sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mais e Menos (1)

Inauguramos mais uma rubrica n´ “Ó mê belo Campo Maiore…”, dá por nome de “O Mais e o Menos”, esta rubrica será semanal. Cada semana irá ser destacado no blogue um ou vários acontecimentos, sendo uns Positivos e outros Negativos, que tenham decorrido durante a mesma.

MAIS – A divisão dos espectáculos nocturnos, que fazem parte das “Tradições”, por diversas artérias de Campo Maior, não ficando a festa limitada a somente um espaço. Os espaços escolhidos pareceram-me acertados, dando inclusive oportunidade aos comerciantes (bares; restaurantes) de fazerem um pouco mais de negócio.

MENOS – A confusão de alguns visitantes das “Tradições” com as nossas Festas do Povo. Espero que estas festas continue, porém deve haver uma clara separação entre ambas. Na minha opinião, a junção das duas seria óptima.

A ideia deste apartado, é que vocês caríssimos também digam os vossos mais e menos.

Força nisso.

Cumprimentos.

PS: Já faltou mais para o fim-de-semana…vocês entendem!

Ps2: Quando falo nas "Tradições" e na junção às Festas do Povo, refiro-me mais à vertente dos desfiles e alguns espectáculos. Como um anónimo disse, as Varandas de S. João não fariam sentido, "só mesmo sem tectos enrramados"...e têm razão obviamente.

16 comentários:

Elvascidade disse...

Parabéns pela iniciativa das Tradições, boa iniciativa do município. Em relação à confusão feita com as festas do povo, soube de uns vizinhos Espanhóis que vieram de propósito para as Festas do Povo. A rectificar pela Câmara Municipal o aspecto da promoção.

Anónimo disse...

Concordo com este Mais e Menos. bem pensado.

Anónimo disse...

no fds vamos todos pa tua festejar as tradiçoes!

Zé Camões disse...

Ora muito boa tarde.
Como não estou em Campo Maior deixo a nota positiva ou negativa para outro momento, mas aproveito para deixar o convite para visitarem o meu blog.
Muito obrigado.

http://conversaaometro.blogspot.com

Anónimo disse...

Considero uma amabilidade descabida afirmar que as "tradições" têm sido um sucesso, porque efectivamente assim não tem sido. Começa porque nada têm de tradições, sendo apenas uma teimosa e persistente repetição pois que, desde há três anos se repete num estafado desfile, e sequência de espectáculos em que alguns dos participantes já são trirrepetentes.
Depois, estas tradições têm muito pouco a ver com as verdadeiras tradições culturais do povo de Campo Maior.
Maria Rosa

Três horas da manhã disse...

O meu "Mais" é para a divisão dos espectáculos por vários locais de Campo Maior.

Sr. Maria Rosa, desculpe interpelar você, onde foi dito que as Tradições são um sucesso.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Que ideia peregrina a sua de juntar as Festas do Povo com as Janelas a São João!
Então não está mesmo a ver que, com os tectos, deixam de se ver as janelas?
Parece-me que são coisas completamente incompatíveis. A não ser que se eliminassem os tectos. O que acha?

Anónimo disse...

Ah bom!
Parece-me bem que isso fique claro. Acabemos com as comtemplações: se somos "boa gente", temos de ser honestos. As "tradições" têm agora o rabo completamente à mostra.
Têm sido um escandaloso sorvedoiro de dinheiros públicos, com um objectivo claramente eleitoral.
Têm sido um atentado às verdadeiras tradições culturais de Campo Maior.
Têm sido uma maneira de anestisear este povo para que não sinta dor enquanto o vão espoliando descaradamente.
Nada disto tem a ver com tradição porque tudo isto não passa de mistificação.
Isto é apenas fingir que se dá o que o povo quer para que ele não se lembre de querer aquilo de que precisa.
Maria Rosa

Três horas da manhã disse...

Caríssimo Anónimo,quando falo em junção das festas seria mais na vertente dos desfiles, obviamente que se as ruas tivessem enrramadas seria complicado ver as varandas.

Deixe que o corrija, não são Janelas a S.João, a não ser que seja a próxima tradição a inventar(de Varanda para Janela, de Cavalo para Burro), são sim Varandas a S.João! dito isto, prossigo...

No post não falo nas Varandas de S. João, muito menos das Janelas...chama-se a isso, vontade de ver coisas onde não há, porém não deixa de ser uma boa observação e pertinente.

Anónimo disse...

Costa diz:
Ora, minha gente, mais depressa se apanha um trapaceiro que um coxo.
O anónimo que escreveu que "Então não se está mesmo a ver que, com os tectos, deixam de se ver as janelas?" acabou de desmascarar esta aldrabice das janelas serem uma tradição. Melhor que qualquer outro argumento aí está a óbvia razão que prova que não houve tradição de "Varandas a S. João".
Entenderam?

Anónimo disse...

Temos gente nova na praça:
Visite: maecamponesa.blogspot.com
Vai gostar.
Passe palavra, porque esta comunidade está a crescer.
Maria Rosa

Anónimo disse...

Desculpe ter chamado janelas às varandas. Bem vistas as coisas, na prática não há assim tão grande distinção porque as poucas que estão ornamentadas tanto são varandas como janelas.
Eu sei que falou nas Tradições e não nas varandas. Mas, ou eu estou completamente KO,ou as varandas são uma das realizações, a par com os desfiles, etc... deste grande evento que são as Tradições?
Mais uma vez desculpe esta trapalhada toda. Deve ser do tempo... ou, talvez do cansaço com tanto "advertimento".

Três horas da manhã disse...

Sim as Varandas fazem parte, mas não me diga que não era simples o que queria dizer...estamos entendidos então. hoje continua as "Tradições" vamos lá "tradicionar"...ou então não!

Anónimo disse...

Quais tradições?? Quais varandas ou janelas enramadas??
Como se pode dizer que um evento de dois ou três anos é uma tradição?! Tradição são as festas do Povo! Não uma festividade inventada pela actual presidência da Câmara, para combater a falta da nossa verdadeira tradição (Festas do Povo)! Outra, como se pode falar das Varandas de S.João!? Ou varandas enramadas? Quando há meia dúzia enfeitadas com flores! Logo é obvio que tudo isto que referi é o "Menos"!
O "Mais", só me vem à memória a nossa Avenida que parece caminhar para a "moda antiga" em que estava sempre cheia de gente!

Dr Estranho Amor disse...

Sinal Mais:

Falta menos uma semana para as próximas Festas.

Sinal Menos:

Quererem substiuir as Festas por essa aberração chamada Tradições. É como namorar com a Soraia Chaves e no dia do casamento aparecer a Odete Santos.

rapaz deixa a rapariga disse...

Classifico as festas das tradições com um sinal negativo! Estou-me marimbando se os visitantes foram enganados ou mal informados (seja lá o que for). A verdade é que o povo quer mais. O povo não quer uma varandinha engalanada nos cantos de baixo e outra nas portas da vila. Acho que as verdadeiras tradições da nossa terra não estão a ser levadas avante. Não acho piada às varandinhas "à são João" porque a festinha nem sequer é realizada em época de S. João, já para não falar do cheiro a excremento (para não dizer outra coisa) que paira no ar da vila raina. Deixem-se de parvoíces e partam para o que o povo realmente quer e colabora.