segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tradições trazem alegria e confusão a Campo Maior...

As Tradições trouxeram centenas de pessoas às ruas, notando-se uma maior movimentação de visitantes e alguns autocarros vindos de vários pontos para visitar Campo Maior e ver as Festas.

Essas mesmas pessoas e os Campomaiorenses que saíram à rua, viram os desfiles etnográficos, que no Sábado tiveram como tema os “Vestidos de Chita”, no Domingo foi a vez da “ Amostra dos Aventais”.

A festa vai continuar com espectáculos todas as noites, estando marcado o regresso dos desfiles para o próximo fim-de-semana.

Enquanto caminhava pelas ruas vendo o desfile, observei a decepção e descontentamento de um grupo de pessoas, oriundas de Espanha, que vinha à procura das Festas do Povo. Mas estas não foram um caso isolado, mais à frente estava outro grupo de pessoas que olhavam incrédulas para as “ Varandas a São João”, afirmando “ao menos se fossem todas as varandas enfeitadas…”.
Era notória a decepção de algumas pessoas, mas também em abono da verdade a alegria de muitos dos mirones e das pessoas que desfilavam.

Em declarações à Rádio Campo Maior, o Sr. João Burrica, quando questionado sobre se gostaria que estas “Tradições” fossem substituídas pelas Festas do Povo, respondeu da seguinte forma : “deverá ser difícil de acontecer já que é ano de eleições e seria a primeira vez que isso aconteceria, e aponta 2010 como um ano propício para se realizarem de novo as festas, não sem antes criticar aqueles que, afirma, são críticos mas nada fazem.”

A culpa desta confusão é da Câmara e não só… A Câmara têm culpa no sentido em que a sua comunicação é difusa e não precisa, já aqui falei na falta de comunicação/divulgação de Campo Maior por parte da Câmara. Têm de existir uma maior aposta na comunicação, custa-me acreditar que exista aqui algum aproveitamento do nome das Festas do Povo para trazer em vão visitantes por parte do Município, se assim for mal vamos.

Depois acho que existirão pessoas (agentes turísticos), que se aproveitem e tragam cá pessoas anunciando as Festas do Povo

Isto é a minha opinião…e a vossa qual é?

Cumprimentos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Os criticos não fazem nada...mas quem é presidente são os criticos ou são é o Burrica...as x´s n percebo pq votei nele

Anónimo disse...

O seu texto é modelar pela moderação da análise e pelo rigor que coloca nas suas observações críticas. Cumprimento-o por isso.
Pois é! Não há voluntarismo que chegue para inventar "tradições" sobretudo quando a intenção real é a de apagar as verdadeiras tradições. Pode-se enganar algumas franjas do povo algumas vezes. Mas não é possível enganar o povo, sobretudo todo o povo, sempre.

Anónimo disse...

Chamo-lhe eu tradições feitas "à pressão"! Gostava mesmo saber quem teve a ideia das varandas enramadas?! Quanto à comunicação do evento, eu sei que a Câmara dispõe de profissionais à altura e licenciados em Marketing nos seus quadros, que estão lá a fazer trabalho administrativo! To a ver que"Andam à caça com uma "fisga" quando têm uma espingarda em casa a apanhar pó e ferrugem!" Por isso é q tds os eventos q são organizados pela Câmara roçam o fracasso!

Anónimo disse...

Eu também ouvi esses ecos de descontentamento, é de sublinhar que foi engraçado.
A câmara têm nos seus quadros pelo menos que conheça dois licenciados em Marketing, deveria utilizar os mesmos para fins deste género.

Anónimo disse...

Caros amigos, permitam-me discordar da chamada comunicação difusa relativamente às "Tradições 2008" tentando fazer com que as mesmas passassem por "Festas do Povo". Só não vê quem não quer!Está bem explicíto no site da Câmara que este ano não se realizam as Festas do Povo porque a comissão das festas se demitiu, e isto tà a negrito neste site, por isso...não vejo que tipo de publicidade enganosa possa ter havido...Agora, no que diz respeito aos agentes turísticos, já me parece mais óbvio que isso tenha acontecido, ou não é assim que vão enchendo os bolsos???

Anónimo disse...

Amigos,

Permitam-me deixar a minha opinião sobre o tema. Não posso dizer que gostei da iniciativa totalmente mas também não posso dizer que não gosto de ver a vila animada. No entanto fiquei desapontado porque por duas vezes tive que dizer a dois casais de espanhois que Festas das Flores não havia...as varandas eram outra coisa... A comunicação foi fraca mas também não acretido que a câmara tivesse hipótese de demover os operadores turísticos de vender Flores por Varandas.

No entanto, depois de passar por este blog o que me espantou e me levou a escrever este comentário não é nada mais nada menos que o facto de o Presidente Burrica afirmar que no ano que vem não deveria haver Festas porque é ano de eleições...Agora é que eu estou confuso...então as Festas não são quando o povo quer? Fiz a pergunta com ironia mas dou a resposta realista. O motivo porque ele não quer Festas em ano de eleições não é outro que o não querer dispersar a máquina da câmara noutro objectivo que não seja o da sua releição. Não se pode distrair as pessoas com Flores nem gastar fundos noutra coisa que não seja a propaganda.

Pergunto, acham que isto está certo? Não se pode manipular a opinião pública e os acontecimentos para servir interesses individuais...

As Festas das Flores são feitas quando o povo quer...se quiser em 2009 seja...se quiser em 2010 seja então.

Já agora, dirijo-me a todos os que aqui passarem, mas dirijo-me particularmente aos Burriquistas. Sabem que este senhor ainda sonha com o apoio do sr. Rui Nabeiro para ser ele o candidato pelo PS. Sim senhores, este mesmo Burrica que nas eleições anteriores escreveu que o poder político deveria estar afastado do poder económico ei-lo a andar no Alentejo, na Adega e noutros sítios mais à procura do sim desejado.

Penso que o que mais repugna nesta atitude é passar atestado de estupidez a todos os campomaiorenses...Pensa que não temos memória? Que somos estúpidos?

Garanto-vos que se o Burrica não for o candidato pelo PS será apenas porque Rui Nabeiro não quis porque ao Burrica vontade não lhe falta.

Para finalizar, gostava de felicitar os responsáveis pelo Blog pela excelente iniciativa.


Jack The Ripper

Anónimo disse...

Foi mais a confusão que a Alegria

Anónimo disse...

"Festas das Flores"

Redondo...Ermidas do sado...que se segue??

Muitos são os campomaiorenses que anseiam pelo momento tão aguardado de começar a fazer flores e enfeitar as nossas ruas da forma que só nós sabemos fazer.
Como campomaiorense, sinto-me triste ao ver uma tradição secular (sim..porque as nossas são seculares) ser "imitada" pelas tradições "históricas" de alguns concelhos do nosso país entitulando-se "as mais belas festas do país".
Não quero com este comentário criticar de maneira alguma este ou aquele, mas não será já altura de nos afirmarmos e dizer ao mundo que as festas são muito nossas?!

Já agora, Sr. Presidente, se o povo quiser...haverá festas, haja ou não eleiçoes.

Cumprimentos