segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Festas do Povo em Perigo? (2/2)

Um dos grandes problemas, das Festas do Povo é a carência de equipamentos.
As diversas pessoas que passaram pela organização das Festas, não tiveram uma visão futurista. Os diversos equipamentos necessários à realização das Festas representam um investimento significativo, quando falo em equipamentos, poderemos ter por base os parques de estacionamentos e as casas de banho, refiro estes dois por serem da responsabilidade da organização.
Os referidos deveriam ter sido construídos aos poucos, tendo em conta as diversas edições ocorridas. Porém, tal não é assim! Quer isto dizer, que para se “fazerem” as Festas é sempre necessário um investimento a este nível, pois nunca se fez nada para mudar esta situação.
Obviamente, não digo que comecem a construir casas de banho em todas as ruas, porém poderiam existir algumas em locais estratégicos, mesmo que depois seja necessário contratar uma empresa da especialidade seria um investimento muito mais reduzido.
Quanto aos parques, seria impossível fazer todos de raiz, pois dificilmente iriam ter utilização, porém poderiam existir alguns. Faz algum tempo ouvia-se dizer que iriam fazer um parque para os veículos pesados, pois bem seria uma solução para um dos parques.

A Associação das Festas do Povo definiu que as Festas se “deveriam” realizar de quatro em quatro anos, antes de terem feito tal, deveriam ter criado em conjunto com o Município as condições necessárias que sustentassem as ditas, os tais equipamentos entre outras medidas.

Além disto Campo Maior, tem falta de outras infra-estruturas ao nível da restauração e hotelaria, porém aqui só o investimento privado poderá absorver algumas destes casos, sendo tal improvável.

Os equipamentos referidos (casas de banho, parques...), apresentam um investimento muito significativo como já foi referido.
Poderá a falta de visão futurista das diversas organizações comprometer o futuro das Festas do Povo?

Cumprimentos.

PS: São Mateus de molho, mas estava agradável!

7 comentários:

Anónimo disse...

Concordo consigo,mas é difícil pensaram no futuro. As festas são muito irregulares, nunca se sabe se esse esforço não seria em vão.

Zé Camões disse...

Ora muito bom dia.
Depois desta minha ausência resta-me esperar que tenha tido um óptimo fim-de-semana, hoje é segunda-feira e cá estamos nós, uma vez mais, no seu ciber espaço.
Fico satisfeito por ter escolhido este tema para postar, claro está que é necessário dar passos do tamanho do corpo, não esquecendo o amanhã, mas parece que isso não aconteceu em relação à Associação das Festas.
É necessário fazer-se um planeamento assim como uma manutenção ao material, fazer-se amortizações, para que se vá adquirindo aquilo que é necessário aos poucos e não haja a necessidade de se adquirir tudo de uma só vez.
Vou ser-lhes sincero, eu nem imaginava a vigente situação, cogitava que havia um fundo de maneio, que as festas até tinham lucro, ainda por cima depois do sucesso que foram as ultimas.
Outra situação que já comentei, mas vou voltar a comentar: é a do Sr. Gorriana, o “Zézinho da papelaria”, como é possível ser o principal fornecedor de papel e ser o presidente da Associação.
Meus senhores abram os olhos, não deixe que as flores de papel lhes obstruam os olhos

Anónimo disse...

No que respeita às infraestruturas não seria mais lógico que fosse a autarquia a fazê-las, em vez de ser a associação? Seria preciso as festas darem um grande lucro para que a associação pudesse fazer investimentos desses.
Há hoje muitas terras, algumas até bem próximas de Campo Maior que têm parques organizados onde se realizam as feiras, com parques de estacionamento e restante equipamento. O que é que a autarquia fez nesta área? O campo da feira está como se sabe e parques de estacionamento fora da vila nem vê-los. Que também não fazem falta para a realização de festas como as Tradições.

Três horas da manhã disse...

Deveria ser a Câmara com a participação das AFP, a construir essas infra-estruturas. É essa a ideia expressa no post.

Anónimo disse...

Bora la pessoal, vamos fazer de novo as festas!

Anónimo disse...

boa noite
relativamente as festas do povo, sou a favor que estas sejam feitas em 2009.
referente aos parques e wc seria necessario alguma vez fazer isso? gastar milhares de euros para uma semana de 4 em 4 anos o mais.
O importante nisto tudo é que os campomaioreses como artistas que são, gozem das referidas festas de dia a noite e que sejam feitas quando eles quiserem.
viva aos artistas das ruas esses sim o verdadeiros jardineiros que fazem renascer as fores sem agua mas sim com talento

Anónimo disse...

porque nao uma direcção com o tres da manha os anonimos e o ze camoes
ai sim umas festas e das grandes como o blog