quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"Tradições"...que opinam depois do que viram?

O evento Tradições 2008 terminou neste domingo. Ao logo de 9 dias, várias foram as actividades que levaram aos campomaiorenses motivos para sair à rua. Os desfiles ao fim-de-semana, os espectáculos em vários pontos da vila durante a semana, as varandas a São João e a semana gastronómica em alguns dos restaurantes do concelho, foram as actividades programadas neste Tradições 2008, que culminou ontem na Praça da República a sua terceira edição. No noticiário das 12.00 horas, desta segunda-feira, a vereadora da Cultura, Ana Golaio, fez, em directo e no estúdio, o balanço da iniciativa e falou sobre o facto de ter havido alguns visitantes em Campo Maior à procura das “Festas das Flores”.”
(Fonte: Rádio Campo Maior, 08-09-2008)

Neste evento não teve ausente a polémica, alguns concordavam com estas festas…outros nem por isso, além isso, existiram muitas comparações com as nossas Festas do Povo e muitas pessoas vieram até Campo Maior à procura das mesmas.


Deveremos ser realistas, recorrer aos baús das memórias e descobrir se algo do que estava inserido nas ditas "Tradições", se pode considerar como tal. Fazendo tal, aparecem muitas coisas que não eram de forma alguma tradições da nossa vila.


Na minha opinião, acho que as "Tradições" são feitas em parte para nos fazer esquecer as nossas verdadeiras festas, as Festas do Povo! Outras razões válidas haverá, como tal, não se pode dizer que " … é a Festa em que os Campomaiorenses gostam de participar, à qual assistem com alegria e que transportam no coração, porque as suas raízes e a vivência das suas gentes estão nelas representadas…", tal como afirma o Sr. Burrica. É verdade que os Campomaiorenses gostam de participar em festas, porém não podem transportar no coração algo que nunca fez parte do mesmo.


Visto as “Tradições” já terem terminado, qual é a vossa avaliação sobre as mesmas?

Concordam com estas a realização destas?

Deverão voltar em futuras edições?


Cumprimentos

PS: Encontra-se disponível uma nova votação, sobre este mesmo tema.

18 comentários:

Dr Estranho Amor disse...

O balanço das “Tradições” só pode ser comparado ao que os habitantes de Dresden fizeram depois de serem bombardeados pelos Aliados em 1945. Para além das questões da falta de legitimidade e da traição que isto representa ao espírito das Festas, há que destacar também a considerável burla a que foram sujeitos alguns visitantes: queriam ver as Festas e acabaram por assistir aos dias em que o Carnaval passou a ser celebrado em Setembro. O nível de participação foi baixo, muito baixo, e só mesmo os desfiles contaram com alguma participação, sem dúvida motivada pelo espírito folião e carnavalesco de alguns (inenarrável a dantesca visão do tridente que encabeçou os desfiles). Mais que promover as tradições o que aconteceu foi dar-lhe mais uma facadinha.

PS: Alguém sabe qual foi o orçamento desta frivolidade?

siripipi alentejano disse...

Ao darth vader posso informá-lo que no Orçamento para 2008 a Câmara iria disponibilizar 59.000 €, mas só a conta de gerência a aprovar é Março nos poderá dizer o que efectivamente se gastou. Leia o meu trabalho sobre Tradições e aí poderá ser elucidado de outras situações.
Cumprimentos
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Tradições...é de rir qd se chama tradições a uma coisa destas, feita à "paposseco" e em cima do joelho, para simplesmente fazer esquecer as festas do povo! Estas "tradições", é claro que só vão continuar enquanto o Sr. Burrica e Exma. Vereadora Golaio lá estiverem, pq qd ñ la estiverem, "era uma vez as tradições"...

Anónimo disse...

Se é verdade que custaram 59000€, então elas tiveram um elevado valor.
Em benefício de quem?
Do povo? Sim, decerto. Mas de que parte do povo?
Maria Rosa

Anónimo disse...

IGNORANTE

Ena tantos blogs!!!!
Chamam a isto liberdade de expressão!!!
Parabéns a quem utiliza o nome próprio.
Eu vejo cobardia e falta de personalidade atrás destes nomes artistícos, ou então emprenham pelos orelhas. Já sei o povo tem mais medo agora do que antes do 25 de Abril!!!!
Quem é que dá credibilidade a estas afirmações gratuitas!!! É mesmo para quem não tem nada que fazer!
Quais serão as alvíssaras para se sentirem "Filhos de um Deus Menor".
Parabéns ao "Este Campo Maior" parece-me o único de pessoas não tendênciosas, bem formadas e informadas.

Dr Estranho Amor disse...

Este Anónimo das 23.28H provoca-me sentimentos que variam entre a pena e a compaixão cristã. Acusa de cobardia a quem não dá a cara e ele próprio anda por aqui com um saco enfiado na cabeça.Enfim, as maravilhas que uma lobotomia não faria num cérebro tão inimigo dos neurónios.E se gosta do blog Este Campo Maior, deixo aqui os votos de boa viagem e boa sorte para o Campeonato Nacional de Pocilgas e Pardieiros Cibernéticos.

Receba um abraço e os desejos de um rápido restabelecimento.

Dr Estranho Amor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr Estranho Amor disse...

Segundo o blog do Piripipi, são quase dois milhões por ano para a cultura.......................

Guardo prudente silêncio...

Choro.....

Risota compulsiva......

Desligo o Fox Crime....

Um Xanax e cama.....

Anónimo disse...

Feel the force...
Tenho que admitir que gosto da sua escrita criativa. Mais uns dias e está pronto a fazer parte dos quadros das Produções Fictícias e fará compadrio com os Gatos Fedorentos sem qualquer problema.
Só uma ressalva: acho que o seu capacete (por falar nisso, olhe que entrudo, o que se diz entrudo, é olhar para o seu avatar, mas "prontos", cada um cada qual) deve retirar-lhe uma percentagem bastante grande de visão. "(...)O nível de participação foi baixo, muito baixo (...)" Sim? Por acaso você andou por lá? É que não parece.
Como é que se costuma dizer..? É mais cego aquele que não quer ver...

Anónimo disse...

Sr Darth_Vader
Deve ter algum trauma com as pocilgas!!! digo eu, pois repete sempre essa cena.
Pena tenho eu de si, anda no mundo das estrelas e, visão de jogo não tem nenhuma.
Quando acabar o campeonato das suas pocilgas vai estar em n.º 1, pelo certo!
E o burro sou eu!!!!!!

Três horas da manhã disse...

"IGNORANTE

Ena tantos blogs!!!!
Chamam a isto liberdade de expressão!!!
Parabéns a quem utiliza o nome próprio.
Eu vejo cobardia e falta de personalidade atrás destes nomes artistícos, ou então emprenham pelos orelhas. Já sei o povo tem mais medo agora do que antes do 25 de Abril!!!!
Quem é que dá credibilidade a estas afirmações gratuitas!!! É mesmo para quem não tem nada que fazer!
Quais serão as alvíssaras para se sentirem "Filhos de um Deus Menor".
..."

Anónimo você diz tudo...é um espelho do que diz!
Tendências só conheço as da Fátima Lopes...Enfim, para si ter uma opinião é ser tendencioso, ok...quem não tem para mim é ignorante/desinteressado!!!...têm opinião anónimo??? aí desculpe você não é tendencioso...então é...??? Isso mm q esta a pensar...olhe lá em cima, você deu a reposta.

É graças a pessoas como você que existem tantas pessoas sem se dar a conhecer ;) não aceitam q as pessoas opinem, acham logo que se puxa para um lado... enfim! no mínimo TRISTE!

carlos disse...

Independentemente da qualidade ou não dos espectáculos, ou da relação investimento/contrapartidas,o que me pareceu é que o publico de campo maior aderiu de certa forma à festa.

Não tanto pelas janela (dos 3 anos deve ter sido o mais pobre) mas mais pelo modo como aderiram aos espectaculos.


Devo dizer que não frequentei a coisa a fundo, apenas via de passagem tanto os desfiles à tarde como os grupos à noite. Por isso é apenas uma opiniao baseada no pouco que vi.

Pessoalmente nao apreciei.

Zé Camões disse...

Ora bom dia.
Então ontem fui vítima de censura, o meu comentário não foi publicado?
Não compreendo o porque, não fui ofensivo, não referi nomes e muito menos disse mentiras.
Não sei qual o medo em tocar naquele tema, desde que seja abordado de um modo claro e nada faccioso.
Não me vou esconder atrás da liberdade para profanar a honra das pessoas, mas devo ter o direito de opinar e manifestar uma situação que claramente enche as nossas festa de podridão.

Porque – Sophia De Mello Breyner


Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.


Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

“No Tempo Dividido e Mar Novo”, Edições Salamandra, 1985, p. 79


Espero que publique, se quiser responder pode ir ao meu Blog. Obrigado.

Três horas da manhã disse...

Amigo Zé, algo deve ter falhado, porque os comentários entram desde há dois dias automaticamente. Ontem tive ausente, não toquei no blog. Como tal, desculpe mas a culpa não é minha. Agora à próxima comente e veja se apareceu logo, caso não seja assim, volte a tentar.

Obrigado.

Anónimo disse...

ANALFABETO

Pois, ai pró amigo IGNORANTE, digo-lhe uma coisa, é verdade que temos que andar com cuidado porque quem trabalha ou se governa com ambas as partes, daquelas a quem o amigo deve pertencer, ou de uma ou de outra, eu avanço aqui com a minha opinião tambem como anonimo e analfabeto que sou, não tenho palavras bonitas nem frazes com flores, não estou nem por uns nem por outros, estou por Campo Maior, minha terra, terra dos meus filhos e netos, mas a verdade que eu sinto é esta; andamos todos como no tempo da outra senhora, todo a gente tem medo de toda a gente e sabe o que dizia o Sr. Luis Gama nesse tempo? Vocês deem-lhe trabalhinho e festas para não pensarem em mais nada da vida.
Era o que dizia a seus filhos e demais gente rica que dava trabalho neste pequeno concelho do interior, que tem muita história, se é que o amigo sabe? venham mas é as festas dos artistas que essas é que são as festas do povo de Campo Maior e deixem-se de inventar tradições que eu só conheço de à três anos. Só é pena que aquilo que se diz aqui o povo não se aperceba. Um Abraço Amigo para aqueles que defendem as nossas Festas e não a politiquice que se conhece na nossa vila.

Anónimo disse...

uiiiiiii... tanta tontariaa!! a camara apoia as festas. nao é ela que as faz. queres festas? fica o cabeça de rua, trabalha, faz flores e faz esse movimento. nao venham e para aqui a dizer tontarias.... va podem começar todos a pensar em ser cabeça de ruas e começar a falar nisso... força!

Ass: mister hortelanya

Anónimo disse...

olha vao pa casinha a fazer florzinhas em vez de estarem aqui a dizer demencias, a falar demais, do que não sabem! SO DEMENCIA! estao aqui comentarios enganadores, parece que querem tirar a liberdade ao povo e meter-lhe na cabeça comentarios gratuitos e falsos.

ASS: Mister Hortelanya

Três horas da manhã disse...

Mister Hortelanya, está um pouco confuso, vá perto de um dicionário de Português e veja a diferença entre fazer e organizar.

A Câmara apoia, é verdade têm toda a razão, 5% do custo total das Festas do Povo é um valor muito interessante...não acha? E os restantes 95%?

Em breve irei elucidar os mister´s e não só sobre algumas situações particulares que merecem ser do conhecimento público, para que não falem por falar.

Cumprimentos