sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mais & Menos (4)

Como habitualmente, hoje é dia de Mais & Menos, desde já desejo-vos um excelente fim-de-semana, fazendo votos que estes últimos dias de São Mateus sejam um sucesso.

Mais – Por vezes não são nehumas, as vezes desmultiplicam-se, falo das iniciativas da Câmara Municipal de Campo Maior. Este Mais, vai para as três iniciativas anunciadas esta semana no sítio do Município, sendo este responsável pela sua organização, são elas: Informática Sénior, a Caminhada Saudável e por último, o Primeiro Campeonato de Futsal de Campo Maior.
Boas iniciativas, deveriam seguir-se mais deste tipo, para uma qualidade de vida melhor e mais diversificada.

Menos – Este Menos não é desta semana, mas sim de várias semanas mesmo, falo das facturas da água da Aquamaior.
Enquanto a chancela da água esteve entregue a Câmara Municipal, nunca se ouviram "grandes" reclamações e quando existiam, eram ouvidas e estudava-se o problema.
Desde algumas semanas oiço os Campomaiorenses a queixarem-se das facturas da água, da sua enorme inflação, não devido exclusivamente ao aumento da tabela de preços, mas sim dos diversos erros que se vão cometendo. Além isto, o trato das pessoas pela empresa espanhola não é o melhor, eles têm sempre razão, “esta lá no contador essa contagem”, “pode pagar por prestações” – são estas as frases ditas e repetidas, pela Aquamaior. Não existe por parte desta empresa explicações plausíveis, repetem sempre as frases transcritas acima.
Na sua altura falei, sobre o atraso da facturação da água por parte da Câmara, o facto é que já ninguém percebe o que se passa! Uma explicação por parte da Câmara e da Aquamaior seria muito oportuna.

Cumprimentos

23 comentários:

Anónimo disse...

é uma vergonha, privatizar as aguas foi de facto um grande erro, esta a vista de todos.

Anónimo disse...

Amigos,

Infelizmente os mais e os menos desta semana, na minha opinião convertem-se em menos e menos.

Se é verdade que é sempre bom haver novas iniciativas por parte do município, já não se compreende é que essas iniciativas surjam coladas a outras iniciativas semelhantes de outras identidades de Campo Maior.
A saber:
Caminhada Saudável vs Percurso dos Veteranos (pelo Geda com apoio Delta Cafés)

Informática Sénior vs Universidade Sénior (penso que pela Santa Casa)

Campeonato de Futsal vs neste caso não há alternativa mas tendo o Sporting Clube Campomaiorense uma equipa de Futsal não seria simpático haver uma colaboração estreita neste ponto.

Esta opinião não é contra as iniciativas, antes pelo contrário, mas estamos sempre a cair no mesmo: divisão, duplicação no gasto de recursos com o consequente fraco retorno dos investimentos.

Quanto à Aqualia (o menos), já por várias vezes aqui deixei o meu desagrado pela forma como o processo foi conduzido. Se visitarem um blog anterior a este verificarão que já tinha dito que a Aqualia iria ganhar o concurso mesmo antes deste ter começado. Pergunto:
Como é que nos bastidores já se sabia disso mesmo antes do concurso?

Porque é que o municipio de Elvas fez marcha atrás na sua decisão de concessionar a água?

Deixo o alerta, verifiquem as vossas facturas e não deixem que haja facturas com muito mais que 30 dias de contagem pois o que acontece na maioria dos casos é que se passa para o escalão superior pagando-se a água a um preço bastante mais alto. Sobre este tema sei de uma pessoa que reclamou e a Áqualia corrigiu a factura, mas só assim sucedendo porque este meu conhecido sabe argumentar e fez as contas por a+b, o que nem sempre as pessoas fazem.

Três horas da manhã disse...

Sr. Jack, posso confirmar-lhe que Elvas também vai ter a Aqualia a "tomar conta" das águas.

Anónimo disse...

Agradeço o esclarecimento Sr. Três Horas da Manhã mas informe-nos sobre o processo porque por aquilo que tenho sabido acho que não está a ser pacífico

Três horas da manhã disse...

Não tenho muitas informações concretas, porém houve um processo moroso devido a pormenores. Ao que sei o Município Elvense estava precavido para determinadas situações ocorridas noutros locais onde a Aqualia se encontra presente, então tentou estuda-las e negociar.

Em Campo Maior também se recolheu informação, deveria era ter-se deixado passar algum tempo e ver como as coisas estavam a funcionar noutras localidades, não acredito que o que acontece por Campo Maior não se repita por outros pontos do pais onde se encontra a empresa espanhola.

Anónimo disse...

Não me diga que em Campo Maior o que sucedeu foi..."Vamos lá a apressar o processo porque vocês empregam o meu filho e eu fecho o olhos a outras coisas"

Ah pois é!!!

Três horas da manhã disse...

Acredito que não tenha sido essa a condição para que o processo se tenha desenvolvido mais rapidamente do que noutras localidades, se tal fosse assim que mal que íamos!

Acredito que a Câmara tenha visto nesta situação uma proposta vantajosa, não sei é se teve os Campomaiorenses em causa, como consumidores que são deste serviço.

Anónimo disse...

Amigo Três Horas da Manhã

Há uma contradição na sua resposta

Por definição a Câmara só deveria ter considerado a proposta vantajosa se fosse boa para os Campomaiorenses. Não pode haver proposta vantajosa deixando os Campoiorenses de fora

Três horas da manhã disse...

Vantajosa para os cofres da Câmara, não quer dizer que seja directamente para os Campomaiorenses, entende?

Anónimo disse...

Amigo Três Horas da Manhã

Claro que entendi.
O meu comentário era irónico!

Anónimo disse...

Concordo com o sr. Jack que os mais deviam ser também menos. Nenhuma das iniciativas merece o sinal mais. Porque já vimos este filme: sempre que uma instituição organiza qualquer evento, a câmara tem de fazer a mesma coisa. Já agora podiam pôr a imaginação a trabalhar e inventar coisas novas.
E o que me diz de ver a iniciativa "Caminhada Saudável" ser anunciada em página inteira no "Linhas de Elvas"? Uma pequena passeata pelas ruas da vila vale o pagamente de uma página de publicidade num jornal de Elvas?

siripipi alentejano disse...

O meu comentário é mais uma vez para esclacer que na maioria dos casos as "maiorias políticas" nos Órgãos de decisão são, como diz o Povo: "eu quero, mando e posso". Em Campo Maior foi o que sucedeu, senão vejamos: Naquela altura o Executivo Municipal tinha maioria absoluta e tudo o que lhe interessava era aprovado, foi o que sucedeu con o fornecinto de água em baixa entregue à Aquália na sequência de concurso, a oposição no Executivo (MICM) votou contra manifestando o seu desagrado e invocou as anomalias que inmfelizmente se estão verificando. Como esta decisão tem que ser submetida à Assembleia Municipal e aqui o P.S. tem novamente maioria absoluta, não servindo para nada os votos contra de 6 Deputados do MICM, 1 do PCP e 1 do PSD/CDS, todavia, a oposição manifestou-se naquele Órgão o seu desagrado e também distribui pela população vários comunicados.
Dir-me-ão assim não se pode fazer nada, impera a voz do mais forte e dos seus interesses.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Como sempre o Tiago Siripipi vem trazer-nos a visão de quem está lá dentro. Infelizmente as pessoas que não ligam a política (as de fora), é que estão a pagar os actos da péssima gestão do assunto da água. E já agora os cofres da câmara beneficiaram e os resultados? Serão as obras do jardim?
Por falar nisto pode-se continuar a chamar jardim a um espaço que tem mais pedra do que vegetação?

Anónimo disse...

aquilo parece uma praça, não um jardim!

Anónimo disse...

BOAS TARDES A TODOS

Desculpem lá a minha entrada mas uma coisa é certa.
O povo não reclama e tá tudo dito, as pessoas quando estão bem pagam e já está, isto aqui somos nós que não concordamos, podemos dizer que esta mal e vamos pagando, eu só o que critico são pessoas que ja estiveram na camara, não souberam arranjar maneira de esclarecer as pessoas, não !! não!! e o resto é conversa.
A verdade acima de tudo, o siripipi alentejano não esteve là? ou ainda està?
O João Muacho não esteve lá? O que é que foi feito para alertar as pessoas e se foi o que diziam? enfim o que é certo é que ninguem marcou nenhuma seção de esclarecimento ou mesmo manifestação e... bolas ate parece que sou dos comunas, mas não sou nem é preciso para ver a razão das coisas. fico por aqui e voces fiquem bem.
um abraço a todos

Anónimo disse...

desculpem lá esquecime de assinar o anterior das 15 e 15

jmar

carlos disse...

No que à água diz respeito apenas noto uma ligeira subida no preço.
Mas nada que me escandalize.
As contas exorbitantes que aparecem agora não resultarão antes do esbanjar sem preocupações a que muitos estavam habituados?

Quanto às actividades que a Camara propõe - caminhadas, futsal, informática, etc - mesmo considerando que possam ser a "reboque", nada a dizer.
Iniciativas que ponham as pessoas a mexer, venham muitas! Venham elas donde vierem!
Terão sempre o meu aplauso.

Dr Estranho Amor disse...

Completamente de acordo com o que escreveu o Sr.Jack. Há uma autêntica "colagem" de eventos, o que é benéfico em termos de oferta mas que acaba por não dar a relevância merecida a cada um deles. Parece, muitas vezes, que a Câmara Municipal funciona ao estilo do José Eduardo Moniz, fazendo contra-programação para esvaziar os produtos fortes da concorrência. O que em Campo Maior é uma pena e só prova que a CM vive numa espécie de autismo em que as suas relações com as forças vivas da vila simplesmente não existem. E quem sofre com isso são os mesmos de sempre.

Três horas da manhã disse...

Muito bem, a maioria acha que a Câmara só faz quando os outros fazem, também concordo com este ponto de vista. Acho que existe no executivo camarário uma crise de ideias!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 15 e 15.

Totalmente de acordo, ninguém esclareceu. O Tiago Siripipi se disse alguma coisa foi-lhe desvalorizada a opinião pois é da oposição.

O PCP ainda colou cartazes, honra lhe seja feita.

A câmara não disse nada porque não lhe interessou, o estilo low-profile do Burrica para situações políticamente incorrectas imperou e mandou calar e fazer as coisas "à calada".

Agora caricato é o João Muacho que calou durante anos e anos as situações que lá se passavam e agora abriu a caixa de pandora expondo todos os males (até há página da net para divulgar as actas das reuniões de câmara).

Ouvi-o bastantes vezes a defender a concessão da água...vejam só a contradição dizendo que a Aquália era mais eficiente que o serviço que ele próprio chefiava (na altura a secção de obras da CM). Isto é demais, uma autentica vergonha!

Anónimo disse...

SÃO TRÊS HORAS DA MANHÃ
ESTÁ-ME A DAR A LAZEIRA
JÁ ESTOU FARTO DE MENTIR
TAPANDO SOL C'A PENEIRA

siripipi alentejano disse...

Aqui estou de novo para responder ao anónimo que questiona; o siripipi não esteve já lá dentro?
a resposta é não! O que desempenhei ao logo de 36 de funcionário público foram vários cargos na Administração Local e aposentei-me como Chefe de Divisão Administrativa e Financeira, nunca fui Vereador, contudo, durante algum tempo fui Adjunto do Presidente Gama Guerra e esse cargo é um lugar político sem poder intervir nas decisões do Executivo, quanto muito fui um assessor pelos conhecimentos técnicos que possuia e só isso. Actualmente, bem como no mandato anterior, fui eleito para a Assembleia Municipal e aí faço igualmente valer os meus conhecimentos, os Presidentes de Câmara para poderem decidir devem rodear-se de Técnicos e Assessores que os informem dos procedimentos necessários para uma decisão, nas Câmaras era com na tropa antigamente, quem precisava de saber ler e escrever era o Sargento, enquanto que o Oficial era sómente para mandar.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

é uma vergonha...e os habitantes que se lixem.sinceramente.repugno esta acçao