sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Tradições 2008

"As Tradições vieram para ficar e, de ano para ano, crescem ao sabor do que nos é mais próximo. A nossa gente, a nossa música, o nosso folclore, a nossa etnografia, a nossa gastronomia, a nossa arte... Tudo e todos juntos para dar vida a um evento que arrasta multidões e que desperta o interesse de muitos forasteiros."

Este ano, os 4 Desfiles Etnográficos das Tradições vão ser dedicados a temas diferentes:
30 de Agosto - Desfile de Vestidos de Chita
31 de Agosto - Mostra de Aventais
6 de Setembro - Profissões de Outrora
7 de Setembro - Mostra de Cestos de Flores de Papel
(Retirado do sítio da Câmara Municipal de Campo Maior)

Poderão obter mais esclarecimentos, sobre o programa clicando aqui.


A nossa vila, irá ter por parte do Município a organização de uma festa que dá pelo nome de Tradições, desconhecendo-se que as mesmas sejam organizadas por alguma associação...
Estas iniciativas são importantes, não só para sustentar as nossas Tradições mas também para as divulgar, "comunicando" também desta maneira Campo Maior para o exterior.
Acho que estas festas seriam, um óptimo complemento das nossas Festas do Povo, juntando o útil ao agradável.

Embora isto, não serão uma mera via de escape às Festas do Povo? Curiosamente até a data é muito parecida.

Por exemplo, desde quando existem a tradição dos vestidos de chita na nossa vila?

Cumprimentos.

16 comentários:

Anónimo disse...

muit bem, iniciativa de louvar e ao que parece mais completa que no ano passado.

beijos

Anónimo disse...

Se fazem pq fazem senão fazem pq n fazem...enfim...q idiotice!
O Sr. Burrica tem feito uma obra notável e está edição de Tradições é exelente.

Anónimo disse...

A coisa mais parecida a chita que cnh, em cmaior é o "pechita"... desfile de taxi de "pechita", isso sim seria porreiro! :P

siripipi alentejano disse...

Mais uma vez vamos ter a Semana das Tradições. Apetece-me perguntar que tradições? As Janelas de São João nunca foram uma tradição do nosso Povo! Os vestidos de chita, idem, idem e os aventais, sim esses tiveram uma época, já lá vão mais de 40 ou 50 anos, só os mais velhos, os da minha idade é que se podem lembrar. Quanto aos trajes das profissões poucos existem, contudo, concordo que se revivam, mas o melhor era aplicar os 59.000 € que estão orçamentaos na criação de um Museu Etnográfico, aí seria o espaço ideal para preservar parte do nosso património, das profissões, dos trajes e até para divulgação das dificuldades por que passou o bom Povo de Campo Maior antes do 25 de Abril.
Hoje, o nossso Município, como tem muito dinheiro para gastar, vai-o aplicando em festas e show off de pseudo políticos da nossa praça. Essas Festas custam no final do ano mais de 300.000 €.
Deixem estas festinhas e pensem em dar continuidade à maior expressão cultural dos Campomaiorenses, as Festas do Povo, aí é que a Câmara deveria investir.
Campo Maior, 22 de Agosto de 2008
siripipi-alentejano

Três horas da manhã disse...

Tenho q concordar com o Siripipi Alentejano...td o q disse é inevitavelmente uma verdade.

Tenho uma ideia para um post que vai ao encontro disto mas q deixo para mais tarde, tâm a ver com a cultura...

Em relação ao museu etnográfico seria uma excelente ideia, visitei faz dias um museu desse género em Olivença e de facto gostei bastante, é uma boa maneira de mostrar as tradições e costumes de uma região e do seu povo.Tenho várias ideias a este nível.

Não posso, deixar de realçar a iniciativa da Câmara, criando um Museu Aberto, que se apresenta como uma mais valia. Porém continua a faltar comu a comunicação a Campo Maior, criar Campo Maior como uma marca seria uma boa ideia. A criação de parcerias com empresas da nossa região, com vista a essa mesma divulgação/comunicação seria também uma boa ideia.

Cumprimentos.

siripipi alentejano disse...

Meu caro "Três Horas da Manhã" é verdade que a nossa cultura, os nossos usos e costumes, as nossas tradições merecem uma recolha profunda e é necessário condensá-las num Museu. O Museu Aberto, criado no papel, é ainda uma miragem, mas quando se tornar realidade poderia conter uma secção dedicada à etnografia.
Quanto à marca "Campo Maior" todos sabemos que tinha três vertentes, o Futebol (infelizmente morto(, a Industria de Terrofacção de Café e as Festas do Povo. A estas três vertentes poderíamos igualmente acrescentar a nossa azeitona, que é de Campo Maior e lá fora é conhecida por "Azeitona de Elvas" como se este concelho vizinho tivesse capacidade e qualidade para competir conosco.
É nestas áreas que temos que ser diferente, devemos pugnar por fazer reviver as nossas tradições e os nossos usos e costumes, temos que dar as mãos nessa recolha e na sua preservação, é aqui que o pelouro da Cultura da Câmara deveria exercê-la com prioridade e ao mesmo tempo divulgá-la junto dos filhos dos nossos emigrantes. Nessa divuldação os dinheiros públicos seriam melhor aplicados. Campo Maior, 22 de Agosto de 2008
siripipi-alentejano

Três horas da manhã disse...

Eu quando falo em marca é mesmo no seu todo, algo que tenha um "slogan" (Campo Maior, terra de tradições e história...deste tipo), que seja comunicada, dada a conhecer, uma aposta a sério no turismo.Olhe um exemplo interessante é o de Óbidos ou mesmo Sesimbra.

As vertentes que falou são de facto a nossa identidade, algumas precisam duma reformulação, de um "empurrão".

A torrefacção contínua no bom caminho,por exemplo,o museu do café vai ser alvo de remodelação e ampliação.

O futebol é uma caso complexo, sendo difícil que volte a ser o que era.

As festas já falamos, falta iniciativa por parte da Câmara e mesmo de outras autoridades.

Quanto à azeitona, sobre a qual fiz um estudo, posso dizer-lhe que a mesma se denomina, Azeitona de Conserva de Campo Maior e Elvas, visto só ser produzida nestes dois concelhos, essa azeitona designa-se por azeiteira.
Neste sentido a feira da olivicultura deveria ser alvo de uma reformulação/ampliação ao nível de iniciativas, uma maior promoção. Outro ponto que deveria ser revisto era a criação de um lagar.


Tudo isto, visto de uma maneira simplista, são ideias as quais tenho fundamentadas.


Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boas,
Em relação às janelas de S.João concordo que não fazem parte da nossa tradição, mas os vestidos de chita sim. Tenho várias fotografias de um concurso na Casa do Benfica em 1954 onde participou minha mãe (2º lugar ;))

ass: João Paulo Saragoça

Anónimo disse...

Tradição, literalmente transmissão (latim: traditio, tradere = entregar). Em grego, na acepção religiosa do termo, a expressão é paradosis (παραδοσις).

Tradição, mais precisamente é uma transmissão oral de lendas ou narrativas ou de valores espirituais de geração em geração. Uma crença de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. Uma recordação, memória ou costume.


Ora, falta saber se essa das chitas foi uma vez qd o rei se lembrou!!!ou era mm tradição. Eu acho, que não deverá ser assim algo tão tradicional, uma vez que ninguém nunca me falou disso.

Abraço

Três horas da manhã disse...

Agradeço, desde já a colaboração do Sr. João Paulo Saragoça e aproveito para o questionar, se têm mais dados sobre este assunto?

Obrigado.

Anónimo disse...

Vou investigar isso e perguntar a minha mãe se houve mais concursos desses ou se foi só porque o rei se lembrou, tal como disse o professor pardal.

João Paulo Saragoça

Anónimo disse...

Confirmo, o concurso de vestidos de chita só aconteceu nesse belo ano de 1954. Mas se calhar é assim mesmo: é uma tradição que se repete de 54 em 54 anos ;))))))

João Paulo Saragoça

Três horas da manhã disse...

Boas. De facto se for assim, então temos uma tradição que repete de 54 em 54 anos...Tendo em conta tal, saúdo a memória espectacular da Sr.Golaio!!!

Enfim...Tradição e nossa são as Festas do Povo...não invente mais Vereadora!

Anónimo disse...

Vereadora não significa que tenha de variar...certo?

Anónimo disse...

É muito agradavel haver um sitio onde possamos deixar a nossa opinião

Anónimo disse...

hahahahahah my name is mark develous. eu axo k o campomaiorense devia comprar o di maria e o cristiano ronaldo. mas kem sou eu? bond, james bond!