domingo, 31 de agosto de 2008

O Convento de Santa Beatriz precisa da nossa ajuda, Ajudem!

Este post, surge através duma sugestão de um dos leitores do blog, de nome “de campo maior” detentor do blog “De Campo Maior” (clique aqui para ver o post sobre este assunto no Blog "De Campo Maior").

O Convento de Santa Beatriz da Silva, foi fundado pela única Santa Portuguesa canonizada, a nossa Santa Beatriz da Silva, nascida em Campo Maior por volta de 1437. Esta teve um papel muito importante na difusão do cristianismo, tendo fundado a Ordem da Imaculada Conceição, onde se insere o convento de Campo Maior e existindo Conventos desta mesma ordem em Portugal, Espanha e no Brasil.

Seguidamente, vou expor o assunto através das palavras escritas pelo Siripipi Alentejano no seu blog (clique aqui para ver)
"Há dias apercebi-me da existência de um site na Internet "santabeatrizdasilva.blogspot.com" visitei-o e para meu espanto, deparei com uma carta de apelo das Irmãs residentes, que me permito transcrever alguns parágrafos, por entender merecer maior divulgação: "É com todo o respeito e humildade que nos dirigimos a vós. Somos uma comunidade de Vida Contemplativa da Ordem da Imaculada Conceição (Concepcionistas)....Pela graça do nosso bom Deus, somos uma comunidade florescente pois dos dezasseis elementos que a constituem, seis são Jovens. Vivemos em Campo Maior (Alentejo)-Portugal, terra onde nasceu a nossa fundadora - Santa Beatriz da Silva. O Convento onde habitamos e a respectiva Igreja foram construídas em 1685 (Séc.XVII). Daí por ser um Convento já muito antigo vai precisando de obras e neste momento a Igreja do Mosteiro constitui uma fonte de preocupação para nós pois a chuva já entra pelo telhado e está danificando consideravelmente o tecto e as paredes..... Se somos o coração da Igreja e se a nossa principal missão é rezar, levar até Deus as inquietações de toda a humanidade, então precisamos de criar um espaço propício que nos ajude a cumprir a nossa vocação-missão. Para tal precisamos de colocar um telhado novo na Igreja e dentro dela criar um espaço de oração para a comunidade......... É esta a razão pela qual hoje nos dirigimos a vós. Temos necessidade de reconstruir a Igreja que nos está confiada mas para tal não o conseguimos fazer sozinhas, contando só com as nossas forças por isso recorremos hoje a si, buscando um apoio para o financiamento da restauração da Igreja".

Urge resolver esta situação, seja de que maneira for. Esta situação não deve nem pode ser levada para campos de discussão que nos afastem do verdadeiro problema.
Parece que algum do nosso património monumental, está um pouco abondonado, não vou lavantar a questão das culpas. Porém afirmo que se deviria olhar humanamente para o que é mais nosso. Não interessa só fazer coisas novas, devemos antes demais preservar o nosso património e a nossa história.

Podem e devem dar o vosso contributo, seja ele qual for, na Caixa Geral de Depósitos: (Nib:0035202900009116230) - (Niban:PT0035.2029.0000.9116.2302.7).

Sinceramente não sou devoto, porém não sou inconsciente e muito menos insensível , como tal, vou dar o meu modesto contributo.
Campomaiorenses, mais uma vez, temos aqui uma oportunidade de demonstrarmos todo o nosso valor humano e solidário. Ajudem.

Cumprimentos.

6 comentários:

JPS disse...

Com todo o respeito pelas "irmãs", não concordo. Todos sabemos que a igreja católica é detentora de uma das maiores fortunas do mundo.
Certamente que o Sr. Benedito não se importará de fazer uma transferênciazita para esse NIB.

Anónimo disse...

A igreja católica é uma das "empresas" mais ricas do mundo! Por esse motivo não vou dar um cêntimo que seja, não basta pagar impostos ag fazer donativos!

Anónimo disse...

Que me desculpem também, mas não vou dar o meu contributo. A igreja católica tem mto dinheiro e não sei porque terá a Autarquia e o nosso povo de contribuir.

Anónimo disse...

um dia de esmolas no Santuário de Fátima, possivelmente iria resolver o problema!

Anónimo disse...

Quem teve 80 milhões de euros para gastar numa nova igreja no santuário de Fátima, sem dúvida alguma deve ter meia dúzia d trocos para reparar um modesto convento! ainda dizem que a igreja é pobre! É pobre só para o q lhes interessa!

Anónimo disse...

Eu irei dar contibuto e desta x ñ são garrafas de vinho ñ...são tijolos! vão fazendo a massa.

Deus vós abençoe