidente.
siripipi-alentejano

Três horas da manhã disse...

Obrigado Sr. Siripipi.

siripipi alentejano disse...

Para Três Horas da Manhã: Há pouco tempo um nosso colega da blogosfera informou-me, o que eu desconhecia, que as Contas de Gerência de 2007 estão efectivamente on line no seguinte endereço: http:/www.cm.campo-maior.ot/pdf/contas2007.pdf
Aqui fica a informação e confira o que escrevi.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

olá meus amigos, o sr. BURRIGA só consegue vencer as eleiçòes de 2009 se ele conseguir resolver o problema do martir santo sentido contrario vai levar uma grande derrota, ou então nao se vai candidatar-se, porque eu sei o que falo, aqui na parte velha da vila ninguem vai votar para esse senhor, estão todos muitos triste da politica errada desse senhor e não esquecer que vivem aqui mais de 2000 pessoas, eu penso que esse senhor já viu ..... obrigado

siripipi alentejano disse...

Ainda apropósito dos comentários que fiz ao seu post e por já ter na minha posse a resposta da Câmara M;unicipal, posso informá-lo que o nosso Município tem ao seu serviço, os seguintes trabalhadores:
Pessoal do Quqdro........144
Pessoal Contratado.......108
Pessoal Avençado..........12
Total....................264
É verdade duzentos e sessenta e quatro trabalhadores e os avençados recebem mensalmente 9.505,94 €.
O meu post de amanhã é sobre os Quadro de Pessoal, sua origens, regras, organização, deveres e direitos,
siripipi-alentejano