segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Associativismo em Campo Maior ainda existe?

Não sei se repararam, mas encontra-se disponível no blogue, um apartado que se intitula "Instituições do concelho", da lista apresentada fazem parte algumas instituições.

Ouve-se cada vez menos falar do Associativismo, parece ser algo em vias de extinção. O certo é que existem situações, em que estas ditas Associações deveriam ter um papel importante a desenvolver na sociedade.

Já há alguns “largos” anos, as Associações tinham iniciativas louváveis e eram um dos principais dinamizadores das localidades. Em Campo Maior, a casa do Benfica era um desses casos, tendo pela sua alçada variadas iniciativas. Isto sem menosprezar ninguém nem outras colectividades.
Mais recentemente (este recentemente é relativo), vinham-se destacando-se as acções do GEDA, um exemplo disso, eram as iniciativas tomadas por este grupo, de maneira a sensibilizar as pessoas para a limpeza da Barragem do Caia e também no caso do Freedom Festival. Era necessária a “volta ao activo" deste grupo, principalmente tendo em conta, a situação da Barragem do Caia hoje em dia, entre outras situações .

Já agora fica aqui divulgado que o GEDA, irá organizar Percurso dos Contrabandistas, dias 27 e 28 de Setembro. (para mais informação clique aqui)

Será mesmo que o associativismo está a morrer? Ou a mudança dos tempos assim o exige?
Na vossa opinião, ainda existe movimento associativo em Campo Maior?

Cumprimentos

4 comentários:

Anónimo disse...

A Geda podia voltar a estar na ribalta.

Quanto à sua questão, acho que os novos tempos não permitem muitas x´s um associativismo como estávamos habituados.

Anónimo disse...

Existe e estão a esquecer-se que a casa do sporting também tinha muitas iniciativas boas.
O associativismo é uma raridade pq ninguem faz nd sem ser em troca de algo.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de felicita-lo pelo seu blog, acho que o está a gerir excelentemente. Propõe temas interessantes, escreve sobre eles, mas ao mesmo tempo, nota-se que não critica só por criticar, sabe faze-lo de uma forma inteligente e razoável. Resumindo há que louva-lo e dar-lhe os parabéns.
O associativismo tem morrido aos poucos. É triste, mas é verdade. Lembro-me de muitas associações na nossa vila, mas talvez a que mais me marcou, com o seu desaparecimento, foi a associação de escuteiros. Recordo que chegou a haver dois corpos de escuteiros na nossa vila e actualmente, o que resta deles? Nada.
Os escuteiros tentavam proporcionar princípios e bons costumes, ás crianças e jovens, ocupando os seus tempos livres e permitindo-lhes um convívio a salutar enquanto aprendiam coisas extremamente diversas.
Hoje vê-se na vila, jovens com pouco menos da minha idade e já estão intoxicados em drogas e a caminharem para um cretinismo crónico.
As associações eram importantes, não só por tudo o que davam ás pessoas que delas usufruíam, como também serviam para nobilitar o nome de Campo Maior por todo o Portugal.
O tempo é efémero tudo tem um dia, tudo muda, só é lastimável mudarem também as coisas benéficas e frutuosas. Assim, em jeito de despedida, gostaria de deixar uma palavra de apreço à maior associação da nossa terra, os Bombeiros Voluntários, desejo que nunca abandonem quem tantas e tantas vezes vos critica sem razão. Perdoem-lhes eles não sabem o que dizem.

carlos disse...

"...As comunidade, quando estão políticamente organizadas em Associações de Moradores, Clubes de Mães, Clubes de Idosos, etc, tornam-se em verdadeiros micro-estados.
As transformações desejadas pela Nação para Portugal, serão efectuadas em primeiro lugar nesses micro-estados que são os átomos da organização nacional... "
.
Este trecho de prosa que retirei dum daqueles mails que todos os dias recebemos e apagamos, dá ideia da importancia das Associações para o desenvolvimento duma sociedade.
.
Sem tirar o mérito àquelas de que já falaram - que são verdadeiras instituiçoes em Campo Maior- importava agora assimilar este espírito e fazermos todos por que se multipliquem as organizações locais.
Dávamos assim mais força às nossas ideias, aspiraçoes,reivindicações, etc.
Podemos começar por uma simples associação de vizinhos,p.ex. mas o importante seria mesmo ir abandonando a ideia do individualismo e de isolamento que tanto nos caracteriza.