quinta-feira, 23 de outubro de 2008

À Atenção dos Norte-Alentejanos: PIDDAC para 2009 – Distrito de Portalegre uma Palhaçada!

Foi numa das minhas incursões pela internet, que li um documento realizado pelos “Verdes”, exposto no site PRAVDA.RU (do qual não tinha conhecimento, mas que pelo RU percebesse de imediato a sua origem e ideologia) que obtive estas informações tão “fofas”:

“O “nosso” Governo despreza o distrito de Portalegre no Orçamento de Estado – PIDDAC para 2009. No PIDDAC para 2008 (anterior) estava proposta uma verba para o distrito de Portalegre de 45.328.226 euros; para o PIDDAC 2009 propõe-se apenas 27.669.759 euros, o que representa uma quebra de investimento de 39%, o que é por demais significativo e prejudicial para um distrito e uma população tão afectados pelos efeitos da interioridade, efeitos esses que o Governo ainda faz sentir mais, quando decide baixar brutalmente o seu próprio investimento nessa região do país.”

Além isto…

“O distrito de Portalegre é, de todos os distritos do país e regiões autónomas, o que leva a maior quebra de investimento, no PIDDAC para 2009. É, por isso, o distrito que o Governo PS mais abandonou!”

Como se não bastasse…

“Incompreensivelmente mais de metade dos concelhos do distrito de Portalegre não têm um único projecto onde o Governo pense investir, a saber: Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Marvão, Nisa e Sousel. O Governo demonstra assim que abandona claramente este distrito em termos de investimento!”

Aqui temos mais…

“Preocupante é também que em relação a Ministérios tão importantes para a promoção do desenvolvimento e para a garantia de direitos às populações, como o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, ou o Ministério das Obras Públicas tenham pura e simplesmente zero euros de investimento no distrito de Portalegre, isto é, absolutamente nada!!!”

Quer dizer, que estamos ao abandono, somos umas das regiões mais necessitadas, mas pelos vistos ainda iremos sê-lo mais no futuro.

De mal a pior… E não venham com o "Estamos em crise!". Pois levamos uma vida em crise! Não se pode justificar tudo com esta maldita palavra! Ou pode?

Quem acham desta situação?

Cumprimentos.

PS: Caso tenham curiosidade, podem consultar o documento na íntegra aqui.
PS1: Espero que não se tenham "esquecido" do TGV, valha-nos isso!

24 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez percebo menos este governo. Apesar de ter votado neles, mas isto é uma autentica porcaria, cada vez estamos pior, ora nos tiram serviços ora nos tiram investimento! Pq ñ dizem: vamos abandonar o Alto Alentejo? Vamos todos para Lisboa! Devia haver vergonha!

Anónimo disse...

olá bom dia,defacto o alentejo está abandonado pelo o governo socialista, agora sempre estou para ver se ainda vão votar no partido socialista, alias temos um portugal de miséria, a maior parte do povo está já a passar fome, os grandes responsaveis da situação é PS E O PSD eu agora não compriendo muito bem, porque é que votam ser para os mesmos? para o ano vamos dar uma lição as esses senhores pelos menos aqui em campo-maior é muito triste para os problemas sociais nunca há dinheiro, mas para os grandes banqueiros, que foram eles que provocaram a crise já apareceram 20 mil milhôes de euros é essa a politica socialista obrigado

Três horas da manhã disse...

Primeiro, temos que distingir a politica nacional da autarquica.

Eu nas últimas eleições votei no Sr. Sócrates, embora existam algumas decisões com as quais não concorde.

Hoje, basta olhar para o panorama politico nacional e podemos ver a pouca renovação de quadros, sendo ainda assim a melhor opção PS, pois tem nos seus quadros pessoas mais qualificadas (esta é a minha opinião, muito concisa).

O que me admira, é que nenhum Presidente de Câmara do Distrito de Portalegre independentemente de serem Socialistas ou não, tenha vindo a falar desta situação, mostrando a sua insatisfação, é como se estivesse tudo na maior. Acredito que se tivesse havido um incremento do PIDDAC, já tinham vindo falar de tal.

Porque digo isto? Bem porque os autarcas estão para defender os interesses dos seus concelhos e munícipes e depois "eventualmente" os interesses partidários.

Como tal, o post é uma critica não só ao governo, mas sim e também as autarcas do Distrito.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com a redução do PIDDAC. O distrito é o menos populoso do País.

Por outro lado vejam-se as iniciativas locais dos Concelhos nomeados.
Os eleitos locais na sua maioria não têm visão estratégica e gastam o dinheiro em projectos com finalidades exclusivamente eleitorais.
O que fizeram as camaras de Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Marvão, Nisa e Sousel?
Piscinas e mais piscinas, calçadas e florinhas, festas e boletins de propaganda?
As estradas são uma vergonha, continuam a passar camiões por dentro das vilas e cidades, o abstecimento de água é deficiente e caro, as escolas são do tempo do Salazar, os centros de saúde são dispensários.
Mais dinheiro? Para quê? Que projectos de desenvolvimento estratégico existem? Festa das tradições, dos Idosos, almoço convívio, bailes pimba?
Os deputados de Portalegre que iniciativas tiveram? Os presidentes da câmara para além das fotografias dos boletins municipais, em cada canteiro, cada tubo, que planos têm para o desenvolvimento social e económico?

Saberão todos eles o que quer dizer a sigla PIDDAC?
Mais dinheiro? Para quem? Para os "jobs" dos amigos?

Anónimo disse...

Sim temos que criticar os deputados que nos representam e os nossos autarcas que são seus comparsas ao escolherem estas pessoas para tais cargos. Meus caros, isto é politica e a politica nunca ajudou populações mas sim individuos que se servem dela para ter grandes jobs e varias regalias. A politica é suja e mais sujo é aquele que se mete na politica e tira grandes dividendos para ele proprio vejam todos os politicos do pais, e neste caso no distrito os cargos que ocupam e que ocuparam e há quantos anos se encontram neles!!
Presidentes de camaras, de juntas de freguesia, distritais, vereadores, deputados, etc é tudo uma podridão!!

Anónimo disse...

Se "isto" realmente for assim!!!???

Sr.3hmanhã:
Permita-me que discorde!!!

"Distinguir da politica nacional e autárquica"

-Porquê?

Os politicos quando tem ou não valor são-no tanto num lado como noutro...

"Votou em Sócrates?"

- É um problema que só o Sr. tem de "digerir".

"O PS tem nos seus quadros as pessoas + qualificadas"

-Essa sua opinião (respeitável) muito "concisa" vem-lhe de quadros qualificados por ex: como Jorge Coelho ou Armando Vara? ( vidé ultima negociata do Porto de Lisboa).

Permita-me que concorde:

" O que me admira é que nenhum Presidente da Câmara"

... e acrescente que a mim não me "admira" nada que nenhum Presidente da Câmara, ou deputado pelo Alto Alentejo, ou Governador Cívil, convoque e informe a população de mais esta "tramonha" que estão a fazer a esta região.

E sabe porque não me admira?

Porque assim podem continuar a usufruir das boas poltronas que ocupam, ainda que á custa da ignorância e da vida cada vez mais paupérrima da maioria dos seus munícipes.

Se forem tão bons politicos,como nos dizem diáriamente,é hora de mostrar, o seu valor politico, a sua honestidade, a sua dignidade, e pedirem já uma audiência ao Sr.
1º Ministro, meterem-se TODOS numa viatura - sem paragem até S. Bento - e exigir-lhe que o governo altere esta "vergonha" ,ou se não o fizer que então nas próximas eleições não há votos para ninguém...

E agora vou almoçar, porque hoje é a minha vez de lavar a loiça...
Cumprimentos.

Três horas da manhã disse...

Quando falei em distinção Sr. Dealoendro, foi pelo facto de os autarcas serem o poder mais próximo do povo, como tal, deveriam ter uma reacção em relação a isto. Defender os interesses de quem os elegeu!

Não acredito que estas localidades quem nem único projecto tem previsto no PIDDAC não se tenham candidatado.

Imaginemos o escândalo que isto seria se o governo fosse laranja! Somos um distrito maioritariamente rosa, não existe é reflexo disso nas últimas opções do governo. Basta lembrar as valências terminadas no Santa Luzia entre outras e a última é esta!


Cumprimentos

Anónimo disse...

Vergonha!Mas q vem ser isto? Então o Sr. Socrates esta a lixar-se aqui para o Alentejo!de mim já na leva nada!

Anónimo disse...

Muito boas tardes
Bom apetite prós que estão a almoçar.
Depois dizemos nós, simples e mal informados cidadãos, o que quer aquela malta lá do norte, quando vêem em autocarros pagos pela Autarquia até Lisboa, que não ficam sosegados nas suas casas e deixarem-se de manifestações e abaixo assinados e mais umas quantas coisas!!!! À eles vieram foi de passeio até Lisboa à borla!! Não foi isso não senhor, agora já sabem a diferença de um presidente de Camara do norte e um do sul? É assim!! Nós pro cá tá tudo bem, na maior, o nosso presidente e governador civil são os maiores, não nos falta nada por cá. Pois é meus senhores, seja PS ou PSD, que foi aqueles que por lá passaram, têm feito muita coisa pelo Alentejo, não têm? Bom, os outros devem ser iguais, só falam e falam, mas não fazem nada. A força está na união de um povo ou uma região, estamos mál? Então não há ninguem que puxe os nossos intereses? Viva o Alentejo, Viva o distrito de Portalegre, somos todos ricos.

Dr. Estranho Amor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Estranho Amor disse...

A equação é simples é não há outra forma de ver a coisa:

Quantos deputados são eleitos pelo distrito de Portalegre?

Se no Watergate a chave era “seguir o rasto do dinheiro” aqui é seguir o peso político – leia-se deputados- que cada distrito tem.

E deixem de sonhar com o Adenauer, o Willie Brandt, ou o Olof Palme. Políticos a sério já não há. O que temos agora são profissionais dos votos cujo modus vivendi é ganhar eleições de quatro em quatro anos. Habituemo-nos e tentemos sobreviver.

Anónimo disse...

Euribor a 6 meses dixit, brilhante.

Caro 3 da manhã, aproveito aqui os comentários para sugerir um post relacionado com a sangria que se está a dar na Hutchinson em relação à redução significativa de pessoal e a ausência de alternativas a nível de emprego no concelho, sem ser o mesmo de sempre.

Anónimo disse...

Já se esperava...
Agora que nos afirmámos como a quarta região mais rica do país, no contributo para o PIB nacional, já não precisamos de esmolas! Não é porreiro pá?!

Anónimo disse...

DE facto, preocupemo-nos isso sim com a Hutchinson em campo maior, que pelo que parece é mais uma Multi-nacional, com os dias contados. Começou como uma grande alternativa á delta e com salarios bons. Ouvi dizer que agora os contratos sao feitos por 15 dias, quanto tempo mais durará esta fabrica em CM? Isto sim é que poderá ser grave! Quanto ás verbas do piddac, para mim vem em segundo plano, senao solidificarmos e valorizarmos o pouco que temos e é algum, quando partirem, vamos continuar a dizer que o presidente e o governador e o deputado não quiseram saber de nada! Boa sorte para quem neste momento vive uma situaçao complicada.

Anónimo disse...

Apesar de estar tudo relacionado, Nacional-Local, PiDDAC - HUTCHINSON
este último post encheu-me de preocupação...è verdade que a Hutchinson vai fechar ou está apenas a reduzir a produção tal como é feito por exemplo na AutoEuropa

Alguém confirma?

Anónimo disse...

ENTÃO SENHORES? VAMOS LÁ FAZER UM ESFORÇO E PENSAR COM A RAZÃO EM VEZ DE REAGIR COM BASE NA EMOÇÃO. VÁ LÁ... VOLTEM A LER COM ATENÇÃO O ANÓNIMO DAS 12.05 QUE CUMPRIMENTO PELA SUA LUCIDEZ. ELE ESCREVEU TUDO O QUE DE IMPORTANTE HÁ PARA COMENTAR SOBRE A QUESTÃO. O RESTO SÃO FANTASIAS COM POUCO SUBSTRACTO E NENHUM FUNDAMENTO. ENTÃO VOCÊS PODEM ACHAR, DE BOA E SÃ CONSCIÊNCIA, QUE SE DEVEM COLOCAR NAS MÃOS DE CERTOS AUTARCAS MAIS RECURSOS FINANCEIROS PARA ELES ESTORRICAREM NAS SUAS LOUCURAS ELEITORALISTAS? E PORQUE SERÁ QUE OS OUTROS MUNICÍPIOS FORAM CONTEMPLADOS? SERÁ PORQUE APRESENTARAM PROJECTOS BEM FUNDAMENTADOS E JUSTIFICADOS, COM OBJECTIVOS CLAROS E AJUSTADOS ÁS REAIS NECESSIDADES DAS POPULAÇÕES?
OU VOCÊS COLOCAM-SE AO LADO DAQUELES QUE BOÇALMENTE PENSAM QUE SE DEVE DAR POR IGUAL A TODOS INDEPENDENTEMENTE DO MÉRITO DOS SEUS PROPÓSITOS E ACÇÕES?
TAMBÉM ACHO QUE TÊM RAZÃO OS QUE NOS ACONSELHAM A PREOCUPARMO-NOS COM O FACTO DE HAVER AMEAÇA DE QUE EMPRESAS LOCAIS AMEACEM REDUZIR OU MESMO CESSAR A SUA ACTIVIDADE NO NOSSO CONCELHO.PORQUE SERÁ? O QUE FAZER PARA EVITAR ISSO? ORGANIZAR MAIS FESTANÇAS E CONTRADANÇAS?

Anónimo disse...

Não se fala em fechar, mas sim numa baixa de produção!

Anónimo disse...

...é o problema de estar-mos todos dependentes do fruto de 1 ou 2 árvores.
Em ano mau aí estamos todos a tremer, ou por nós, ou pelos nossos amigos, ou familiares.

Ainda que com a borrasca que já se sente, e a furacânica enxurrada que se pronuncia, tentemos - mesmo assim - plantar mais árvores , e estacar as existentes.

Pedir a quem pode, exigir responsabilidades as quem a tem, tem que ser uma capacidade que não podemos nunca perder.

Sou completamente contra a atitude - desculpe estar em desacordo - como o Sr.Euribor
aqui desenvolveu de:
" habituar-mos e tentar sobreviver"

Boa noite a todos.

Anónimo disse...

olá o anónimo das 19,27 gostei muito do seu comentário, mas não estou de acordo o que ele disse, só o anónimo das 12.05 é que tinha fundamento o que comentou, o resto não interessava muito. agora pergunto eu, o cmentário do joaquim não tem fundamento? muito obrigado

carlos disse...

"Pedir a quem pode, exigir responsabilidades a quem a tem, tem que ser uma capacidade que não podemos nunca perder. "

...

"Pedir a quem pode, exigir responsabilidades a quem a tem, tem que ser uma capacidade que não podemos nunca perder. "

...

"Pedir a quem pode, exigir responsabilidades a quem a tem, tem que ser uma capacidade que não podemos nunca perder. "

...
...
...

Anónimo disse...

Pedir responsabilidades a politicos??? andas na lua? pedir responsabilidade a que vai votar nesses socialistas que já provaram várias vezes o que valem = 0. Pedir responsabiilidades a todos os perguiçosos que não se dão à trabalheira de ir votar e que estupidamente não vêem que não votando estão a dar 1 voto ao vencedor que é sempre alternado nos dois partidos que desde sempre têm governado péssimamente. Porra dêem uma oportunidade ao Jerónimo ou ao Louçã. O comunismo caíu por interesse do capitalismo, agora o capitalismo como não tem o que comer já se está a comer a ele próprio, mas seja no regime que for quem se trama é sempre o ZéPovinho. Vamos todos votar nem que seja nos monarquicos, todos às urnas para tirar do parlamento esses pulhas corruptos que nos sugam tudo...

Anónimo disse...

P I D A C/PLANO DE INVESTIMENTOS DA ADMINISTRACAO CENTRAL e isto mesmo que a sigla quer dizer, ora depois do desconhecimento patenteado por varios comentadores no blogue, deve ser dito que, em abono da verdade nao se trata de dar mais dinheiro aos autarcas, mas sim executar determinadas obras suportadas integralmente pelo Orcamento do Estado ex.,estradas, escolas, barragens, etc.
Estou de acordo que mais dinheiro na mao de alguns NAO, pois quem gasta mais de 2 000 000 de euros em festas, festinhas e festarolas, ele sao os idosos, os menos idosos, as criancas, os teatros, as varandas, as tradicoes, o carnaval, o natal, as passeatas, as almocaradas e por ai fora, nao merece ter mis dinheiro.
Mas aqui e o Estado que perante a menor pressao dos autarcas destes concelhos desvia investimento para quewm os aperta.

siripipi alentejano disse...

Muito já se falou sobre o PIDDAC e pelo miserável investimento que o Poder Central vai fazer no nosso Distrito, concordo em absoluto com o comnentário do "Urso disse..." e acrescento que esses valores são efectivamente fruto da inépcia e da falta de pressão dos Autarcas e dos dois ilustrissimos Deputados eleitos pelo P.S.
O seu mandanto aproxima-se do fim e é bom questionar-se, porventura fizeram visitas aos Concelhos do Distrito e procuraram saber das suas necessidades em matéria de investimento público para poderem reivindicar junto do Governo e até apresentado sugestões na Assembleia da República e nas Comissões aí constituídas, brevemante vão suegir a fazer campanha e a dar beijinho e abraços e nós continuamos a ser tolos e a votar nestes ou noutros. É tempo de abrirmos os olhos!
Como já foi dito no Distrito de Portalegre só vão ser investidos27.669.759 € quando no ano transacto esse investimento foi de 45.328.226 € e dessa verba os Concelhos beneficiados são: Alter do Chão - 500 Avis - 18.240; Elvas - 1.676.567; Gavião - 84.588; Monforte - 2.529; Ponte de Sôr - 8.000; e Portalegre - 890.154 €. Além destes valores o PIDDAC também contempla Projectos comuns a Vários Concelhos com uma verba de 24.989.191 €. Enfim é uma ninharia comparando com os montantes inscritos para outras Regiões. o Alentejo que nos tempos da outra Senhoara era o Celeiro do País, com estes pseudo-democratas somos a nitreira do País.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

O que faz falta a campo maior.. é um bom politico como temos em Elvas!