segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sim, outra vez! Aquamaior

Na semana passada, chegou à casa dos Campomaiorenses (acredito que de todos) um comunicado da Aquamaior (Aqualia), dividido essencialmente em duas partes, a primeira divulga algumas actividades promovidas (reparações/melhoramentos) por esta empresa, a segunda tenta esclarecer algumas informações divulgadas na imprensa. Até aqui nada de anormal, alias é de louvar quando uma empresa comunica com os seus clientes, pois muitas vezes tal acontece. Não obstante isto, passo a analisar a pertinência e veracidade deste “documento”.

  • Primeira Parte
Clique na imagem para melhor visualização do documento

Na primeira parte, é divulgado que foi instalado um novo Hidropressor na nossa Vila. Diz seguidamente o texto que “Em Campo Maior, todos os anos, no período de Verão, existem zonas onde a água chegava com uma pressão muito reduzida e em certas horas do dia, nem corria água nas torneiras…”. Bem eu conheço tanta pessoas de tantos pontos da Vila e nunca ouvi falar neste tipo de problemas, será que os problemas só surgiram quando a Aqualia chegou a Campo Maior? Já agora, a vocês acontecia algo do dito pela empresa Espanhola?

Falasse ainda nesta parte do documento, de algumas obras que eram necessárias e de mais algumas ás quais a empresa irá proceder, ainda bem que assim é, pois a rede de abastecimento estava mesmo a necessitar uma "reforma", não era necessário tanto fogo de artificio.

  • Segunda Parte
Clique na imagem para melhor visualização do documento

A segunda parte é muito engraçada, a Aquamaior devido a informações publicadas na imprensa, através do Comunicado vêm informar os Campomaiorenses, sobre a Data de Emissão, Data de Distribuição pelos CTT e Data limite de Pagamento das facturas.

O que os Campomaiorenses querem ver esclarecidos, é o porque de aparecerem valores brutais nas suas facturas, querem um trato mais humano por parte desta empresa. Toda a gente diz que subiu a água, se assim foi e parece mesmo que foi, porque não fizeram um aviso? Talvez não desse jeito, é claro que proclamar as obras aos sete ventos já o faz.

Outra questão, prendesse com o atraso na facturação da água, isto ainda quando a água estava na chancela da Câmara Municipal, falasse que existiam atrasos de facturas na ordem dos 4 a 5 meses, nada mais se soube a respeito. Essa situação está resolvida?

Sobre estas questões, é que deveria ter incidido o Comunicado. O referido mais não parece que um documento de propaganda politica, do tipo: “já viram as coisas que eles já fizeram…”, enfim não passa de uma operação de charme.

E vocês que acham Campomaiorenses?

PS: A folha tem um tacto agradável, é de boa qualidade... já a informação é mais fraca.

12 comentários:

Anónimo disse...

Esta aqualia é o rir. LOLOLOLOL

Anónimo disse...

Amigos,

Relativamente a este questão da Aqualia devo dizer que efectivamente existiam algumas insuficiencias na pressão da água, particularmente nos períodos de Verão e na parte nova da vila. Se a Aquália resolveu honra lhe seja feita.

Quanto à facturação, já aqui o disse. Cuidado com os dias da contagem! Os dias de contagem devem ser exactamente 30 sendo tolerável pequenas oscilações de 2 ou 3 dias.

O que deve ser discutido na questão da Aquália são os seguintes pontos.

1- Quais são os contornos do negócio?

2- O que é que Campo Maior ganhou efectivamente?

3- Onde estão a ser aplicados os fundos do negócio?

4- O que aconteceu e o que vai acontecer às pessoas que estavam nestes serviços? Neste ponto o que pretendo dizer é que se efectivamente houve agumas pessoas que transitaram para os quadros da Aqualia, há algumas pessoas que se mantiveram nos quadros da câmara. Ora diminuindo os serviços pela qual a câmara é responsável o que poderá estar em risco é que quando houver a Reforma do Sector Público (O Sócrates vai guardar isto para a segunda legislatura que é já para o ano) há pessoas na câmara que podem passar a englobar os chamados "Disponíveis" termo que aprendemos quando foi efectuado uma primeira reforma no ministério da Agricultura.

Ora isto tudo para dizer o que? Que reduzindo o trabalho que é feito por Campomaiorenses arriscam-se estes mesmo Campomaiorenses a cair numa situação de desemprego a médio prazo. E depois não vai haver Festas nem tradições que os distraiam desta realidade.

Sendo o emprego um bem escasso a Câmara deveria ter visão estratégica e acautelar devidamente estas situações. A Câmara deveria ela própria tornar o serviço eficiente e não colocá-lo na mão dos privados.

Três horas da manhã disse...

Sr. Jack, posso informar-lhe que os trabalhadores que estão na Aqualia (que estavam a trab na Câmara) não deixaram de fazer parte dos quadros da Câmara, os mesmos estão como cedidos temporariamente, estes caso queiram ao fim de x tempo podem voltar para os quadros da Câmara ou optar por ficar na Aqualia definitivamente, terminando então o vinculo que os ligava ao Município.

Anónimo disse...

Três horas da manhã: já agora pode esclarecer-nos de qual a situação dos funcionário da Câmara que estão cedidos à Aquália? Quem lhes paga os ordenados?

Três horas da manhã disse...

Quem paga o ordenado é a Aqualia, os trabalhadores cedidos "somente" mantém um vínculo contractual com a Câmara, uma vez que os mesmos se não tiverem satisfeitos com o trabalho na Aqualia podem voltar a trabalhar para o Município, ou seja, esses trabalhadores têm os seus postos seguros, caso a Aqualia dispense alguns dos referidos também poderá voltar a Câmara.

Anónimo disse...

Amigo Três horas da manhã,

Tinha conhecimento disso, aliás refiro que alguns deles estão ao serviço da Aquália (expressei-me mal, não falei do vínculo). No entanto há funcionários que se mantiveram na câmara pelo que podem cair na situação que descrevi e até mesmo aqueles que hoje estão ao serviço da Aquália podem vir a cair nesta situação sempre que ao fim de x tempo optem por voltar à câmara

Anónimo disse...

Ó Jack mas isso que falas é inevitável ou não? não sei q culpa tem o Burrica disso!

Anónimo disse...

Amigo Anónimo,

Na minha opinião o Burrica tem culpa por três motivos

1- Não deve transferir o trabalho para outra instituição esvaziando a câmara de conteúdos, de missão e de razão de ser. Pense no extremo se tudo for concessionado qual será a razão da existência da câmara municipal.

2- Se houve pessoas que não foram para a Aquália o que fazem na câmara? Estão mais pessoas a fazer o mesmo serviço? Quem paga essa falta de produtividade são o resto dos contribuintes pois é dos impostos que sai o salário dessas pessoas?
O anónimo sabe que Campo Maior é o segundo concelho do distrito onde cada pessoa paga mais impostos municipais? Só ficamos atrás de Portalegre e chegamos mesmo a ultrapassar Elvas. Vejam o site da Associação de Municipios. Amigo três horas da manhã está aqui um bom tema para comentário

3- O Burrica não deve criar empregos a troco de votos e depois não ter trabalho para as pessoas. Concessionar serviços torna o fardo mais pesado para os Campomaiorenses por duas vias: serviços mais caros e impostos empregues em pagar salários de trabalhadores pouco produtivos

Espero ter mostrado o meu ponto de vista

Anónimo disse...

Eu moro na zona nova da vila e posso garantir-vos que durante todo o Verão em minha casa só tinha pressão até as 17 horas, a aprtir dai só corria um fio de água!Ainda bem k se está a resolver a situação pk foi um inferno!!

Três horas da manhã disse...

Ok Sr.Alpragata, tinha essa dúvida, obrigado pelo seu esclarecimento, ao que parece essa situação está mesmo resolvida.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bem dito sim senhor o que aqui se escreveu. Essa das aguas irem parar as maos dos espanhois nao me conformo de maneira alguma. Afinal nós somos uns bonecos no meio disto tudo, para onde nos empurram é para ai que vamos?? está no tempo de nos juntarmos e protestar de outro modo que se ouça mais.
O caso das piscinas é outro!!!! quem sabe ao certo quem vai explorar??? mas será que Campo Maior tem medo??? de quê pergunto eu???

Anónimo disse...

Todos sabemos os problemas que a Aquália ou Aguamaior trouxeram aos Campomaiorenses, esse problemas foram objecto de reunião da Câmara com esses Senhores e segundo sei ficou acordado que na reunião da Assembleia Municipal celebrada ontem compareceriam para esclarecer os Deputados Municipais de todas as dúvidas que tivessem.
A verdade e apesar do Edital assinado pelo Senhor Presidente da Assembleia dando conhecimento desta audição, os Senhores da Aquália ou Aguamaior não se dignatam comparecer, o mesmo se poderá dizer em bom Português "Que se cagaram nos consumidores Campomaiorense". Onde está a dignidade e o respeito que todos merecemos? Qual vai ser a posição do Munícipio? Vamos esperar para ver!
anónimo falou