segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Remodelação da "Avenida" (Jardim Municipal)

A nossa Avenida continua em mutação, num projecto que se encontra dividido por fases, lá se têm vindo a alterar aquela parte da vila aos poucos, apresentado hoje, com algumas partes já de cara lavada.

Hoje, deparei-me com este "comunicado" da Câmara Municipal de Campo Maior, no seu sitio na internet.

"As obras de remodelação do Jardim Municipal continuam a bom ritmo estando agora a ser renovada a zona circundante do coreto e da estátua da Santa Beatriz da Silva. No entanto esta é apenas mais uma fase de um projecto a longo prazo que pretende reformular toda a zona do jardim, de modo a proporcionar aos Campomaiorenses um espaço de lazer mais acolhedor e que transmita uma imagem de modernidade e progresso."
(Fonte: sitio da Câmara Municipal de Campo Maior, clique aqui para aceder)

Achei então, que seria bom tecer algumas considerações relativas a este assunto e ao mesmo tempo poder debater-se n' " Ó mê belo Campo Maiore..." a "obra".

Pessoalmente não tenho dúvidas que a nossa "Avenida" merecia uma limpeza estética, porém a maneira como o estão a fazer não me deixa indiferente e muito menos satisfeito.
Parece-me ter ficado algo nua, os materiais poderiam ter sido de outra índole, já para não falar no que se fez a algumas árvores. Além isso, poderia ter sido aproveitada a grade do antigo lago, o qual terá sido feito por artistas (ferreiros) de Campo Maior, ou seja, era um pedaço de tradição.
A sensação que tenho, quando entro na nova "Avenida" é a de que faltam sombras e existe pouca cor, alegria e vegetação (flores), por contrapartida têm muita calçada à portuguesa, lembrando mais uma praça do que um jardim. (esta é a minha opinião, cada um têm a sua e obviamente só temos de respeitar)

Aparte:
Causa-me estranheza este "comunicado", uma vez que não diz nada de novo, será que não existe nada para dizer ao Campomaiorenses? Em frente...

Já agora deixo em aberto a discussão do jardim, campomaiorenses estão satisfeitos com o que foi feito até agora na "Avenida"?

Quais as modificações que gostaram de ver feitas? Quais não?

Cumprimentos

Nota: Já vi post's em alguns blogs sobre o caso, porém muito técnicos e com casos muito precisos, como tal, decidi debater o assunto de uma forma mais genaralizada.

13 comentários:

Anónimo disse...

Concordo - que deviam ter sido utilizados outros materias.

Discordo que esteja nua, principalmente quando as fontes estão ligadas.

Anónimo disse...

Eu digo q está mt mais bonita e atraente! Havia lá árvores q já tavam a cair devido à podridão! Agora dizemos q ha poucas sombras, qt as árvores crescerem vai existir mais sombra! Agora, esta das fazes, se não ouvessem eleições para o ano, daqui a 50 anos a nossa avenida estava pronta! Pq trabalha-se a passo d "lesma"!

Anónimo disse...

Eu passei por lá agora, acho q tem pouca roupagem. mas com o tempo qd as arvores crescerem deve ficar bem bonita.

Três horas da manhã disse...

Concordo com o comentário do Sr. ou Sra. Chiculatera, quando diz que está mais bonita e atraente, porém acredito e continuo a afirmar que exitem situações que foram mal pensadas, como é o caso dos materiais.

Faz mesmo lembrar uma praça, porém está melhor do q antes.

JPS disse...

O gradeamento central foi muito mal pensado. Para além de alguns acidentes já terem ocorrido, muitos pais evitam de ir para lá com os filhos mais pequenos porque aqueles jactos de água insalubre são uma perdição. De resto, penso que não se justifica um corredor central tão largo, podia-se se ter aumentado a área verde em detrimento da calçada. Não sou especialista em árvores, mas se fosse possível deviam ter comprado árvores com uma fase de desenvolvimento mais avançado. De resto, até gosto. Oxalá nunca falte água para regar a relva e os cães não façam dela o seu urinol favorito.

Anónimo disse...

Acho que a vegetação deveria ser mais abundante, não parece tanto um jardim. O espaço no meio é despropositado e veremos até quando durara a fonte que se estende pelo corredor central. De resto tá fixe. Parabéns a quem a concebeu tá muito gira.

Anónimo disse...

Gosto muito da nova versão da "nossa Avenida".N posso concordar c a falat de flores e vegetação, porque se há coisa k n falta é cor naquele jardim e relativamente ao lago, a ideia foi muito bem conseguida!!!Estou a gostar muito do trabalho k está a ser feito!Parabéns!E façam renascer o nosso coreto!

Anónimo disse...

Eu não gosto, como se diz no texto, parece uma praça. Gostava mais da antiga Avenida tinha outro encanto e era mais natural e bela, tinha um misticismo que esta não tem.

Anónimo disse...

É indubitavelmente uma avenida nova, mais bela, jovem, progressista e acima de tudo requalificada. A contenda que se levanta é tão-somente contingente, ou seja, o meu gosto pode ser discrepante do seu, assim como o do Fulano é diferente do meu. O que importa é que o “Central Park” de Campo Maior está apetecível.
Quanto à obra e à sua delonga é uma velha questão que se coloca; Será mais uma inauguração em tempo de eleições? Deixo aqui a questão…

Três horas da manhã disse...

Ai reside a riqueza do blog Sr. Zé Camões, nas opiniões, cada um têm a sua... a junção delas todas e as conclusões que se tiram são sem dúvida uma aprendizagem continua.
Eu tenho a minha opinião, porém posso mudar, como disse algum dia F.Pessoa, "adoro ser levado pela razão".

Anónimo disse...

Acho bem que o mostruário de materiais de construção tenha sido transferido para o nosso antigo jardim. ´So tenho pena de não terem trazido o cavalinho do Mestre Armando para por junto aquelas pontezinhas pra poder beber água na cascata. Ele também já está habituado a tar ao sol. Assim como assim....

Anónimo disse...

Flor de Liz dis:
Devemos acompanhar o progresso e o jardim precisava de uns arranjos mas na minha opinião creio que a remodelação do nosso jardim não está muito bem pensada, Não gosto do gradeamento do lago, faltam muitas árvores, as sombras não existem e com tanta pedra a perder de vista mais parece uma praça e não um jardim. Tanta relva numa vila com tanto Sol?!!! O jardim deveria ser remodelado mas mantendo o seu carismo de outrora! Que pena ter campo Maior ter um jardim tão moderno mas tão "igual" à maioria das localidades que também aderiram a esta onda de modernismo!

Anónimo disse...

so vejo uma coisa mal o restaurante que esta no meio da avenida uma vergonha