quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cá estão elas...ao menos no Blogue! Festas do Povo...

Vim ao blogue moderar comentários, olhei para as noticias e qual é o meu espanto quando vejo novidades sobre Campo Maior, como tema as Festas do Povo.

Já aqui falei, na carolice da Câmara Municipal em afirmar que a não realização das Festas do Povo se deve a ausência de órgãos sociais por parte da Associação das Festas do Povo. A verdade é que sempre me constou que nada foi feito para desbloquear esta situação, competindo ao Município como mandatário "máximo" da nossa Vila mexer as cartas.

"Este ano, não há festa, porque a associação está sem corpos sociais desde o início de 2007, altura em que se demitiu a anterior direcção", explicou hoje à agência Lusa a presidente da mesa da assembleia-geral da colectividade, Júlia Galego.(…)

As Festas do Povo de Campo Maior, que tradicionalmente decorriam de quatro em quatro anos, deveriam ser realizadas este mês, mas a situação em torno da associação promotora quebra uma tradição secular. Os festejos, que se distinguem pelas ruas ornamentadas com flores de papel, são considerados únicos do género no país. Lamentando o "silêncio" por parte do município local, Júlia Galego considerou que "a autarquia não está interessada em ajudar a desbloquear a situação, nem em promover as festas".

"Não concordamos com esta situação, porque a associação tem 20 anos e as Festas do Povo são centenárias. Antes de haver a associação, havia outras entidades que promoviam o evento, entre as quais a autarquia", defendeu.
Contactado pela agência Lusa, o presidente do município de Campo Maior, João Burrica, rejeitou responsabilidades, sustentando que "não cabe à autarquia efectuar as festas, porque existe uma associação responsável pela realização do evento".

"Nós não podemos legitimamente avançar com a organização das festas até que a associação não se extinga. No dia em que isso acontecer, o município poderá consultar a população, ajudar a criar uma comissão e, a partir daí, desenvolver o processo", declarou.


Durante as últimas Festas do Povo de Campo Maior, que decorreram entre 31 de Agosto e 05 de Setembro de 2004, a vila alentejana recebeu cerca de dois milhões de visitantes, portugueses e estrangeiros. As Festas do Povo, das Flores ou dos Artistas são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a preparar durante meses a ornamentação das ruas com flores de papel.” (...)
"
(Fonte: sitio da RTP, clique aqui para ver a noticia completa)

Sinto duas coisas ao ler esta notícia, a primeira é um ENORME ORGULHO EM SER CAMPOMAIORENSE (pela noticia em si, em relação à parte positiva), a segunda uma indignação não em menor dimensão por a Câmara se defender por burocracias para que não se realizem as festas. TRISTEZA! Ainda se fosse o Povo que não quisesse, tudo bem, agora porque a Autarquia não pode pegar na organização das Festas porque a Associação não está dissolvida.
Não existe vontade da Câmara e ponto final, preferem fazer as “Tradições”, dão menos trabalho, mas também trazem muito menos a Campo Maior.

Será que os meus conterrâneos concordam com este ponto de vista? Ou a culpa vai mais além?

Se a culpa não é da Câmara afinal de quem é?

Cumprimentos.

PS: nada me move contra as “Tradições”, fora as contrariedades têm sido um sucesso e ainda bem, mas as Festas são as Festas e valem por mil edições das Tradições!

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois só mm nos blogues se podem "ver" as Festas.
O Sr. Burrica devia ser sincero e dizer que não há festas pq a Câmara não quis, dcp farrapadas não servem.

Anónimo disse...

Amigos,

Coloco o comentário que fiz nas tradições também aqui pois parece-me adequado.

"No entanto, depois de passar por este blog o que me espantou e me levou a escrever este comentário não é nada mais nada menos que o facto de o Presidente Burrica afirmar que no ano que vem não deveria haver Festas porque é ano de eleições...Agora é que eu estou confuso...então as Festas não são quando o povo quer? Fiz a pergunta com ironia mas dou a resposta realista. O motivo porque ele não quer Festas em ano de eleições não é outro que o não querer dispersar a máquina da câmara noutro objectivo que não seja o da sua releição. Não se pode distrair as pessoas com Flores nem gastar fundos noutra coisa que não seja a propaganda.

Pergunto, acham que isto está certo? Não se pode manipular a opinião pública e os acontecimentos para servir interesses individuais...

As Festas das Flores são feitas quando o povo quer...se quiser em 2009 seja...se quiser em 2010 seja então.

Já agora, dirijo-me a todos os que aqui passarem, mas dirijo-me particularmente aos Burriquistas. Sabem que este senhor ainda sonha com o apoio do sr. Rui Nabeiro para ser ele o candidato pelo PS. Sim senhores, este mesmo Burrica que nas eleições anteriores escreveu que o poder político deveria estar afastado do poder económico ei-lo a andar no Alentejo, na Adega e noutros sítios mais à procura do sim desejado.

Penso que o que mais repugna nesta atitude é passar atestado de estupidez a todos os campomaiorenses...Pensa que não temos memória? Que somos estúpidos?

Garanto-vos que se o Burrica não for o candidato pelo PS será apenas porque Rui Nabeiro não quis porque ao Burrica vontade não lhe falta."




Jack The Ripper

Anónimo disse...

"Nós não podemos legitimamente avançar com a organização das festas até que a associação não se extinga. No dia em que isso acontecer, o município poderá consultar a população, ajudar a criar uma comissão e, a partir daí, desenvolver o processo", declarou (Burrica à Lusa)
Das duas uma: a Associação existe ou não existe de facto?
Se não existe porque não tem corpos sociais, então não se percebe porque a Câmara não promove as festas.
Se existe, vai continuar a existir (mesmo não existindo, de facto,) e, nesse caso, nunca mais se farão as festas (pelo menos enquanto o sr. Burrica for presidente).
Só mais um pormenor: ele AJUDA a criar uma comissão, ou seja, o envolvimento e responsabilização da autarquia fica-se pela ajuda.

Anónimo disse...

Será que o Sr. Burrica, têm alguma coisa contras as Festas do Povo???ou será devida a como se procedeu à última organização???ou pelas pessoas que estavam na organização???

São questões que invocam uma resposta. Há quem diga que o nosso Presidente tem alergia ao papel. Ainda não percebi se é aquele de cor ou ao branco :S

Anónimo disse...

O Sr. Burrica diz q a Câmara não ajuda a fazer festas, além d dizer q para ano não haverá festas! Isto porquê? Porque e como aqui já disseram, é ano de eleições e o dinheiro que possivelmente seria para as festas, é sempre melhor aplicado na sua propaganda eleitoral! Quanto a Associação, se está endividade... façam outra associação e registem-na com outro nome! Ou ainda outra, se o povo tem tanda vontade de Festas, acho que ninguem os irá impedir de se runirem rua a rua e de independentemente organizarem as "nossas" Festas do Povo"!

Anónimo disse...

Ora agora é que falou alguém com a cabeça livre de correntes e politiquices. O que o chiculatera disse é a maior das verdades. A Associação não é precisa para fazer as Festas das Flores, e se for preciso uma associação para fazer as Festas que se crie uma outra associação.

E como remata e bem, se for preciso voltar às tradições mais profundas organizemo-nos rua a rua. Há associação há 20 anos e Festas há MAIS DE 100 ANOS. Isto sim é uma tradição (vou escrever outra vez) MAIS DE 100 ANOS

Esta história do Burrica atirar as culpas para a associação não é mais do que uma forma de fazer política, propaganda como quem diz "Vejam o JNabeiro acabou com as Festas". As Festas das Flores não podem ser refens deste tipo de coisas.

É Campo Maior que está em causa

Jack The Ripper