quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Rádio Campo Maior...e a Informação

Hoje, decidi trazer até vós a radiofonia local, será interessante perceber a perspectiva dos Campomaiorenses sobre este serviço, o qual têm na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior a sua alavanca.

A Rádio Campo Maior (RCM) iniciou as suas emissões no dia treze de Outubro 2001, embora só a quatro de Março de 2002 tenha definido a sua programação. (…) …acompanhamos o dia a dia da população de Campo Maior e fazemos a cobertura de todos os eventos e iniciativas do concelho. Um dos grandes objectivos da RCM é conhecer cada vez melhor o seu público e reflectir sobre a realidade socio-cultural da vila. A utilização de novas e modernas ferramentas que o conhecimento humano desenvolveu é “obrigação” de todos quantos fazem da solidariedade o seu fundamento da vida. Este é o lema da Rádio Campo Maior: RCM a Voz da Solidariedade
(Fonte: sitio da Rádio Campo Maior, clique aqui para aceder)

Campo Maior, é um concelho onde existem ainda algumas limitações/carências no acesso à informação, como tal, a RCM veio de alguma maneira quebrar esta limitação. Porém não a colmatando, faz falta haver algo mais, um site noticioso seria uma boa ideia, por exemplo, em complemento ao quinzenário “Região em notícias de Campo Maior”.

Acho a RCM um elemento positivo da nossa comunidade, porém acho que poderia haver algumas melhorias. Passo a citar uma, neste caso não propriamente à sua emissão, mas sim ao seu site, uma vez que o mesmo só permite a visualização das noticias que são dadas no dia, ou seja, hoje é dia 3 de Setembro, se quisermos consultar as noticias anteriores a este dia é impossível.

E vocês Campomaiorenses, o que acham do trabalho da RCM?

São ouvintes assíduos?

Acham que existe falta de informação na nossa comunidade? Ou a dimensão da mesma não justifica mais meios?

Cumprimentos.

19 comentários:

Elvascidade disse...

Tudo o que seja meios de informação para manter a população informada é bem vindo em qualquer sítio. A população precisa de se manter informada e elucidada de tudo, afinal de contas são parte integrante de tudo o que se passa em seu redor.

Anónimo disse...

Esse do site é muito bem vista, deviam melhorar isso. Há dias quis ir ver uma noticia antiga e não foi possível.
Quanto ao resto deveria haver algo mais, ou então uma reformulação do que existe. Nunca percebi pq a RCM só emite três noticias por dia.

Anónimo disse...

Existe de falta dinformação em Campo Maior. ainda há pouco qd foi do homicidio tive de saber por jornas nacionais, visto não haver outro meio para tal, acho que deveria existir uma plataforma comum de informação a Campo Maior e Elvas, existem algumas coisas mas apresentam moldes algo tradicionais. Necessita-se mais e melhor, algumas coisas que tenho sabido é através do seu blogue.
Parabéns!

Anónimo disse...

A ampliação dos meios que existem tou em crer q seria mais que satisfatória.

Anónimo disse...

Gostó mutó da rádio campo maioré! gostó de ouvir ó fadinhó a note.

Anónimo disse...

Acho que a rádio deveria ser melhorada, acho que ainda se encontra muito amadora, a informação local talvez seja a maior lacuna, o ponto forte os directos feitos fora da rádio, tipo enxara.

Anónimo disse...

A rádio Campo Maior neste momento é uma rádio para uma faixa etária, com os seus programas de discos pedidos, "o que é que a senhora está a fazer para o almoço?", e pouca diversidade na música.
Os locutores não têm aquele feeling... Parece que estão a morrer, e não cuidam a pronuncia. Eu não tenho vergonha da minha pronuncia, mas português correcto todos nós percebemos.
Em relação ao site, por vezes procuro noticias sobre o que se tem passado em Campo Maior, e não encontro. Como é dito no post, só noticias do próprio dia.
Este tipo de sites, qualquer pessoa minimamente informada e curiosa consegue realizar. Não é necessário grandes conhecimentos de web design/ informática. Mas para que exista um site actualizado, fácil de actualizar, no qual se possam pesquisar noticias antigas ou outros conteúdos, é necessário mão profissional, já que é necessário recorrer a bases de dados, manipulação das mesmas, conhecimentos de linguagens web e de scripts.
Quanto à interface do site, reparem que nem centrado está, as imagens saem fora dos limites do site, a informação encontra-se dispersa e desorganizada...
Acho que qualquer meio de informação deve manter um site apelativo e dinâmico, que não seja realizado por um funcionário da instituição que tem um primo que sabe fazer uma animação flash! :P

Anónimo disse...

A RCM é uma mais valia para Campo Maior, eu por motivos geográficos, não sou ouvinte, mas reconheço a sua importância.
Fiquei acometido há já algum tempo, quando ouvi no site da RCM, uma entrevista feita ao Professor Arménio Carapinha. Acho que uma rádio de qualidade deve ter convidados de qualidade, assim sendo, o “senhor” supra citado não tinha cabimento na programação da emissora, nem ás 5 da manhã. Qual foi a obra que fez para lhe valer uma entrevista, que ainda por cima encheu de episódios facciosos.
O que lá vai lá vai, a rádio deve ser prudente e possuir programas de qualidade, deve servir os habitantes locais e noticiar os eventos do distrito, pede-se imparcialidade e rigor.
Quanto a mim resta-me deixar aqui uma mensagem de apoio e as minhas felicitações pelo trabalho.

JPS disse...

Eu pouco oiço rádio e quando oiço, com certeza que não é a RCM. Penso que a rádio é um meio de comunicação com os dias contados, aliás qualquer meio de comunicação onde não existe interactividade com o utilizador vai perder protagonismo. As pessoas vão preferir ouvir/ver aquilo que querem quando querem (ou podem). E não me venham com o programa dos discos pedidos, que não é disso que estou a falar :)))
Talvez a rádio só se justifique mesmo pelos directos.

Anónimo disse...

Aí é sr. João Paulo, então a rádio está ultrapassada. Sabia que a audiência do rádio subiu? Sabe qts pessoas ouvem rádio por dia? Que a RCM possa ter pouca audiência não quer dizer que...tenha retratado bema realidade.

JPS disse...

Realmente posso estar enganado, foi uma opinião pessoal sem fundamento estatístico. Já agora, se tiver números, agradecia que os divulgasse pois o download do estudo da marktest custa 1500€. Só consegui mesmo obter percentagens de audiências para as rádios nacionais, mas isso nada diz no que respeita à evolução do número de ouvintes.
No entanto, encontrei também um texto (Audiências de Rádio, Marktest.com, 27 Fevereiro 2007) que reproduzo aqui :

"Assiste-se, nos dias que correm, a uma reestruturação do meio rádio em função das novas disponibilidades tecnológicas de que dispõe. A escuta através da internet é algo possível já há alguns anos e aí estão também o podcasting e a disponibilização de conteúdos multimédia através dos respectivos sites. Ou seja, a nova Rádio deixa de ter apenas ouvintes e, atráves das multi-plataformas de transmissão de conteúdos, passa a ter também leitores e visualizadores, permitindo, ainda, a liberdade para a gestão do melhor momento de acesso aos mesmos."

P.S.: Encontrei este clip engraçado sobre a evolução do radio: http://www.radioearth.com/EvolutionRadio.html

siripipi alentejano disse...

Eu fiz rádio durante muitos anos em Angola e em Portugal, iniciei essa actividade no velhinho Rádio Clube da Parede a convite do António Miguel e do Fernando Curado Ribeiro (ambos já falecidos), mais tarde apresentei programas de variedades no distrito de Setubal, ajudando no lançamento de Marco Paulo. Mais tarde, durante o serviço militar, trabalhei num programa da Região Militar de Angola - A Hora do Soldado - e mais tarde como civil, a par da minha actividade de funcionário público,fui um dos principais colaboradores da Voz do Zaire. De regresso a Portugal,a convite de Catela Nunes e Amândio Silva, passei a colaborar com o Emissor Regional de Elvas e entre muitas funções, fui o responsável pelos relatos de futebol dos jogos que o Campomaiorense participava.
Esta introdução é para vos dizer que a rádio é um dos maiores elos de ligação com o ouvinte, é uma fonte inesgotável de comunicação que nos permite dialogar,auscultar e divulgar conhecimentos.
Quanto aos programas, esses devem ser concebidos tendo em conta o gosto dos ouvintes,procurando ir ao encontro dos seus anseios. Relativamente aos trabalhadores da rádio (técnicos e locutores) há uma realidade que tenho que admitir. Para se ser locutor há uma regra muito importante, boa dicção e voz, facilidade de argumentação e uma cultuta geral razoável. No meu tempo dizia-se que para ser bom lucotor ou apresentador era necessário, primeiro que tudo, ter vocação. Os cursos de comunicação social não existiam, hoje proliferam por todo o lado, mas que interessa ser formado e não ter vocação!
Meus amigos a rádio para quem a integra, coontinua a ser um bicho bastante difícil de extinguir.
Espero que a RCM progrida, ainda é uma criança, os seus colaboradores devem saber viver com a crítica e esforçarem-se para que cada dia sejam melhores, não tenhem medo de errar, pois é com os nossos erros que iremos ser melhores.
Campo Maior 3 de Setembro de 2008
siripipi-alentejano

Dr Estranho Amor disse...

Declaração de interesses: Tenho o maior respeito pelos profissionais da RCM. Dão o melhor de si a troco de salários vergonhosos.Dito isto, confesso que não sou ouvinte.Como nunca iria passar férias para a Serra Leoa ou dedicar os tempos livres a espetar garfos nos olhos, tambem tento cuidar o meu sistema auditivo pelo que fujo da frequência da RCM como o Nuno Gomes das balizas. O nível é fraquinho e para fraquezas já bastam as actividades culturais promovidas pela Câmara. Tentem mudar um pouco a programação e pode ser que consigam maior reconhecimento.

Três horas da manhã disse...

Depois do que li por aqui, na minha opinião, acho que se podem retirar algumas ilações.

Quem ouve as pessoas da RCM, são pessoas de certa idade, ou seja, tem um target avançado. Poderiam tentar uma aproximação a pessoas mais jovens.

O seu site têm necessitava de uma reestruturação, uma vez existirem situações no mesmo menos boa.

A informação deveria ser melhor, e constar no seu site. pois as noticias de dias passados já eram. E aqui a RCM assume uma importância extra, pois é um único meio de comunicação actualizado todos os dias em Campo Maior, pena que falhe neste apartado dispor a informação.

Acho que a RCM deveria olhar para estas questões.

Anónimo disse...

Bom, antes demais, gostava de dar os parabéns ao Blog, porque de facto está 5 estrelas. Tem actualidade, temas muito importantes, e a nível gráfico também muito bom. Só peca de ser um blog.
Mas passando à análise dos comentários que tenho visto aqui, é triste ler estes textos sem nexo, principalmente quando vêm de pessoas que provam aqui a sua simples incultura e a falta de imaturidade.
Está provado que o povo de campo maior gosta muito de criticar o trabalho dos outros sem avaliar o de eles mesmo. Dou o exemplo do sr. dwight shrute que só de uma vez disse um "moitão" de bojardas seguidas. Se pensa que com esse humor sarcástico vai fazer rir alguém, está muito mal enganado. Já que acha que o trabalho da RCM é assim tão mau, propunha que passasse pelos estúdios e mostrasse realmente como se faz o trabalho de profissional e que de facto está a ser feito por pessoas amadoras e com vencimentos baixos, mas no entanto, amadores e humildes, mas estão a fazê-lo e a tentar melhorar e aprender a cada dia que passa.
Em relação ao site, de facto, AGORA, está muito fraco. E tem uma razão lógica para estar. O site já conta com 3 anos on-line e como tudo na vida precisa de uma re-estruturação a fundo. Foi idealizado para um fim e tem sido alterado sem pensar muito no aspecto gráfico. Como comentou o sr. Rabi, mais um expert na matéria, e não posso de deixar de comentar esta frase... "parece que estão a morrer, e não cuidam a pronuncia..." Em primeiro lugar, a pronuncia é a de Campo Maior e devia estar orgulhoso dela porque penso que é a sua terra e em segundo, e como referi acima, se acha que os animadores estão a morrer, das duas uma, ou oiça mais um pouco a radio, como por exemplo outros programas ou então fica também convidado desde já a participar com a equipa da RCM como colaborador. A gerência agradece gente como o senhor.
Mas voltando ao tema do site, gostaria que me explicasse esse seu comentário que "...não devia ser feito por um funcionário da instituição só por ter um primo que sabe fazer uma animação flash". É muito triste ouvir coisas destas, muito mais de uma pessoa que nem se expressar sobre o tema sabe. Como disse mais acima, é triste ouvir criticas só mesmo por criticar. O dia que apresentar um trabalho melhor, ai então faça comparação. Até lá, resuma-se à sua insignificância.
Peço desculpa pelo texto extenso, mas à muito que tinha vontade de criticar estes palhaços que só têm criticas destrutivas. Tentem ajudar com ideias positivas as iniciativas de Campo Maior.
Um abraço

Dr Estranho Amor disse...

Sr.Anónimo,

Reafirmo o meu apreço por todos os colaboradores da RCM. Acho mesmo que são bons profissionais. O que não me pode levar a mal é que não esteja disposto a levar com o Marco Paulo, a Romana, o Quim Barreiros e demais tropa fandanga 22 Horas por dia. Se esse estilo de emissão é o que quer a RCM, muito bem. Não queiram é sol na eira e chuva no nabal. Se a RCM não me dá o que quero ouvir é lógico que procure outras frequências.
Um abraço,

Anónimo disse...

http://www.radiocampomaior.com/irmas.htm

Anónimo disse...

parabens pelo blog

penso que esta nossa radio poderia melhorar, é verdade.

penso também que faz falta gente da terra a colaborar com a rádio da nossa terra...

actualmente a rádio é feita por pessoas de elvas, montemor, abrantes, caminha, luxemburgo, santa eulália e tem uma pessoa de campo maior a trabalhar nos serviços administrativos...

na verdade tem existido uma boa colaboração por parte de pessoas de degolados em quererem mostrar o seu trabalho...

mas de nunca consigo ouvir pessoas de campo maior falar na nossa radio, porquê?

ou só se faz desporto em degolados?

penso que nós campomaiorenses temos falhado bastante em não utilizar o unico meio de comunicação que temos que é actualizado diariamente.

parece-me que faz falta gente da nossa terra a colaborar...

uma vez que os profissionais da radio não são de cá... apenas trabalham cá durante as suas horas de trabalho... deveriamos ser nós a alertar para os problemas da nossa vila...

a sugerir...

a colaborar...

a faze-la crescer...

parabens pelo blog.

Trigueirão

Anónimo disse...

Ao senhor anónimo:

Criticas destrutivas?
Não são, são palpites e observações.
O meu latim não é aqui chamado, não digo que consiga fazer um bom programa de radio, mas se o fizesse tentaria cuidar a pronuncia, português há um,
não é nortenho, alentejano, raiano ou algarvio.
Em relação à interface web da RCM, posso afirmar e calcar, que é PÉSSIMA!
Uma instituição tem que cuidar dos seus meios, e a web é bastante importante, não só mas também, para este caso em particular.
Se consigo fazer melhor...
Consigo, muito melhor.
Não vou expor os meus trabalhos nem ocupações de tempos livres, porque não acho necessário.
Palhaços somos todos, uns mais que outros.
Por favor, sem rebaixar ninguém, cuidem do que é nosso, do que dá voz a Campo Maior, a vila merece e agradece.
Viva Degolados!